Liberte-se da armadilha da comparação

A comparação é um inimigo sorrateiro. Pode começar aos poucos, sob o pretexto de admirar o novo emprego ou a elegância social de um amigo. Então surge uma pergunta: por que não tenho isso?

Um colega de trabalho recebe reconhecimento por um trabalho bem executado e você se pergunta por que seu trabalho não foi reconhecido da mesma forma . Não é bom o suficiente? Um amigo recebe elogios pela influência do seu ministério, e você deseja que o seu serviço tenha o mesmo impacto ou a mesma atenção. Ei, estou trabalhando muito e ajudando as pessoas também! Outros são mais criativos ou mais articulados ou contam piadas melhores. Um amigo se casa ou tem um filho ou inicia um ministério e, em vez de se alegrar, você fica de mau humor.

Talvez, como eu, você faça uma lista de verificação de seus próprios dons e realizações para se assegurar de sua própria superioridade, er, quero dizer, lugar no corpo de Cristo, e então caia na autopiedade quando os dons de outra pessoa parecem melhores que os seus. . Talvez você se julgue superior, adorando todas as suas preciosas contribuições para o corpo e então planejando apressadamente seu próximo projeto de serviço para ter certeza de não cair na hierarquia.

A verdadeira natureza da comparação

Que ciclo de sucção de vida. Embora possamos momentaneamente ignorar a comparação como um mau hábito, para combatê-la eficazmente precisamos reconhecer a sua verdadeira natureza. A comparação é uma atitude que diz que Deus não me deu o suficiente. Ele é melhor para os outros do que para mim. Ele está me escondendo e eu mereço mais.

A comparação surge de uma mentira sobre quem é Deus e o que merecemos diante dele, e comunica essa mentira aos nossos próprios corações e aos outros. Já ouvimos esta mentira antes – esta foi a mentira original que Satanás contou a Eva: Deus está retendo de você a boa dádiva do conhecimento . Eva imaginou uma vida com mais e decidiu que deveria ter isso, em vez do que Deus já havia lhe dado. Não é esta a mentira que o próprio Satanás perseguia, ao rebelar-se contra o poder de Deus? Eu mereço mais glória. O que Deus deu não é suficiente para mim, então pegarei o que deveria ser meu.

A comparação cresce da mesma semente que a blasfêmia e a rebelião contra Deus. Com esta compreensão da verdadeira natureza da comparação, é fácil ver que nós, como pessoas que confiam na suficiência de Deus, não devemos ter nada a ver com isso.

A Confiança Perfeita de Jesus

Como professor perfeito, Deus nos mostra como viver livres dessa luta, modelando o oposto no relacionamento entre o Filho e o Pai. Jesus nos mostra uma atitude de perfeita confiança para com o Pai. Jesus, como segunda pessoa da Trindade, opera sob a autoridade do Pai. Ele não tem a posição mais elevada nem a maior glória na Trindade; o Pai faz. No Antigo Testamento, o Pai descreve Jesus como seu Servo, a quem ele enviará. Nos Evangelhos, o ministério de Jesus responde plenamente à liderança do Pai:

Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. (João 6:38)

…Não faço nada por minha própria autoridade, mas falo exatamente como o Pai me ensinou. (João 8:28)

O papel de Jesus é de autoridade inferior ao do Pai, mas ele desempenha esse papel com devoção e confiança na bondade do Pai. Jesus não lamenta a humildade da sua vida terrena nem suspeita que o Pai lhe pudesse ter dado algo melhor. Ele não pergunta por que recebeu uma tarefa tão lamentável nem exige uma vida mais fácil. Pelo contrário, servir e trazer glória ao Pai é sustentar e nutrir. Ele diz: “Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra” (João 4:34).

Lendo as descrições de Jesus sobre seu relacionamento com o Pai (especialmente em João 14-17), fica claro que Jesus tem uma paz profunda em sua posição. Ele não deseja “subir a escada” da Trindade. Ele busca a glória do Pai, não a sua própria. Mesmo quando ele pede ao Pai que o glorifique, é com o propósito de que o mundo veja a glória do Pai mais plenamente, à medida que Jesus revela o Pai aos seus seguidores.

Jesus está livre da corrida desenfreada da aclamação pessoal, porque ele se preocupa mais com a aclamação do Pai do que com a sua própria! Através de todas as provações do seu ministério, ele sabia que a sua posição perante o Pai nunca esteve em perigo. Seu maior tesouro, seu relacionamento com seu Pai, permaneceu inabalável mesmo quando ele caiu cada vez mais diante dos olhos dos homens.

Oração de Jesus por você

Ao orar para que o Pai guardasse seus seguidores, ele orou com completa certeza do amor do Pai por ele e por nós:

Ó Pai justo, embora o mundo não te conheça, eu te conheço, e estes sabem que você me enviou. Manifestei-lhes o teu nome e continuarei a divulgá-lo, para que o amor com que me amaste esteja neles e eu neles. (João 17:25-26)

Ouça a paz no apelo de Jesus. Jesus, aquele que é plenamente Deus e merece apenas honra e glória, está em paz para viver abaixo do Pai. Sua alegria não está em ter uma posição superior, mas em fazer a vontade do Pai e desfrutar do amor do Pai. Para Jesus, a glória do Pai é um prêmio melhor que a sua.

Jesus nos ensina a verdade sobre Deus: pode-se confiar que Deus é bom o tempo todo. Ele nos ensina a olhar para Deus com confiança em seu amor e caráter, sem suspeitas. Como aqueles que são amados por Deus, não temos que “aceitar” a vontade de Deus por obrigação, enquanto procuramos que Deus nos dê algo melhor. Podemos receber com alegria suas dádivas e atribuições, sabendo que seu caráter é dar generosamente e que nosso maior tesouro, nosso relacionamento com ele, está seguro.

Quatro etapas para ajudá-lo a se libertar

Então, para nós, o que isso significa sobre nosso hábito de comparar? Se ao menos tivéssemos a perfeita paz e satisfação que Jesus nos mostra! Embora possamos estar longe dessa confiança, podemos pedir a Deus que molde as nossas próprias atitudes segundo as de Cristo, porque Jesus convidou-nos a ter um relacionamento com o Pai.

Para combater as nossas próprias tendências pecaminosas e introspectivas, precisamos não só de parar de acreditar nas mentiras da comparação, mas também de encher as nossas mentes com a verdade sobre o que Deus nos deu.

1. Lembre-se das riquezas que Deus derramou sobre você.

Ele nos adotou como seus próprios filhos. E como seus filhos, não precisamos competir pela sua atenção. Mesmo que Deus removesse todas as coisas materiais que consideramos suas dádivas nesta vida, esse relacionamento é seguro porque é ele quem o sustenta.

2. Arrependa-se de buscar glória para si mesmo e de acreditar em uma mentira sobre Deus.

Que liberdade temos, que podemos não apenas confessar isso a Deus, mas também pedir-lhe que chegue a uma verdadeira compreensão dele. Paulo pergunta isso em nome dos efésios: ele ora para que eles tenham a força para conhecer a “largura, comprimento, altura e profundidade” do amor de Cristo – a verdade de quão grande era o amor de Deus para com eles. Podemos pedir a Deus que nos dê a confiança que Jesus tem e que nos dê um grande desejo de vê-lo glorificado.

3. Rejeite a mentira que Deus está escondendo de você e substitua-a pela verdade.

Quando você estiver reclamando por não ter algo que outra pessoa tem, recuse-se a seguir essa linha de pensamento por mais tempo. Não! Se você está confiando em Cristo, é porque Deus te buscou e te amou primeiro. Os talentos de outra pessoa não significam que você seja inferior aos olhos de Deus. Lembre-se de que você está seguro no amor de Deus e em seu chamado. Construa um arsenal de Escrituras que exponha as mentiras da comparação. Jesus foi rápido em refutar mentiras com uma compreensão correta de Deus. Além disso, rejeite a mentira de que você merece algo melhor de Deus. Deus não deve a nenhum de nós uma vida melhor; tudo o que recebemos dele é imerecido, mas ele nos dá por sua grande misericórdia.

4. Alegre-se no amor de Deus.

Jesus fala com muita familiaridade e expectativa sobre o retorno ao Pai. Mergulhe sua mente na bondade do amor e da beleza de Deus. Passe mais tempo pensando no poder dele de perdoar e restaurar do que pensando em seu quebrantamento. Leia as palavras de Jesus sobre seu Pai para ver o relacionamento pacífico para o qual ele nos convidou.

Jesus é nosso exemplo perfeito. Ele não veio para se engrandecer, mas para engrandecer o Pai. Neste objetivo ele vive em perfeita liberdade e paz. Para nós, que prêmio melhor seria esse do que a nossa própria estima! Vamos descansar no amor abundante de Deus e lutar pela liberdade para buscar a sua glória.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *