Você está buscando o Reino de Deus ou o seu próprio?

Dinheiro e sucesso são motivadores em nossa cultura hoje. A geração do milênio permanecerá no emprego cerca de dois anos  antes de procurar satisfação pessoal em outro lugar.

Isso não é necessariamente uma coisa ruim. Eles consideram muito importantes os empregos onde podem causar impacto no mundo. A questão é que eles buscam a autorrealização mais do que qualquer outra geração. Posso me identificar com os Millennials, porque também quero fazer a diferença.

No reino de quem, porém, desejo fazer a diferença? Minha ou de Deus?

Uma oração e um aviso sobre o Reino de Deus

A oração do Pai Nosso, a oração que Jesus ensinou aos seus discípulos a orar, começa com estas palavras familiares: “Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6:9-10).

Recentemente revisitei essas palavras, levado a elas pelo livro de Ezequiel (entre todas as coisas!). Ezequiel foi exilado para a Babilônia com outros judeus por Nabucodonosor em 597 aC, e profetizou fielmente sobre a vindoura destruição de Jerusalém de várias maneiras.

No capítulo 20, os Anciãos de Israel foram até Ezequiel em busca de boas notícias. Em vez disso, recebem uma breve história da fidelidade misericordiosa de Deus e da rebelião de Israel, seguida pelas palavras de Deus:

“Devo deixar que vocês me perguntem, vocês, israelitas? Tão certo como eu vivo, diz o Soberano Senhor, não permitirei que você me consulte. Você diz: ‘Queremos ser como as nações, como os povos do mundo, que servem madeira e pedra.’ Mas o que você tem em mente nunca acontecerá.” (Ezequiel 20:31-32)

Deus sempre desejou que Israel fosse diferente, leal a ele e uma luz atraente para outras nações — mas eles não podiam ou não queriam fazer isso. Ezequiel diz aos líderes israelitas que Deus não permitirá que lhe peçam  nada  , porque “querem ser como as nações, como os povos do mundo”.

Você pede a Deus que o ajude a encontrar a auto-realização, a viver “como os povos do mundo”, ou pede a ele que o deixe mais satisfeito com o seu reino?

O reino de Deus é trazido por Deus, não por você ou por mim. Como corpo de Cristo, somos suas mãos e pés neste mundo e, à medida que Deus inicia, nós trabalhamos. É aí que tudo se torna complicado – é fácil pensar que estamos trabalhando duro  para  Deus, como se ele precisasse de nós, quando na verdade estamos trabalhando para nós mesmos.

Felizmente, através da sua vida, Jesus deu-nos um modelo convincente de concentração completa no reino de Deus.

Três perguntas para ajudá-lo a buscar o Reino de Deus

Jesus estava  totalmente  focado no reino de Deus. Ele orou para que o reino de Deus viesse e para que a vontade de Deus fosse feita, e não se preocupou com status ou reinos terrenos. Ele foi tentado a buscar o sucesso “como os povos do mundo”, mas resistiu resolutamente a essas tentações (Mateus 4:1-11). Ele não buscou riqueza, fama ou status terreno; no entanto, agora ele está acima de todas as coisas.

1. Você buscará o reino de Deus e confiará que sua realização se seguirá?

Jesus nos disse que quando buscamos primeiro o reino de Deus, outras coisas acontecerão: “Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33). Deus sabe o que precisamos e o que nos satisfará melhor do que nós.

2. Você confiará que as dificuldades terrenas o aproximarão de Deus e de seu reino?

O reino de Deus não é nada parecido com os reinos terrenos. Às vezes, o sucesso terreno é alcançado por pessoas que buscam genuinamente o reino de Deus, mas nem sempre. As bem-aventuranças começam e terminam com a frase “porque deles é o reino dos céus”, o que significa que o reino dos céus é composto por pessoas que são pobres de espírito, enlutadas, mansas ou perseguidas por causa da justiça.

Esse não é o tipo de sucesso que o mundo procura. Se você está passando por isso, anime-se – o seu é o reino dos céus.

3. Você acreditará que um dia o reino de Deus estará plenamente presente?

Finalmente, o reino de Deus nem sempre é reconhecido. Jesus descreveu-o como começando tão pequeno quanto um grão de mostarda ( Mateus 13:31-32)  ou como um pouco de fermento na massa (13:33). Quando oramos pela vinda do reino de Deus, podemos não ver os resultados, mas podemos ter certeza de que eles virão.

A oração do Pai Nosso e Ezequiel nos convencem de que é uma boa prática orar “  venha  o seu reino, seja feita a sua  vontade”, em vez de orar “como os povos do mundo”. Você se juntará a mim na busca do reino de Deus e da vontade de Deus, em vez da sua própria?

One Comment on “Você está buscando o Reino de Deus ou o seu próprio?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *