O que eu preciso saber quando estou lutando contra Satanás?

A Palavra de Deus nos diz que, como Seus filhos, encontraremos o maligno – que estamos travando uma batalha espiritual. Como um guerreiro de longa data, ficaria feliz em compartilhar com você uma lista de verdades-chave a serem lembradas quando estiver lutando contra Satanás. Minha esperança é que você os ache úteis e encorajadores em sua luta:

Pois nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra os governantes, contra as autoridades, contra os poderes deste mundo tenebroso e contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. (Efésios 6:12)

1. Demônios realmente existem!

Jesus, Paulo e Pedro certamente disseram que sim. Em seus corações e mentes, eles travaram inúmeras batalhas espirituais sobre tentações e provações:

Pois queríamos ir até você – certamente eu, Paulo, o fiz repetidas vezes – mas Satanás bloqueou nosso caminho. ( 1 Tessalonicenses 2:18 )

Pois embora vivamos no mundo, não fazemos guerra como o mundo faz. 4 As armas com as quais lutamos não são as armas do mundo. Pelo contrário, eles têm poder divino para demolir fortalezas. ( 2 Coríntios 10:3-4 )

Você sabia que os demônios que Jesus lutou no primeiro século ainda estão por aí hoje?

As manifestações e infiltrações como as encontradas por Jesus, Pedro e Paulo ocorrem frequentemente em países do Terceiro Mundo. Pergunte a alguns de seus amigos missionários para verificação.

2. O engano é a ferramenta fundamental de Satanás para atacar os cristãos. Cuidado!

Pense nisso. Antes da queda, Eva era perfeita.

E se a Eva perfeita foi enganada para comer o fruto, que chance nós, pessoas imperfeitas, temos? (Veja Gênesis 3:1-6 ; 2 Coríntios 11:3-4 .)

Felizmente, temos uma boa chance. Deus nos dá as ferramentas de que precisamos para evitar sermos engolidos pelo engano.

Primeiro, quando estamos nos preparando para uma ação, podemos verificar se nossos comportamentos pretendidos estão alinhados com as verdades das Escrituras. Em seguida, Deus pode falar conosco em oração enquanto buscamos Sua orientação. Finalmente, Salomão nos diz que há muita sabedoria em muitos conselheiros. Procure o conselho de pessoas piedosas para certificar-se de que você não está sendo enganado.

3. Reconheça que existem três classes de cristãos

É importante conhecer sua “classe” quando você está lutando contra Satanás.

Classe 1: Não rendido – Enganado 

Esses cristãos ainda precisam entregar totalmente suas vidas a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. No entanto, eles ainda pensam que tudo que é espiritual vem de Deus.

Classe 2: Rendido – Enganado 

Esses cristãos entregaram suas vidas totalmente a Cristo, mas ainda pensam que tudo que é espiritual vem de Deus.

Classe 3: Rendido – Não enganado 

Esses cristãos entregaram totalmente suas vidas a Cristo e entendem que nem tudo que é espiritual vem de Deus.

4. Um cristão pode ser possuído? Um cristão pode ser oprimido? A resposta é sim e não, simultaneamente

Vamos esclarecer nossos termos.

Os termos “opressão demoníaca” e “possessão demoníaca” não estão na Bíblia . O termo usado para descrever batalhas demoníacas é a palavra grega “demonizada”.

“Demonizado” significa que todas as áreas de nossas vidas que não são “cheias” com o Espírito Santo estão abertas ao ataque de espíritos demoníacos.

É por isso que Paulo constantemente encorajava os cristãos a ficarem em guarda contra Satanás e seus demônios. Nós cristãos podemos ser atacados e derrotados se não formos cuidadosos (veja 1 Pedro 5:8 ; João 10:10 ; 2 Coríntios 11:13-15 ; 1 Tessalonicenses 2:17-18 ).

Eles cairão em si e escaparão da armadilha do diabo, que os levou cativos para fazer sua vontade. ( 2 Timóteo 2:26 )

Vocês, queridos filhos, são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo. ( 1 João 4:4 ).

5. Rapazes e moças espirituais venceram o “Mal” (1 João 2:12, 14)

Existem vários níveis de maturidade espiritual. “Moços e moças” é a faixa intermediária da maturidade espiritual, entre filhos e mães e pais. Uma das características deste nível é a capacidade de vencer o maligno.

“Vencer o maligno” tem várias dimensões. Primeiro, significa que não somos mais enganados por seus ataques. Podemos vê-los pelo que são. Em seguida, somos capazes de lutar contra Satanás em manifestações demoníacas.

Se você conhece Jesus como seu Salvador, você está protegido. Você nunca se envolverá em uma batalha espiritual como essa. Mas o mundo espiritual é real. Você encontrará pessoas que estão sofrendo opressão demoníaca e, à medida que crescer em sua  , terá a oportunidade de ajudar.

6. O que significa ser “levado cativo” pelo inimigo?

Ore… para que eles caiam em si e escapem da armadilha do diabo, que os levou cativos para fazer sua vontade. ( 2 Timóteo 2:26 )

Quando os cristãos estão envolvidos em pecado, comportamentos ilícitos ou desvios de Cristo, eles estão atrás das linhas e no território de Satanás. Esses cristãos estão prontos para serem tomados. Satanás pode escravizá-los, confundi-los e prendê-los em todos os tipos de situações e atividades horríveis. Eles se tornam inúteis para o reino de Deus.

7. Acabou a batalha de quem controlará nossas mentes

Paulo nos diz para “levar cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo” ( 2 Coríntios 10:5 ).

Deus quer que tenhamos o controle de nossas mentes, crescendo em nosso relacionamento com Ele. O Espírito Santo quer que sejamos livres, para que possamos responder positivamente à sua orientação e desfrutar da “ vida abundante ” que Ele prometeu em João 10:10 .

O Espírito Santo pode guiar e liderar, mas Ele nunca assumirá o controle. Cabe a nós abrir nossos corações e mentes para Ele.

Satanás, no entanto, se deleita em assumir o controle de nossa vida de pensamentos. A guerra espiritual é ter liberdade em Jesus Cristo para que possamos escolher o caminho de Deus. As estratégias e táticas de ataque de Satanás são projetadas para assumir o controle de nossa vida de pensamento, a fim de realizar seu trabalho covarde em nós e através de nós.

8. Fique longe das portas que levam ao ocultismo

Paulo mencionou vários desses pontos de entrada, como se envolver em práticas ocultas como tabuleiros Ouija e espiritismo, convite pessoal, pecado perpétuo, drogas e álcool, transferência de uma pessoa para outra e acreditar em mentiras.

Deus delineia uma litania de práticas ocultas em Deuteronômio 18:9-12 ;

Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprendas a imitar os costumes detestáveis ​​das nações ali. Não se ache entre ti quem sacrifique seu filho ou filha no fogo, que pratique adivinhação ou feitiçaria, interprete augúrios, pratique feitiçaria ou lance feitiços, ou que seja médium ou espírita ou que consulte os mortos. Todo aquele que faz essas coisas é detestável para o Senhor; por causa dessas mesmas práticas detestáveis, o Senhor, seu Deus, expulsará essas nações de diante de você.

9. Submeta-se a Deus; Resista ao diabo, e ele fugirá de você (Tiago 4:7)

Se estamos lutando com um pecado em particular, “submeter-nos a Deus” é a ferramenta básica que Ele usa para nos libertar. Primeiro, confessamos nossos pecados e nos arrependemos. Se encontrarmos a liberdade, então saberemos que esse pecado foi um pecado da carne.

Mas, se submetemos nossas vidas a Cristo como Senhor e Salvador e ainda encontramos pouca ou nenhuma libertação desse pecado em particular, sabemos que estamos lutando com um “pecado do espírito” e precisamos de uma guerra espiritual para encontrar a liberdade.

Então, colocamos a terceira parte do versículo em jogo. Repreendemos o diabo e suas mentiras, e então exigimos que ele nos deixe por causa do poder de Jesus Cristo que vive em nós.

10. Coloque sua armadura espiritual diariamente ( Efésios 6:13-17 )

Portanto, revesti-vos de toda a armadura de Deus , para que, quando chegar o dia do mal, possais permanecer firmes e, depois de ter feito tudo, permanecer firmes. Fique firme então, com o cinto da verdade afivelado em sua cintura, com a couraça da justiça no lugar e com os pés equipados com a prontidão que vem do evangelho da paz. Além de tudo isso, tome o escudo da fé, com o qual você pode extinguir todas as flechas flamejantes do maligno. Pegue o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.

Procuro não sair de casa espiritualmente nua. Rogo para que cada uma dessas sete coisas seja uma parte significativa de minha vida naquele dia.

Finalmente, Peter, deixe-me encorajá-lo que compartilhar seu testemunho pessoal de receber Jesus Cristo como seu Salvador é absolutamente crítico. Você e eu fomos chamados para ajudar a abrir os olhos de pessoas perdidas que foram cegadas por Satanás; “Eles triunfaram sobre ele pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho” ( Apocalipse 12:14 ).

Eu espero que isso ajude. Que Deus lhe conceda poder espiritual ao vencer o maligno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *