O que negligenciar para ter uma vida rica

Que a palavra de Cristo habite ricamente em vocês, ensinando e admoestando uns aos outros com toda a sabedoria, cantando salmos e hinos e cânticos espirituais, com gratidão em seus corações a Deus. ( Colossenses 3:16 )

Este versículo de Colossenses é tão cheio de nutrição que não há como colocar tudo em nossas bocas de uma só vez. Vai demorar algumas mordidas no blog para mastigar.

Hoje, tudo o que quero fazer é mastigar a primeira palavra: “deixe”. Deixe a palavra de Cristo habitar ricamente em você.

Outra maneira de dizer isso é: não impeça a palavra de Cristo de te encher de satisfação. Ou pare de parar.

Aqui está a coisa: muitas vezes somos empobrecidos espiritualmente por não nos deixarmos ser ricos. Em nossas prateleiras ou estrados de cama ou em nossos tablets ou computadores há um cofre de banco de “verdadeiras riquezas” ( Lucas 16:11 ). Mas as bugigangas de palavras mundanas são enganosamente atraentes. Podemos até estar a caminho de gastar nosso tempo (a moeda da vida) nas riquezas do cofre e acabar gastando nas casas de penhores ao longo do caminho.

O que Paulo quer que façamos é negligenciar as coisas que nos tornam pobres e não negligenciar as coisas que nos tornam verdadeiramente ricos.

O que negligenciar

Se a palavra de qualquer pessoa habita em você mais ricamente do que a palavra de Cristo, você é pobre. Você pode ser impressionante em um jantar ou em torno de uma mesa de conferência ou em um pequeno grupo. Mas você é pobre. Está acumulando poeira.

Você não precisa ser admirado entre os literatos ou respeitado na guilda. Não precisa de um patrimônio líquido impressionante. Não precisa ser bem viajado ou bem lido. E Não precisa ser politicamente articulado, ou estar nos blogs de mamães ou no burburinho jovem, inquieto e reformado. Também não precisa ver o filme. Você não precisa ler o romance. Você não precisa parecer moderno.

O que não negligenciar

Mas o que você precisa desesperadamente, mais do que qualquer outra coisa no mundo, é a palavra de Cristo habitando ricamente em você.

Ninguém fala como Jesus Cristo ( Jo 7:46 ). Ele é a Palavra de Deus e a Palavra que é Deus ( João 1:1 ) Ele é a Palavra da Vida ( 1 João 1:1 ) e quando ele fala, sua palavra é viva e ativa ( Hebreus 4:12 ) e ele mostra o caminho da vida ( Salmo 16:11 ) e suas palavras lhe dão esperança, alegria e paz ( Romanos 15:13 ).

Jesus é o único ser humano em toda a história que fala as próprias palavras da vida eterna ( João 6:68 ) e quando você ouve e acredita em sua palavra, ela se torna sua vida ( Deuteronômio 32:47 ), seu alimento ( João 6: 51 ), sua bebida ( João 4:14 ) e sua luz ( Salmo 119:105 ).

Só Jesus tem as palavras de vida. Só ele. É por isso que o Pai nos suplica: “Este é meu Filho amado; ouvi-lo” ( Marcos 9:7 ).

As palavras de todos os outros são poeira nos ventos do tempo e persegui-los é perseguir o vento ( Eclesiastes 1:14 ). As poucas e preciosas palavras úteis, esclarecedoras e até mesmo mortais que preservam a vida são apenas de ajuda superficial para nós e, no final, desaparecerão.

As únicas exceções são aquelas que nos ajudam (e outros) a ouvir a palavra de Cristo.

Deixe-o!

Deixe a palavra de Cristo habitar ricamente em você. Não o negligencie. Ouça a palavra dele. Mergulhe em sua palavra. Memorize sua palavra. Coma e mastigue devagar. Não impeça que isso o beneficie.

Negligencie a TV, blogs, redes sociais, videogames, teatros, revistas, livros, hobbies, tarefas e atividades que o mantêm longe do Vault. Negligencie as empobrecidas bugigangas de palavras que se transformarão em pó em um dia, uma semana ou alguns anos.

Quando se trata de vida, o tempo realmente é dinheiro. O tempo é como você gasta sua vida. Não desperdice. Gaste seu melhor tempo comprando “verdadeiras riquezas”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *