O que Jesus faz?

Quero chamar sua atenção para duas declarações maravilhosas de João 1. Ao refletir sobre esses versículos, o que me impressionou é que realmente não poderia haver uma declaração mais clara sobre o que Jesus Cristo faz e o que Ele é capaz de fazer por nós. todos nós hoje. 

  • “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1:29). 
  • Este é aquele que batiza com o Espírito Santo (João 1:33). 

Estas duas grandes obras de Cristo – tirar o pecado e batizar com o Espírito Santo – estão no centro da vida e experiência cristã. Portanto, hoje quero que nos concentremos nestas duas declarações que nos dizem o que Cristo faz por todos os que vierem a Ele. 

1.) Cristo tira o pecado 

“Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1:29) 

Lembre-se de que João estava no deserto e que grandes multidões vinham até ele. Sua mensagem era: “Você vai encontrar Deus e é melhor se preparar para encontrá-Lo”. As pessoas vinham confessar os seus pecados e ser batizadas, indicando a necessidade de serem lavadas. João viu Jesus caminhando em sua direção e disse: “Eis o Cordeiro de Deus!”

João estava falando para pessoas que conheciam o Antigo Testamento, e é aí que devemos procurar para descobrir o que isso significa. 

i. O Cordeiro é um substituto. 

Abraão foi e pegou o carneiro e o ofereceu…em vez de seu filho. (Gênesis 22:13) 

No livro de Gênesis, temos a extraordinária história de como Deus testou Abraão: “Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto” (Gênesis 22:2) . 

Abraão vai ao monte com Isaque, e Isaque diz: Temos “o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto” (Gênesis 22:7)? Abraão diz: “Deus proverá para si o cordeiro” (Gênesis 22:8).

A vida de Isaque é poupada porque Deus fornece um carneiro, preso num matagal, que toma o lugar de Isaque no altar de Deus. O carneiro foi um substituto para Isaque. A sentença de morte recai sobre o animal e não sobre o menino. 

Você pode se perguntar:  que tipo de Deus pediria a Abraão que fizesse tal coisa?  Olhe para o Novo Testamento. Ali vemos que o sacrifício que Deus providenciou foi o Seu único Filho, a quem Ele amava. E o objetivo da história antiga é nos dar uma ideia do que significava para Deus não poupar seu único Filho, mas entregá-lo por todos nós ( Romanos 8:32 ). 

Cristo, que estava  com  Deus e  é  Deus, é o Cordeiro fornecido  por  Deus como o substituto cuja vida foi dada no lugar do seu povo. 

ii. O Cordeiro é um sacrifício. 

Eles pegarão um pouco do sangue e colocarão nas duas ombreiras e na verga das casas…E quando eu vir o sangue, passarei por cima de vocês. (Êxodo 12:7, 13) 

Chegamos à história da Páscoa , quando o julgamento de Deus varreu a terra do Egito, onde o povo de Deus era escravo. O povo de Deus sacrificou um cordeiro e pintou o sangue do cordeiro nas ombreiras e vergas das suas casas e Deus disse: “Quando eu vir o sangue, passarei por cima de vocês”. A vida do cordeiro foi dada; o sangue do cordeiro foi derramado. 

Prossiga a história e, no Novo Testamento, João diz: “Eis o Cordeiro de Deus”. Jesus é o substituto que estará em seu lugar. Ele é o sacrifício cujo sangue será derramado em seu favor. 

iii. O Cordeiro é o portador do pecado. 

Isaías deixa claro que o Cordeiro é uma pessoa ( Isaías 53:6-7 ). O Cordeiro de Deus virá entre nós como um servo. Ele será desprezado e rejeitado. O Senhor lançará sobre Ele a iniqüidade de todos nós. Ele será levado como um cordeiro ao matadouro. 

Cristo morreu para tirar o pecado. O pecado, como barreira, foi tratado por Jesus Cristo. Isso vale para o pecado em sua mente, coração, desejos e imaginação, tanto quanto para o pecado em suas palavras e ações. 

Então, o que devo fazer quando tomo consciência do pecado em minha vida? Devo dar a Ele, porque Ele é quem pode tirar. Cristo tira o pecado, e nunca haverá um momento em que eu não precise dele para tirar as manchas, as falhas e os pecados de mim.  

A fé começa aqui: você acredita que Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Aí você personaliza: “Se ele pode fazer isso pelo mundo, então ele pode fazer por mim!’ 

Irmãos e irmãs em Cristo, sempre que vocês tomam consciência do pecado em suas vidas, vocês têm um Salvador a quem podem recorrer.  

2.) Cristo Dá o Espírito Santo 

“Este é aquele que batiza com o Espírito Santo.” (João 1:33) 

Batizar  significa mergulhar, imergir, encharcar ou saturar. Se você juntar tudo isso, a água nos fala de um suprimento abundante.

O Espírito Santo é o Espírito de Deus – a terceira pessoa da Trindade. Portanto, ser batizado no Espírito é ser encharcado, saturado ou preenchido com a própria vida do próprio Deus ( Efésios 3:19 ). 

Pense no que isso significaria: se você estivesse imerso em água, haveria uma certa umidade em você. Se você fosse jogado em um tanque de esgoto, haveria um certo odor em você. Tudo o que você está imerso lhe transmitirá algo de sua natureza.  

Jesus Cristo imerge as pessoas no Espírito Santo de Deus. Se você fosse encharcado pelo Espírito de Deus, haveria uma certa santidade em você. Você encontraria novos pensamentos e novos desejos em você. Quando certos desejos surgirem em você, você será capaz de resistir a eles. Por que? Porque o Espírito Santo está em você. 

Observe que o que Cristo faz é descrito no presente — “batiza”. Portanto, isso não é algo que ocorre apenas uma vez. É um derramamento contínuo do Espírito na vida de um crente. 

O Ministério de Jesus 

O ministério de Jesus é tirar pecados e batizar com o Espírito Santo, e Ele nunca faz uma coisa sem a outra. Ele tira o pecado e continua tirando-o. Ele se banha no Espírito Santo e continua derramando-O. Assim, em Jesus há perdão para as falhas de ontem e há força para os desafios de hoje.

Não se contente com formas externas de religião! Jesus Cristo diz a você hoje: “Eu vim fazer por você o que nenhuma religião no mundo pode fazer e o que nenhuma outra pessoa no mundo pode fazer. Eu vim para tirar os seus pecados e para batizá-los com o Espírito Santo”.  

Para os humildes e para os famintos, esta é a notícia mais maravilhosa. Você está pronto para se juntar àqueles que dizem: “Eu seguirei a Cristo. Eu caminharei com ele. Vou acreditar nele e olhar para ele”? Ao fazer isso, você encontrará vida de fato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *