8 disciplinas espirituais e como dominar cada uma

Eu estava sentado em um culto do Espírito Santo algumas semanas atrás, que rapidamente se transformou em um coração de exagero e muita ênfase no emocionalismo. As pessoas queriam uma experiência, algo que as marcasse para sempre. O problema de colocar emoções e experiências acima das Escrituras, se não for óbvio, é que quando você não sente “isso” ou Ele, você começa a duvidar da Palavra de Deus e, inevitavelmente, de Deus.

Ouça, estou aqui para receber mais do Espírito, mas devemos ter cuidado para não colocar a emoção acima da Verdade. Porque o que acontece é um, não sabemos melhor do que a Palavra de Deus, e dois, quando as coisas não acontecem como gostaríamos, começamos a duvidar do que Ele disse.

Estou faminto por um mover de Deus cheio de expectativa de que o Espírito faça coisas sobrenaturais, mas fundamentado na Palavra de Deus para fazer coisas santas também. É o treinamento espiritual da piedade ( 1 Timóteo 4:6-8 ) que realmente nos marca além de um momento.

Devemos ser homens e mulheres de Deus alicerçados na Palavra com um forte fundamento em Cristo. Mas não chegamos lá simplesmente – é preciso trabalho. Trabalho duro. É preciso coragem para fazer as coisas sagradas, mesmo quando você não tem vontade. Compromisso com as coisas de Deus diante da oposição.

É nisso que as disciplinas espirituais nos ajudam. São práticas bíblicas regulares que ajudam os indivíduos a crescer espiritualmente e a cultivar uma conexão mais profunda com Deus.

Então, quais são essas práticas e como dominamos cada uma delas?

Disciplinas Espirituais nas Escrituras

Encontramos várias práticas nas Escrituras identificadas como disciplinas espirituais. Agora, a Bíblia não vem e nos dá uma lista dessas práticas, mas com a definição de uma disciplina espiritual em mente, podemos encontrar vários exemplos na Bíblia. Atos e práticas que nos amadurecem e nos tornam mais parecidos com Cristo.

1. Oração

“Porque ele se inclina para ouvir, vou orar enquanto eu tiver fôlego!” Salmo 116:2

Deus se inclina para ouvir as orações de seu povo, um jogo de intimidade. E Ele deseja que respondamos. A pessoa que ora é a pessoa que se posiciona para se encontrar com Deus – um lugar onde a intimidade leva à maturidade. Esse indivíduo se abre para comungar com Deus. Para conhecê-lo e alinhar seu coração com o dele.

Para ser um homem ou uma mulher que ora, você deve estar em oração regular. Certamente, passe um tempo separado com Ele diariamente, mas também converse com Deus ao longo do dia. Converse com Ele tão naturalmente quanto conversaria com um amigo querido, mas mais. No carro, enquanto estiver limpando, seja o que for, fale com Deus através dele. Essa é a marca de alguém que aprendeu a orar.

2. Leitura da Bíblia

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir e para instruir na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” 2 Timóteo 3:16-17

Ler a Palavra de Deus é de longe a melhor maneira de conhecer a Deus e ouvi-lo. É o próprio alimento que o sustenta a cada dia. Conforme Paulo escreve, ele nos ensina, corrige e treina. Ele nos fornece tudo o que precisamos para uma vida santa.

Uma pessoa absolutamente não pode crescer em Cristo hoje, sem a Bíblia. Você quer ouvir Sua voz, conhecer Sua vontade e entender Seu caráter? Você o encontrará em Suas sagradas Escrituras.

Para dominar a leitura da Bíblia, você não precisa ser um teólogo ou ter ido ao seminário. É a simples disciplina de abrir Sua Palavra e lê-la diariamente.

3. Jejum

“Então jejuamos e pedimos a nosso Deus sobre isso, e ele respondeu à nossa oração.” Esdras 8:23 

O jejum era uma prática comum na Bíblia, particularmente observada no Antigo Testamento. Pessoas e profetas naturalmente se voltaram para o jejum como parte de seus kits de ferramentas espirituais.

É o ato de remover algo de sua vida – comida, televisão, mídia social – e usar esse tempo para orar. É uma manifestação externa de um compromisso interior com Deus sobre qualquer outra coisa. É dizer: “Preciso de Deus mais do que preciso disso [coisa]”.

Quando uma pessoa se compromete a jejuar, ela se encontra com Deus de uma maneira linda. Incorpore esta disciplina em sua vida e você a achará ricamente recompensadora.

4. Adoração

“Oh, venha, vamos adorar e nos curvar; ajoelhemo-nos diante do Senhor, nosso Criador!” Salmo 95:6 

No centro da adoração está uma declaração da bondade de Deus. É proclamar o quanto Ele é maravilhoso e o quanto você O ama. A adoração irrompe do coração do crente que ama a Deus!

Mas também reconheço que nem sempre temos vontade de adorar. É nesses momentos que nos esforçamos para adorar porque sabemos que é algo para o qual fomos chamados. E o mais bonito é que, enquanto adoramos, nosso coração se agita e o louvor começa a transbordar do coração cansado.

Dominar a adoração é envolver-se em louvor mesmo quando não se sente assim.

5. Companheirismo

“E eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.” Atos 2:42 

Vivemos em uma época em que os crentes não acreditam necessariamente que a frequência à igreja seja necessária (e a COVID certamente não ajudou nisso). Como pastor, tenho ouvido muitos comentários ao longo dos anos de que uma pessoa pode se encontrar com Deus em sua casa, então por que ir à igreja?

Embora esse sentimento da presença de Deus disponível em todos os lugares seja verdadeiro, uma pessoa perde o coração de Deus quando negligencia a comunhão.

Fomos criados à Sua semelhança, e nosso Deus é Aquele que vive em perfeita harmonia dentro da Divindade. E Ele nos criou para o relacionamento também. A comunhão é uma grande parte de quem Ele é e do que Ele deseja. Então, por que achamos que não há problema em viver isolado, no máximo, ou separado de uma igreja, pelo menos?

Encontre uma igreja local saudável para se plantar. Viva a vida em comunidade! Aqui você encontrará uma plenitude que não encontrará sozinho. Um sistema de suporte que o carrega em tempos difíceis. A disciplina de frequência à igreja é frutífera para a vida de um crente!

6. Mordomia

“Servi aos outros, conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.” 1 Pedro 4:10 

Às vezes, a coisa mais importante que podemos fazer em um momento é pegar o que Deus colocou em nossas mãos e usá-lo para Sua glória. É por isso que podemos voltar a Gênesis 1 e encontrar o mandato original de Deus para o homem – mordomo.

Seja fiel com o que Deus lhe deu, mesmo quando estiver cansado ou parecer mundano. Quando a tarefa não é vista. Administrar bem é praticar obediência e submissão a Deus.

7. Confissão

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça .” 1 João 1:19 

Eu realmente acredito que uma das características de um cristão maduro é a rapidez com que se arrepende. É uma urgência de confissão após o pecado.

A disciplina espiritual da confissão significa ser rápido em seu arrependimento. A pessoa que pratica isso encontrará grande liberdade e maturidade como crente. E para dominar, simplesmente seja rápido em confessar o pecado e abandone-o. Não importa quão pequeno (ou talvez o que seja mais difícil, quão grande), arrependa-se.

8. Gratidão

“Dêem graças em todas as circunstâncias; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. 1 Tessalonicenses 5:18 

Quanto mais ando com Deus, mais valor vejo na disciplina da gratidão. Tem o poder de mudar o coração e a mente. Para pegar o preocupado, o entristecido, e atiçar a esperança.

Quando cultivamos um coração grato, nos tornamos o tipo de pessoa que não vacila na incerteza, mas usa sua ação de graças como uma ferramenta de fé.

Um mestre da gratidão se lembra de agradecer a Deus por tudo o que tem e por aquilo em que acredita. É uma resposta natural tanto no bom quanto no difícil; o frutífero e o estéril.

Existem outras disciplinas nas Escrituras, como solidão, sacrifício, testemunho, submissão, servir aos outros e meditação na Palavra de Deus, simplicidade e muito mais. Eu certamente o encorajo a explorar essas práticas por conta própria para conhecer a Deus em um nível mais profundo e crescer como crente em Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *