O que aconteceu com as 500 testemunhas da ressurreição de Cristo?

Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. 1 Coríntios 15:6

Uma das questões que surgiram com o passar dos anos sobre esse versículo é: “Se houvesse mais de 500 testemunhas da ressurreição, por que não temos nenhum outro registro delas? Onde estão as suas cartas ou testemunhos?”.

Outros, além dos 11 apóstolos, viram a Jesus ressuscitado?

Há pelo menos um outro registro que diz que um grupo consistindo de mais do que os apóstolos viram Jesus depois de sua ressurreição.

E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém, e acharam congregados os onze, e os que estavam com eles, Os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a Simão. E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles fora conhecido no partir do pão. E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco. Lucas 24:33-36

O tamanho exato do grupo, no entanto, não é descrito. O relato de João sobre o mesmo acontecimento sugere quem são “aqueles que estavam com eles” mencionados por Lucas:

Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco. João 20:19

O número de discípulos também não é descrito aqui. Muitos acreditam que a estimativa do número de discípulos vem de Atos, onde, pouco depois da ascensão de Jesus, havia 120 discípulos na época em que veio substituir Judas:

E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas) disse: Atos 1:15

Este é um ponto contra os 500 que viram Jesus – não se espera que o número de seguidores caia depois de uma aparência milagrosa.

Existem duas possíveis resoluções para isso, se quisermos considerar Lucas 24 e João 20 como representando o evento de que Paulo está falando:

1 – Esta pode ter sido uma assembleia diferente das relatadas por Lucas e João – uma “mudança de cena” está implícita na introdução “naqueles dias” – então não é necessário que todas as pessoas ainda estivessem lá.

2 – A figura de 120 pode referir-se apenas a homens, e a figura de 500 podem incluir mulheres e crianças. (Na história da alimentação dos 5000, por exemplo, somos explicitamente informados de que mulheres e crianças não foram incluídas na contagem, portanto há precedentes para esse tipo de prática.)

Aparição na Galiléia

A maioria dos comentaristas concordam que a aparição ocorreu provavelmente na Galiléia, portanto os versículos de Lucas e João não se tratariam necessariamente deste evento narrado por Paulo.

Comentário do Púlpito

Não podemos ter certeza se essa aparição memorável ocorreu em Jerusalém ou na Galiléia. É, no entanto, mais provável que esta foi a aparência na montanha ( Mateus 28:16, 17 ; comp. Mateus 26:32 )

Comentário Bíblico de Jamieson-Fausset-Brown

Esta aparição foi provavelmente na montanha (Tabor, segundo a tradição), na Galiléia, quando Sua mais solene e pública aparição, segundo a Sua promessa especial, foi concedida (Mt 26,32; 28,7; 10; 16).

Exposição de MacLaren

Imagine um desses 500 irmãos, depois dessa visão, voltando para sua tranquila casa rural em alguma pequena aldeia entre as colinas da Galiléia.

Por que não há registros por parte dessas testemunhas?

Quanto a onde estão seus escritos, isso provavelmente não pode ser respondido apenas pelas Escrituras.

É claro que se deve ter em conta que talvez nem todos soubessem escrever (ou escrever bem) e, mesmo que escrevessem, o que foi escrito pode não ter sido preservado (por várias razões).

Além disso, nem todos teriam necessariamente passado para uma carreira missionária; como em todos os lugares, há mais seguidores do que líderes no mundo. Eles podem ter visto e crido, mas preocupações familiares a pobreza ou uma má reputação – e sabemos que muitos que seguiram a Jesus eram pobres ou de reputação pecaminosa – poderiam tê-los impedido de espalhar o evangelho.

Provavelmente o maior problema – foi o fato da perseguição da igreja primitiva. As pessoas que pregavam a Cristo eram acusadas de blasfêmia (por exemplo, Atos 6:8-14 ), advertidas pelos líderes judeus a não falar (por exemplo, Atos 5:27-28 ), espancadas (por exemplo, Atos 5:40 ), aprisionadas (por exemplo, Atos 8), expostas à morte (por exemplo, Atos 7:54-60 ).

A perseguição real teria silenciado muitos; o medo provavelmente teria silenciado ainda mais.