Dúvida não é o mesmo que incredulidade

Embora eu já tenha sido um blasfemo, um perseguidor e um homem violento, recebi misericórdia porque agi em ignorância e incredulidade. 1 Timóteo 1:13 (NVI)

A dúvida não é a ausência de fé; é o questionamento da fé. Você só pode duvidar do que já acredita. Quando um cristão duvida, ele teme que Deus não exista. O cristão acredita que existe um Deus e, quando duvida, questiona aquilo em que acredita.

Quando um ateu duvida, ele teme que Deus possa existir. O ateu acredita que Deus não existe e, portanto, por definição, um ateu duvidoso seria alguém que questiona sua incredulidade . Quando um comunista duvida, por exemplo, ele questiona a visão de Karl Marx da sociedade utópica.

A dúvida pressupõe algum tipo de fé. Você tem fé com perguntas. A dúvida é isso, e é uma das lutas mais comuns na vida cristã.

Como você só pode duvidar do que já acredita, dúvida e descrença são muito diferentes, e é crucial entender essa diferença. Dúvida é questionar o que você acredita. A incredulidade é uma recusa determinada em acreditar. A dúvida é uma luta enfrentada pelo crente. A incredulidade é uma condição do incrédulo.

A incredulidade envolve cegueira espiritual e uma determinada resistência a Deus. Quando Paulo estava perseguindo os crentes, ele agiu em ignorância e incredulidade. A ignorância diz: “Não consigo entender a verdade”, enquanto a incredulidade diz: “Fui profundamente resistente à verdade”.

Essa era sua condição, e a única cura para isso foi o que aconteceu na estrada de Damasco quando ele foi maravilhosamente convertido. Ele descobriu que Jesus é o Senhor, e toda a disposição de sua alma foi mudada pelo poder do Espírito Santo. Ele passou de uma posição de incredulidade para uma posição de fé.

Você diria que tem um problema maior com dúvida, ignorância ou descrença? Por que?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *