Os olhos que Jesus abriu primeiro

Lucas incluiu o relato da estrada de Emaús ( Lucas 24:13-35 ), sem dúvida, porque era um testemunho poderoso do Jesus ressuscitado por duas testemunhas oculares credíveis (Cleofas provavelmente teria sido conhecido por muitos cristãos de primeira geração). Mas também há algo valioso para ver em como Jesus escolheu se revelar a esses discípulos tristes e cínicos.

* * *

Era domingo à tarde. Cleofas e seu companheiro saíram do Portão Ocidental de Jerusalém, em direção a Emaús. Mesmo um observador casual poderia dizer que a discussão deles foi intensa.

Cerca de quinze minutos de viagem, um homem que eles não reconheceram os ultrapassou. 

“Que conversa é essa que vocês estão mantendo um com o outro enquanto caminham?”

Eles apenas pararam e olharam para ele, estupefatos. A execução de Jesus era a única coisa que as pessoas falavam em Jerusalém. Fora o clímax trágico de uma semana de controvérsias, confrontos e intrigas políticas.

Talvez o “clímax” fosse prematuro. Uma nova reviravolta surgiu naquela manhã. O corpo de Jesus estava desaparecido. Nenhuma declaração havia sido emitida pelo Sinédrio ou pelos romanos. Havia rumores de uma ressurreição. As fábricas de fofocas estavam todas funcionando a plena capacidade.

Cleofas disse: “Você é o único visitante de Jerusalém que não sabe das coisas que aconteceram lá nestes dias?” O homem respondeu: “Que coisas?” “A respeito de Jesus de Nazaré, um homem que foi um profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo”.

Cleofas fez uma pausa, claramente sentindo isso muito profundamente, então continuou: “Mas esperávamos que ele fosse o único a redimir Israel”.

Ele rapidamente enxugou os olhos e começou a andar novamente. 

“Sim, e além de tudo isso, já é o terceiro dia que essas coisas aconteceram. Além disso, algumas mulheres de nossa empresa nos surpreenderam. Eles estavam no túmulo de manhã cedo e, quando não encontraram seu corpo, voltaram dizendo que tinham visto uma visão de anjos, que diziam que ele estava vivo. Alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro e o encontraram exatamente como as mulheres haviam dito, mas a ele não o viram”.

Eles caminharam em silêncio por cerca de um minuto. Então o estranho disse a última coisa que eles esperavam: “Ó néscios e tardos de coração para crer em tudo o que os profetas falaram!” Cleofas olhou para o estranho confuso. Então o homem olhou bem nos olhos de Cleofas e disse: “Não era necessário que o Cristo sofresse essas coisas e entrasse em sua glória?”

Nas duas horas seguintes, esse homem estranho conduziu Cleofas e seu amigo por todas as Escrituras e explicou todas as referências ao Cristo. E ao fazê-lo, o fogo de sua fé que havia se apagado no Gólgota voltou à vida e queimou com aquela esperança familiar, a esperança de que Jesus era realmente o Cristo. Poderia realmente ser verdade? Jesus ressuscitou? Quem era esse homem que tão lindamente deu sentido a tudo o que aconteceu, e ainda assim a princípio parecia sem noção? Havia algo sobre ele.

O sol estava baixo no céu à frente deles quando chegaram a Emaús. 

O estranho deu todas as indicações de que pretendia continuar. Assim, os dois discípulos revividos, quase desesperados, suplicaram-lhe que ficasse pelo menos durante a noite. Eles ficaram muito felizes quando ele concordou.

No jantar, o homem pegou um pouco de pão, separou-o e deu um pedaço a cada um. Assim que o pão tocou em suas mãos, eles reconheceram quem era. Ambos ofegaram. E Jesus desapareceu.

* * *

Por que você acha que esses dois homens foram “impedidos de reconhecer” Jesus por horas (v. 16)? A pista, eu acho, está no versículo 25. Jesus os chamou de “loucos” e “tardos de coração para crer” nas Escrituras. Sua incapacidade exterior de reconhecer Jesus refletia sua incredulidade interior no que as Escrituras revelavam sobre ele.  

Agora, Jesus pretendia totalmente ajudá-los a ver. Mas observe a prioridade da revelação de Jesus: antes de abrir os olhos físicos, ele se propôs a abrir os olhos do coração.

Por quê? Porque era de extrema importância que eles “andassem por fé, não por vista” ( 2 Coríntios 5:7 ).

Jesus sabia que entre sua ressurreição e o pleno estabelecimento de seu reino estaria a era da igreja. 

Sua ascensão se aproximava. Isso significava que esses dois homens, todas as outras testemunhas da ressurreição e todas as gerações de crentes por vir não teriam sua presença corporal como prova ou orientação. Eles teriam que confiar em sua palavra “viva e ativa” ( Hebreus 4:12 ) para “iluminar [seu] caminho” ( Salmo 119:105 ). Após a ascensão, Jesus seria visto através do testemunho inerrante registrado nas Escrituras e do testemunho imperfeito de seguidores cujos olhos do coração foram abertos.

Uma última observação. Quando Deus ordena que as coisas aconteçam contrariamente às nossas expectativas (como Cleofas não esperava que Jesus morresse), são momentos em que somos tentados a duvidar de sua palavra – perder a fé – e, como resultado, perdê-lo de vista. Mas não poder vê-lo não significa que ele não esteja ali andando conosco. Podemos não reconhecê-lo. Esses não são os tempos para negligenciar a Palavra. Em vez disso, esses são os momentos para passar horas procurando. É aí que você começará a recuperar sua visão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *