Contemple a fidelidade de nosso Salvador

A fidelidade é frequentemente um alvo da nossa cultura moderna. Estar no mesmo lugar por muito tempo aparentemente significa que lhe falta iniciativa, aspiração ou inovação. Algumas pessoas presumem que manter o mesmo relacionamento com a mesma pessoa durante toda a vida é simplesmente errado. E muitos desconfiam de qualquer pessoa que esteja demasiado comprometida com uma cosmovisão.

Mas desde o início da Bíblia, Deus deixa claro que Ele será fiel a nós e que o povo de Deus deve ser fiel somente a Ele. Como cristãos, acreditamos nisso e nos esforçamos para isso. Mas, como pessoas na cultura, somos afastados dela em todas as direções. Convido-vos agora a voltar ao centro, a contemplar a fidelidade do nosso Salvador, Jesus Cristo, para aumentar o vosso fruto de fidelidade.

Jesus foi fiel à Sua mãe, mesmo quando ela não O entendia.

E sua mãe lhe disse: “Filho, por que você nos tratou assim? Eis que seu pai e eu estávamos procurando por você em grande aflição”. (Lucas 2:48)

A mãe de Jesus, Maria, nem sempre entendia tudo sobre Jesus. No versículo acima, vemos que ela está confrontando o menino Jesus sobre por que Ele não estava com eles. Como qualquer mãe ficaria, Mary estava extremamente preocupada! Mas este não era um menino normal, Jesus era o Salvador do mundo, o Messias prometido e uma pessoa do Deus triúno.

Certamente, teria havido outros momentos como este durante a vida de Jesus. Como Deus do universo, Jesus “teria o direito”, como gostamos de dizer, de ficar zangado com ela. Para dizer: “Você realmente não entende, não é?” Ou “você não sabe quem eu sou?” Mas diante de alguém que O entendeu mal, Jesus respondeu com graça e fidelidade.

Em seu sermão “ Dando o máximo que você sabe de si mesmo ”, o Pastor Colin disse: “Jesus passou três anos no ministério público, mas antes disso Ele foi carpinteiro por cerca de 20 anos. Ele cuidava de sua mãe. Ele se ofereceu a Deus, tanto em sua carpintaria e no cuidado de Sua mãe quanto quando pregou o evangelho e realizou milagres”.

Jesus serviu perfeitamente a sua mãe e a seu pai, embora às vezes eles não O entendessem. Podemos dizer isso sobre nós mesmos? Somos fiéis a quem não nos entende? Servimos aqueles que não nos respeitam tanto quanto achamos que deveriam?

Jesus foi fiel aos Seus amigos, mesmo quando eles O criticaram.

Assim, quando Marta soube que Jesus estava chegando, foi ao seu encontro, mas Maria permaneceu sentada em casa. Marta disse a Jesus: “Senhor, se você estivesse aqui, meu irmão não teria morrido. Mas mesmo agora eu sei que tudo o que você pedir a Deus, Deus lhe dará.” (João 11:20-22)

Talvez “criticado” seja uma palavra muito forte aqui para descrever o que Marta disse a Jesus. E mesmo que ela O estivesse criticando, ela parece retirar um pouco disso na próxima frase. No entanto, o efeito ainda está lá. Ela está incomodada porque Jesus não estava por perto quando Lázaro parecia mais precisar Dele.

Não sei o que acontece com você quando você trabalha duro e alguém te critica por algo que você não fez. Mas eu sei o que acontece comigo! Encho-me de raiva, viro-me e começo a murmurar para mim mesmo. Essa pessoa não tem ideia do quanto trabalhei hoje. Ele não tem o direito de dizer isso para mim . E ou faço a contragosto o que eles pediram, ou não faço tudo!

Jesus, porém, disse a Marta: “Teu irmão ressuscitará” (João 11:23). Ele foi fiel aos Seus amigos. Ele conhecia a dor deles e não os abandonou em momentos de necessidade.

Jesus foi fiel aos Seus discípulos, mesmo quando eles O negaram.

[Pedro] começou a invocar uma maldição sobre si mesmo e a jurar: “Não conheço esse homem”. E imediatamente o galo cantou. E Pedro lembrou-se da palavra de Jesus: “Antes que o galo cante, três vezes me negarás”. E ele saiu e chorou amargamente. (Mateus 26:74-75)

Imagine-se no trabalho ou na escola. Um supervisor vem até você e diz que você está em apuros. Você será demitido ou expulso, mesmo que não tenha feito nada de errado!

Ao ser conduzido para fora do prédio, você vê seu melhor amigo no meio de uma multidão. E você o ouve dizendo aos outros: “Não, não sou amigo deles! Eu mal os conhecia. Na verdade, juro que não os conhecia!”

Na próxima vez que você ver essa pessoa, o que você diria? Não acredito que você faria isso! Foram realizadas. Eu nunca vou te perdoar.

Mas Jesus foi fiel a Pedro. Ele o acolheu de volta, permitindo que Pedro expressasse seu amor por seu amigo Jesus. E Jesus cumpriu Sua promessa de que Pedro fosse a rocha sobre a qual a Igreja foi construída ( Mateus 16:18 ).

Jesus foi fiel aos Seus perseguidores, mesmo quando eles O mataram.

E quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à sua direita e outro à sua esquerda. E Jesus disse: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”. E lançaram sortes para repartir as suas vestes. (Lucas 23:33-34)

Quando somos maltratados, gostamos de fazer barulho por causa disso. Quando podemos provar que alguém nos fez mal, é improvável que deixemos isso passar.

Agora, muito do que consideramos “perseguição” na América não é nada disso. Não nego que haja perseguição, mas os algoritmos da web que empurram o conteúdo cristão para os recantos da internet não são isso. No entanto, mesmo que assim fosse, Jesus dá-nos uma imagem impressionante sobre como devemos responder à verdadeira perseguição: “Pai, perdoa-lhes!”

Sejamos fiéis às pessoas para as quais Deus nos chamou para sermos uma luz.

Jesus é fiel a nós, mesmo que O tenhamos rejeitado.

Pois dificilmente alguém morrerá por uma pessoa justa – embora talvez por uma pessoa boa alguém ousasse até morrer – mas Deus mostra seu amor por nós quando, enquanto ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós. Visto que agora fomos justificados pelo seu sangue, muito mais seremos salvos por ele da ira de Deus. (Romanos 5:7-9)

E aqui está o chute. O familiar que não O entendeu, o amigo que O criticou, o discípulo que O negou e o perseguidor que O matou não são diferentes de nós.

Cristo morreu por nós, mesmo sendo ainda pecadores! Éramos inimigos de Sua Senhoria; rejeitamos Seus mandamentos. Mas Cristo foi fiel a nós mesmo assim. Ele nos amou e veio por nós.

Sua fidelidade é incomparável, sem paralelo na terra. Mesmo assim, passemos nossas vidas contemplando e perseguindo a perfeita fidelidade de nosso Salvador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *