Deus está cansado de me ouvir?

“Estou cansado de orar sobre isso.” Minha frustração transbordou nessas seis palavras. Sim, a declaração oscilou na fronteira entre a choradeira e a honestidade. Mas sentei-me entre amigas no estudo bíblico em pequenos grupos de mulheres; ninguém me julgaria lá. Na verdade, vários deles assentiram. Um disse: “Eu sei o que você quer dizer. Canso-me de trazer à tona as mesmas questões repetidas vezes quando oro. Sinto que Deus provavelmente também está cansado de ouvir falar deles.”

E você? Você suspira ao perceber há quanto tempo alguns pedidos estão na sua lista de oração? A longa batalha de um amigo contra o câncer, a luta de um membro da família contra o abuso de substâncias, uma série de contratempos financeiros…

Você se pergunta se Deus se cansa de ouvir seus apelos?

Deus nunca se cansa

Jesus contou uma parábola sobre uma viúva persistente que insistia em pedir a um juiz para ouvir o seu caso (Lucas 18:1-8). “Por algum tempo ele recusou”, disse Jesus (v. 4). Por fim, o juiz respondeu, mas apenas porque queria se livrar da mulher: “Senão, vindo continuamente ela [será um aborrecimento intolerável e] me cansará”.

É assim que Deus se sente a nosso respeito?

Jesus disse, absolutamente não. Nosso Pai celestial não se parece em nada com o juiz da parábola (Lucas 18:6-8). Deus nunca se cansa de ouvir seus filhos. Na verdade, Jesus nos disse para continuarmos pedindo, buscando e batendo (Mateus 7:7).

Deus também não é surdo. Ele nos ouve na primeira vez que perguntamos. 1 João 5:14 diz: “Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve” (NVI). O versículo 15 é igualmente enfático: “E se sabemos que ele nos ouve – tudo o que pedimos – sabemos que temos o que lhe pedimos”.

Deus sabe o que está fazendo

Então, por que não recebemos uma resposta imediatamente? Romanos 8:28 nos lembra que Deus está sempre trabalhando, entrelaçando todas as coisas para sua glória e nosso bem. Mas às vezes demora um pouco. Como diz Warren Wiersbe: “Os atrasos de Deus não são atrasos de inatividade, mas de preparação”. 

Quantas vezes você acha que José orou por libertação durante sua escravidão e prisão no Egito? Mesmo assim, Deus esperou 13 anos antes de enviar esse sonho perturbador ao Faraó. Quantas vezes Abraão e Sara pediram a Deus – imploraram – pelo herdeiro prometido? Vinte e cinco anos se passaram antes que Isaque nascesse. E – ouso dizer isso? – Deus prometeu a Adão e Eva que seus descendentes destruiriam a serpente milhares de anos antes de Jesus vir à terra (Gênesis 3:15). Além disso, embora Jesus tenha dado o golpe mortal quando ressuscitou dos mortos, a batalha final ainda está por vir (Apocalipse 20:2, 10).

Alguns dias me pergunto: “Estou no plano de 13 anos, no plano de 25 anos ou – Deus me livre – talvez no plano de 1.000 anos?” De jeito nenhum eu posso saber. De jeito nenhum você também pode saber. Deus teceu milhões de fios de experiências humanas em seu plano eterno. Portanto, seja encorajado. Nosso fio foi entrelaçado nesse plano tão certamente quanto os fios da vida dos personagens bíblicos.

Três verdades para mantê-lo orando

Enquanto isso, nós, como a viúva persistente, continuamos orando — mesmo quando não temos vontade — porque nosso Deus amoroso conhece nossos corações e aceita nossas orações, especialmente as persistentes.

E ao perseverarmos em oração, nos apegamos a estas verdades:

Primeiro, a oração tem mais a ver com manter a comunhão com Deus do que receber favores dele.

Deus deseja que nos coloquemos em seu colo e descansemos. Nesse lugar seguro, ele nos abraça e diz: “Eu te amo” (Jeremias 31:3). O Espírito sussurra: “Eu te guiarei” (João 16:13). Jesus nos assegura: “Eu sei como vocês se sentem” (Hebreus 4:15-16). Precisamos daqueles momentos de restauração e segurança quando parece que Deus não está nos ouvindo.

Em segundo lugar, a oração tem mais a ver com dependência do que com controle.

Muitas vezes tratamos Deus como uma máquina de vendas celestial. Presumimos que nossas orações acionam as alavancas da máquina. Quanto mais puxarmos, mais rapidamente o mecanismo de mola liberará a resposta de Deus. Não tão. Deus criou a oração como um meio de nos ajudar a confiar nele (1 Pedro 5:7). “Não se preocupe com nada, inclusive com atrasos nas respostas às orações”, escreveu o apóstolo Paulo. Em vez disso, “orem por tudo” (Filipenses 4:6, parafraseado). Quanto mais nos comunicamos com Deus, mais fácil é confiar no seu julgamento do que nas nossas preferências. Orar repetidas vezes sobre um assunto nos lembra que precisamos depender dele.

Terceiro, a oração tem mais a ver com expectativa confiante do que com encerramento.

Quando levamos nossos pedidos a Deus e os deixamos em suas mãos capazes, expressamos nossa confiança na confiabilidade de suas promessas e na sabedoria de seus propósitos. “Deus conseguiu”, como gosta de dizer um amigo meu. Essa confiança é a válvula que libera a “[paz que tranquiliza o coração, aquela paz] que transcende todo entendimento, [aquela paz] que guarda seus corações e mentes” (Filipenses 4:7, AMP). Através da oração, podemos aprender a confiar no seu caráter e não na sua provisão.

Peça aos outros para orarem com você

Uma razão pela qual disse às mulheres do meu estudo bíblico que estava cansado de orar sobre uma situação específica foi para obter a ajuda delas. Lembra quando Aarão e Hur apoiaram os braços de Moisés em Êxodo 17:8-23? Moisés precisava da ajuda deles. E precisamos da ajuda dos nossos irmãos e irmãs em Cristo. Saber que outras pessoas estão orando por mim, pelas necessidades e preocupações que pesam em meu coração, me conforta. Isso também me motiva a continuar orando.

Você está cansado de orar sobre alguma coisa? Conte com o apoio de oração de alguns amigos ou familiares de confiança. Então suba no colo do seu Pai celestial e conte-lhe tudo. Ele lhe dará forças para continuar orando até que chegue a hora de ele agir.

Ele é um bom Deus. Podemos confiar nele. A questão é: vamos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *