A Bíblia diz que Deus lhe dará os desejos do seu coração?

Pergunte a dez pessoas o que elas desejam acima de tudo , e você provavelmente receberá dez respostas diferentes. Como cristãos, como devemos lidar com essa questão? A Bíblia diz que Deus lhe dará os desejos do seu coração?

Onde a Bíblia diz “Deus lhe dará os desejos do seu coração”?

Os Salmos olham para uma fonte de emoções – tudo, desde a alegria total até a depressão profunda. Mas através de cada um, quer o salmista se dirija à humanidade ou a Deus, seu foco sempre se volta para Deus e Seu caráter perfeito. Sempre. Além disso, muitos salmos são lidos como provérbios. E assim é com o Salmo 37:4 , que diz: “Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração”.

Quem escreveu o versículo “Deus lhe dará os desejos do seu coração”?

O Salmo 34 , um  poema de sabedoria , foi escrito pelo rei Davi. Ele se dirigiu à humanidade, cuja pergunta de longa data permanece: “Por que os ímpios prosperam e ficam impunes? E por que as pessoas piedosas se esforçam sem sucesso ao longo da vida?”

Davi nos conduz através de seus pensamentos para a certeza da justiça de Deus. Por conhecer o caráter de Deus, ele diz a seus leitores que não se preocupem ou se preocupem com os malfeitores. “Eles logo murcharão como a grama” ( Sl 37:2 ).

Também nos é dito para “confiar no Senhor, fazer o bem e alimentar-se de sua fidelidade” (v. 3). A NKJV acrescenta “também” quando o versículo diz para deleitar-se no Senhor: “Deleite-se também no Senhor ….” O uso de “também” se refere às instruções dadas nos versículos 1-3:

– Não se preocupe por causa dos malfeitores.

 Não inveje os “obreiros da iniqüidade”.

– “Confie no Senhor e faça o bem”.

– “habitar na terra e alimentar-se de Sua fidelidade”.

Quais são os desejos de nossos corações?

Os desejos de nossos corações são aquelas coisas que nos impulsionam – nossas paixões – aquelas ações e estados de ser que mais amamos. E de onde vêm nossas paixões? Como crentes, eles vêm do nosso Criador. Ele nos diz, porém, quais são as duas coisas que devemos amar acima de tudo. Jesus disse: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E uma segunda é como esta : Amarás o teu próximo como a ti mesmo ” ( Mateus 22:37-39 ). Aqui temos os fatores motivadores para nossas paixões e tudo o que fazemos. Devemos amar primeiro a Deus e depois amar nosso próximo.

Quando Deus criou Adão, seu desejo era perfeito. Ele e Eva foram feitos à imagem de Deus – à Sua semelhança – e Deus lhes deu domínio sobre a criação. Ele disse a Adão para “ser frutífero e se multiplicar; enche a terra e sujeita-a…” ( Gênesis 1:26-28 ).

Todos nós sabemos o que aconteceu. 

A serpente enganou Eva – e Adão, “que estava com ela”, pecou também. ( Gênesis 3 ) Eles tentaram viver acima da lei de Deus. Uma das consequências de seu pecado foi o desejo de uma mulher “será para seu marido e ele te governará” ( Gênesis 3:16 ). À primeira vista, parece bom para uma mulher desejar seu marido. 

A Queda corrompeu o desejo de Eva (e, portanto, nosso desejo). Adão pecou ao desobedecer ao Senhor; como o chefe federal da humanidade, seu pecado caiu sobre nós. Graças a Deus nós, como crentes, somos cobertos pela expiação de Jesus ( Romanos 3:25 ). Sua justiça agora é imputada a nós ( Romanos 5:17 ).

A obediência é de suma importância em relação aos nossos desejos. 

Obedecemos a Deus quando nos rendemos a Jesus como Senhor de nossas vidas. Qualquer justiça em nós é por causa e é  Jesus – porque o Espírito Santo agora habita em cada um de nós que chamamos Jesus de Senhor.

Fora de Jesus, no entanto, os desejos de nossos corações podem ser vistos (entre outros lugares) na lista de Gálatas 5 (o capítulo inteiro nos fornece um tratado maravilhoso sobre como devemos viver nossas vidas). Somos chamados de “carnais” ou “mundanos” quando agimos fora de controle. Essas características carnais incluem imoralidade sexual, impureza, libertinagem, idolatria , feitiçaria, ódio, discórdia, ciúme, ira, ambição egoísta, dissensões, facções, inveja, embriaguez, orgias, etc.

Paulo acrescenta em Gálatas 5:21 : “Advirto-vos, como antes, que os que vivem assim não herdarão o reino de Deus”.

Mesmo como cristãos, somos propensos a algumas dessas ações diariamente. O desejo de dinheiro? O desejo de poder? É a nossa carne agindo! É por isso que Jesus disse a cada pessoa para “negar a si mesmo, tomar a sua cruz cada dia e seguir-me ”  ( Lucas 9:23 ). Graças a Deus por Sua obra santificadora em nós. Por Sua graça, melhoramos.

O Salmo 34 significa que Deus nos dará tudo o que queremos?

Imagine uma criança de dois anos conseguindo tudo o que quer. Doces para o jantar (na verdade, todas as refeições). Tocando a panela quente no fogão. Sair sem restrições. Essa criança ficará doente, queimada e provavelmente será atropelada por um carro (ou, como uma mulher sábia disse a seu filho de dois anos, “esmagada como um inseto”). 

Se nós, adultos, pudéssemos alcançar tudo o que desejamos à parte de Cristo, estaríamos doentes do pecado, morreríamos à parte do Senhor e queimaríamos no inferno. Jesus nos disse: “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder as nossas almas?” ( Marcos 8:36 ). Não há comparação entre a vida em Cristo e a morte sem Ele ( Gênesis 3:4 , Apocalipse 20:11-15 ). Parece terrível, não é? Certamente é.

Deus dará alguns aos seus desejos pecaminosos ( Romanos 1:18-32 ). No entanto, isso não está nos dando tudo o que queremos: está dando aos desobedientes as consequências justas de suas ações.

Louvado seja Deus que Ele não  nos dá nada que queremos. Olhar para esta passagem como algo que não seja uma diretriz para buscar os desejos do Senhor deleitando-se nEle é uma mentira.

Como Deus Muda os Desejos de Nossos Corações?

Quando pertencemos a Cristo, entregamos nossa vontade humana imperfeita à Sua vontade eterna e perfeita . A tarefa não é fácil. Queremos o nosso caminho na maioria das vezes. A Bíblia diz: “Ninguém é justo. Não, nenhum” ( Romanos 3:10 ). Isso é verdade até chegarmos ao céu.

Por enquanto, no entanto, desfrutamos da santificação, que é o processo de Deus para nos levar de um grau de glória para outro ( 2 Coríntios 3:18 ). Às vezes, Deus nos disciplina para nos manter no caminho certo – permanecendo em Cristo. ( Deuteronômio 8:5 ; Hebreus 12:6 ) Essa combinação nos dá o combustível para alimentar nossa caminhada com o Senhor. À medida que nos tornamos cada vez mais como Jesus e porque queremos agradar ao Senhor, iremos (e esta é a chave) desejar o que o Senhor deseja.

Somos novas criaturas em Cristo ( 2 Coríntios 5:17 ). 

Deus nos deu tudo o que precisamos para viver uma vida piedosa ( 2 Pedro 1:3 ). Afinal, quem gostaria de voltar a uma vida de escravidão ao pecado quando (como Gálatas 5:1 nos lembra) agora temos liberdade em Cristo? Tudo o que desejamos deve ser bom, pois Ele é bom, e obtemos desejos justos .

E isso não vem de nós mesmos, pois somos salvos pela graça e não por obras ( Efésios 2:5 ), embora proclamemos nossa fé por nossas obras ( Tiago 2:14-26 ). Lembre-se, Deus é o iniciador. Deixados a nós mesmos, estaríamos separados dEle por toda a eternidade, pois Ele não pode olhar para o pecado ( Habacuque 1:13 ). Louvado seja Deus por Jesus, pois quando Deus olha para os crentes, Ele vê Jesus.

Como desejamos o que o Senhor deseja? 

O versículo nos diz para “Deleitar-se no Senhor”. Conhecer a Deus e Sua Palavra nos faz amá-Lo e deleitar-nos Nele. Aprendemos sobre Seu caráter perfeito e os atributos comunicáveis ​​(como amor, bondade e bondade) que Ele compartilha com Sua igreja. Também procuramos agradá-Lo para Sua glória. Como Seus, temos Seu Espírito Santo guiando dentro de nós, e Ele nos dá uma compreensão do significado das Escrituras ( 1 Coríntios 2:13 ).

Considere estas passagens:

– Colossenses 1:29 nos diz que é o poder de Deus operando em nós, não o nosso.

–  1 João 1:9 promete que pecaremos, mas quando o fizermos, Deus nos perdoará e nos purificará de toda injustiça se confessarmos.

–  1 João 2:6 diz para permanecer em Cristo.

–  Gálatas 2:20 é muito afirmativo. Fomos crucificados com Cristo, e Ele agora vive em nós.

–  Romanos 12:1-2 afirma que devemos nos apresentar como sacrifícios vivos.

–  1 Coríntios 11:1 expressa que devemos imitar Paulo assim como ele imitou Cristo.

–  Romanos 8:29 nos assegura que Deus nos escolheu para ser como Jesus.

As Escrituras estão cheias de exemplos para nós, bons e maus. O Espírito nos guia à medida que discernimos a diferença, pois é tudo para nosso benefício e glória de Deus ( 2 Timóteo 3:16-17 ).

One Comment on “A Bíblia diz que Deus lhe dará os desejos do seu coração?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *