4 respostas ao conhecimento que Deus tem de você

O desejo profundo da alma humana é ser conhecido e amado.

Ao interagir com os alunos ao longo dos anos e ao olhar dentro do meu coração, descobri que a busca por “aquele” é muitas vezes impulsionada pelo desejo de conhecer e ser conhecido de uma forma íntima. Não é nenhum erro que a palavra bíblica para “conhecer” seja também a insinuação bíblica para sexo (algo que deve ser reservado para o mais íntimo dos relacionamentos humanos – o casamento).

No entanto, o nosso desejo de sermos conhecidos muitas vezes leva-nos a procurar relações a um nível humano que nunca serão suficientes. Como humanos pecadores, sempre entenderemos mal e seremos mal compreendidos e, num mundo infestado de pecado, a vulnerabilidade sempre nos deixará abertos à dor. Contudo, em vez de nos afastar dos relacionamentos, isto deveria levar-nos a procurar segurança máxima Naquele que nos conhece mais intimamente.

Ao ler as Escrituras, notei quatro respostas que deveríamos ter ao conhecimento que Deus tem de nós.

1. Espanto

No centro da conversa de Jesus com a mulher junto ao poço (João 4), Jesus mostra à mulher que conhece a sua pecaminosidade e, mais do que isso, conhece a origem da sua pecaminosidade. Ela passou a vida indo de homem em homem em busca de satisfação, até que Jesus veio até ela, conhecendo seu pecado, e lhe ofereceu o que sua alma realmente precisa: água vivificante.

O conhecimento que Jesus tem dos seus cinco maridos anteriores e da actual situação de vida ilícita leva-a a perceber com quem está a lidar – um mensageiro de Deus (v. 19).

Então a mulher deixou seu jarro de água e foi à cidade e disse ao povo: “Venham ver um homem que me contou tudo o que eu fiz. Este pode ser o Cristo?” (João 4:28-29)

Esta mulher percebeu que a interação deste “profeta” com ela demonstrava a interação de Deus com ela. Mesmo em sua pecaminosidade, Deus estava lhe oferecendo água vivificante. A resposta desta mulher ao conhecimento de Jesus foi de espanto, correndo e contando à cidade sobre Jesus. O que esta mulher viu em parte, conhecemos plenamente deste lado da cruz!

Quando foi a última vez que você, um rebelde pecaminoso por completo, ficou surpreso com o fato de que, mesmo com seu perfeito e completo conhecimento de você, Deus ainda decidiu enviar seu Filho para morrer por você? Esta mulher compreendeu a resposta adequada ao conhecimento que Deus tinha dela: espanto contagiante.

O espanto é o combustível para o evangelismo. Pelo espanto do amor de Deus por nós, mesmo em nossa pecaminosidade, vamos e contamos aos outros sobre esse Deus.

2. Confissão

“Deus nunca faz uma pergunta para a qual ele já não saiba a resposta.” Ainda me lembro de ouvir um dos meus professores na Moody fazer uma declaração como essa. Então por que Deus faz perguntas repetidas vezes nas Escrituras? É pela simples razão que ele deseja obter nossa confissão.

Há uma lenda familiar contada de vez em quando sobre um dos meus irmãos mergulhando em uma caixa de donuts em pó logo antes do jantar. Ficou claro quem tinha feito isso porque o pó branco cobria o rosto do culpado, mas meus pais ainda perguntavam: “Quem comeu os donuts em pó?” Embora as evidências estivessem por toda parte, meu irmão negou.

Vemos um cenário semelhante em toda a Bíblia, seja com Adão e Eva em Gênesis 3 ou com Davi em 2 Samuel 12. Em ambos os casos, o conhecimento de Deus sobre seus pecados supostamente provocaria a confissão. A confissão não é algo que acontece no início da nossa vida cristã. Pelo contrário, é o nosso clamor constante pela graça contínua de Deus. Quando você peca, Deus já sabe. Nossa confissão é a única resposta adequada porque através dela admitimos nossa culpa e nos apegamos ao evangelho mais uma vez.

3. Obediência de todo o coração

Como Davi está no fim de sua vida, ele dá esta advertência final a seu filho Salomão, que em breve assumirá as rédeas do reino:

E você, meu filho Salomão, conheça o Deus de seu pai e sirva-o de todo o coração e mente voluntária, pois o Senhor sonda todos os ouvidos e entende todos os planos e pensamentos… (1 Crônicas 28:9)

Davi contou a Salomão sua motivação para obedecer de todo o coração: Deus conhece o seu coração.

Muitas vezes fazemos coisas cristãs por motivos errados. Muitas vezes, nossa motivação para servir é sermos vistos pelos outros e sermos altamente considerados. Isso não é serviço de todo o coração a Deus. Nesses casos, usamos o nosso serviço a Deus como um meio para atingir os nossos próprios fins. Mas Deus conhece o coração. E o desafio de Davi a Salomão é um desafio para todos nós: certifique-se de que seu coração esteja no lugar certo. Muitas vezes não é (ver ponto 2), mas devemos nos esforçar para prestar um serviço sincero a Deus, à luz do fato de que ele vê nossos motivos e pensamentos.

4. Confiança

Até agora nos concentramos no conhecimento que Deus tem de nossos corações. Mas isso não é tudo que vemos na Bíblia. A Bíblia também deixa claro que Deus conhece as nossas circunstâncias. Assim, Mateus 6 revela que o conhecimento que Deus tem de nós deve levar-nos a uma completa dependência e confiança nele.

Antes de dar aos seus discípulos um modelo de como orar, Jesus diz em Mateus 6:7-8:

E quando você orar, não amontoe frases vazias como fazem os gentios, pois eles pensam que serão ouvidos por suas muitas palavras. Não seja como eles, pois seu Pai sabe o que você precisa antes de pedir a ele.

E novamente ele diz em Mateus 6:31-32,

Portanto, não fique ansioso, dizendo: “O que comeremos?” ou “O que vamos beber?” ou “O que devemos vestir?” pois os gentios buscam todas essas coisas, e seu Pai celestial sabe que você precisa de todas elas.

O conhecimento de Deus sobre todas as nossas circunstâncias deveria fazer-nos parecer estranhos para o mundo exterior (“gentios”), pois agimos de maneira diferente. O conhecimento de Deus sobre o que precisamos é melhor do que o nosso e, portanto, devemos confiar nele. É uma confiança que parece diferente da luta do mundo, uma luta que procura encontrar uma segurança que irá definhar.

Como você responderá?

Em vez disso, somos chamados a confiar e seguir um Rei que governa um reino que nunca terá fim, a curvar-nos diante dele com espanto e confissão, e a encontrar o desejo mais profundo das nossas almas satisfeito.

Este é o Deus que conhece você. Como você responderá a ele?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *