Jesus recomendaria sua fé?

Hebreus 11:1 diz: “Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam, e a convicção das coisas que se não veem. Pois por ela as pessoas de outrora receberam seus elogios.”   O capítulo 11 de Hebreus, mais tarde rotulado de “Salão da Fé”, continua descrevendo muitos heróis da fé.

Você tem fé como a de Abraão ou Moisés ou Raabe? E quanto a Davi, Samuel e os profetas? Paulo? Pedro? Esses heróis da fé, e muitos outros, são nossas inspirações. Eles também são atos muito difíceis de seguir.

Pode ser encorajador considerar alguém elogiado pela fé maior do que qualquer um em Israel. Ele não é mencionado em Hebreus 11, mas o próprio Jesus o elogiou por sua fé.

Jesus reconheceu a fé

Jesus sempre reconheceu uma grande fé Ele podia ver a fé (Mateus 9:2), ou a falta de fé. Você gostaria de ter ouvido de Jesus, como seus discípulos às vezes ouviam: “Ó homens de pouca fé” (Mateus 14:22-32)? Nem eu.

Por outro lado, teria sido maravilhoso ter ouvido: “Em verdade vos digo que em ninguém em Israel encontrei tal fé” (Mateus 8:10).

Jesus disse essas mesmas palavras a um centurião romano que acabara de lhe pedir para curar seu servo. Jesus respondeu afirmativamente e estava preparado para ir à casa do centurião. Mas o centurião disse: “… diga apenas uma palavra, e meu servo será curado”.

Jesus viu algo na declaração do centurião que mostrou fé maior do que qualquer um em Israel.  O que foi isso? 

A fé do centurião

O centurião explicou seu raciocínio. Ele disse que sabia o que era ter autoridade sobre outra pessoa, e sabia que aqueles sob sua autoridade faziam o que ele mandava. Ele sabia que Jesus também tinha autoridade. Na verdade, ele entendia que Jesus tinha autoridade completa; portanto, Jesus poderia falar seu desejo e isso seria feito. Tal lógica fez todo o sentido para o centurião – ele simplesmente acreditou – e Jesus o elogiou por sua grande fé.

No evangelho de Mateus, essa interação é a segunda em um grupo de três curas (Mateus 8). Jesus curou um homem com lepra, servo do centurião e, finalmente, a mãe de Pedro. Essas curas demonstraram que Jesus tinha autoridade sobre as doenças e também mostraram que leprosos, gentios e mulheres, três categorias de pessoas que não eram particularmente bem-vindas na comunhão religiosa judaica, eram dignas de cura e tinham um lugar no reino de Deus.

O mesmo incidente é comunicado em Lucas 7:1-10, e ali aprendemos um pouco mais sobre o centurião. Ele era um homem de grande integridade, ele amava Israel, ele havia ajudado os judeus a construir seu templo, e os anciãos judeus o consideravam digno. Isso dizia muito para um centurião romano.

Eu me pergunto o que o centurião sabia sobre a fé? Só nos é dito que ele era um homem que respeitava o judaísmo e tinha ouvido falar de Jesus. É isso. Ele provavelmente não tinha lido as escrituras judaicas, e provavelmente não conhecia os detalhes sobre o judaísmo ou sobre Jesus.

Mas ele aparentemente  sabia que Jesus era Deus.  Ele simplesmente acreditava que Jesus tinha o poder de curar seu amado servo.

Aplicativos que edificam a fé para nós

Espero que você seja encorajado por essa interação entre Jesus e o centurião, pois ela fala a verdade edificante da fé para todos nós.

O centurião aplicou o que sabia e podia entender de sua própria experiência ao ministério de Jesus. Fazia sentido para ele que não havia necessidade de Jesus ir à sua casa. E Jesus o elogiou pela fé inigualável em Israel, tanto que ele se maravilhou com a fé de um centurião.

É possível ter grande fé, e até mesmo ter Jesus elogiando você, se você simplesmente crer. No século 21, com sua ênfase no conhecimento, tecnologia e celebridade, podemos pensar que devemos ser um estudioso bíblico bem conhecido para ter grande fé.

A fé maravilhosa, segundo essa troca, é muito mais simples.  Apenas acredite.

A fé simples do centurião também pode ser inspiradora para aqueles que passam a vida estudando a Bíblia. Ao se afogar em detalhes da Bíblia ou labutando sobre pontos teológicos difíceis, é revigorante ler essa interação e ver que o centurião simplesmente acreditou . No final, isso é tudo o que importa.

A história do centurião é um belo exemplo de fé simples e honesta. Jesus ficou maravilhado com isso. Não sabemos o resto de sua história, mas espero que o encontro desse homem com Jesus tenha sido uma faísca que o levou a aprender mais sobre o Filho de Deus.

A fé nunca pretende ser estática.

Nós também temos tudo o que precisamos para conhecer Jesus e, portanto, para mostrar uma fé maravilhosa. A crença simples, tomando Jesus em sua Palavra, é louvável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *