O que realmente significa que seu corpo é um templo?

É uma frase dita por todos, desde gurus do fitness até puristas nutricionais: Seu corpo é um templo. Mas o que realmente significa que seu corpo é um templo? 

Na Bíblia, a frase vem da primeira carta do apóstolo Paulo aos coríntios, quando ele pergunta: “Não sabeis que os vossos corpos são templos do Espírito Santo, que está em vós, o qual recebestes de Deus? Você não é seu; fostes comprados por um preço. Portanto, honrem a Deus com seus corpos” ( 1 Coríntios 6:19-20 , NVI).

Ao nos lembrar que nosso corpo é um templo, Paulo está falando aqui sobre moralidade sexual e como devemos honrar a Deus com nossos corpos e tratá-los como lugares sagrados, entendendo que o Espírito habita em nós. 

Como cristãos, como podemos lembrar que nosso corpo é um templo? Como os cristãos podem honrar seus corpos de maneira saudável? Vamos dar uma olhada em várias maneiras.

O que é um templo?

É importante entender que um templo é um lugar santo e sagrado. Para os israelitas do Antigo Testamento, o templo era um lugar específico onde o povo podia interagir com Deus, a morada física do Senhor aqui na terra. Quando eles estavam no deserto antes de chegarem à Terra Prometida, Deus fez com que os israelitas construíssem uma tenda de reunião portátil — um tabernáculo — para ser seu templo durante a viagem (ver Êxodo 25-27 ). Moisés entrava na tenda e falava com Deus ali. 

Mais tarde, o rei Salomão construiu um templo não portátil para o Senhor, conhecido como Templo de Salomão, ou o Primeiro Templo. Foi o primeiro templo que os israelitas construíram para Deus. O templo levou sete anos para ser construído e era uma estrutura maciça e ornamentada com cerca de 90 pés de comprimento, 30 pés de largura e 45 pés de altura ( 1 Reis 6 ).

O templo foi destruído quando Jerusalém caiu para a Babilônia, e mais tarde foi reconstruído como “o Segundo Templo” quando os israelitas exilados retornaram. Muito mais tarde, o Segundo Templo foi destruído pelo Império Romano após a morte e ressurreição de Cristo. 

Hoje, a igreja é o templo de Deus. A igreja não é um lugar, mas um povo. Ou seja, em vez de uma estrutura física, é uma reunião de pessoas — um coletivo que busca a Deus, faz sacrifícios por Deus e se conecta com Deus. 

Todo crente cristão individualmente – bem como coletivamente como um corpo – faz parte dessa igreja. Nós somos o templo de Deus. Paulo também nos diz que Cristo é a nossa cabeça e nós somos o corpo ( Colossenses 1:18-19 ).

Como somos como um templo?

Assim como o primeiro e o segundo templos eram lugares de beleza e grandeza bem construídos para serem tratados com respeito e honra, hoje nós também devemos nos tratar da mesma maneira. Embora sejamos pó, e ao pó voltaremos ( Gênesis 3:19 ), fomos bela e gloriosamente criados por Deus, nosso Pai. O Salmo 139:14 nos diz que fomos “feitos de um modo assombroso e maravilhoso”.

Também sabemos que somos amados e preciosos para Deus. Como João 3:16 nos lembra: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Quando Jesus ascendeu ao céu após a ressurreição, ele nos disse que o Espírito Santo habitaria em nós, dando-nos poder para sermos suas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra (Atos 1 : 8 ). Jesus também chama o Espírito Santo de nosso ajudador, “o Advogado” enviado por Deus para nos ensinar tudo o que precisamos saber ( João 14:26 ).

O Espírito Santo é parte de Deus, a trindade que abrange pai, filho e espírito, três em um. Portanto, porque temos alguém tão santo e todo-poderoso dentro de nós, precisamos entender que nós, como vasos terrenos, devemos fazer o que pudermos para ser um templo adequado, apropriado e apropriado para o Espírito.

Quais são as características de um templo digno?

As estruturas do templo de Deus não eram apenas bonitas e ornamentadas, mas também eram feitas de materiais de alta qualidade e estruturalmente sólidas. Eles cheiravam bem, com incenso e outros aromas agradáveis, e eram lugares agradáveis ​​e prazerosos para se passar o tempo. Assim como o Jardim do Éden, onde nos dizem que Deus gostava de caminhar e conversar com Adão e Eva, Deus passava um tempo no tabernáculo com Moisés e com os sumos sacerdotes de Jerusalém no templo. 

Portanto, é bom pensarmos no que podemos fazer com nosso corpo para torná-lo agradável a Deus. Aqui estão alguns elementos:

O autocuidado é o cuidado do templo

Uma coisa que podemos fazer é cuidar do nosso corpo, tratando-o com cuidado e respeito. Devemos dormir o suficiente para que nosso cérebro e músculos sejam revigorados e capazes de fazer a obra de Deus. Devemos comer alimentos nutritivos, escovar os dentes, lavar-nos e fazer exercícios para manter nosso corpo em boas condições de funcionamento.

Afaste o Mal 

Outra coisa que podemos fazer é manter o mal longe de nossos corpos. Não devemos usar nosso corpo para fazer coisas que não fazem parte do plano de Deus. Sabemos que Deus nos criou homem e mulher, e sabemos que Deus quer que desfrutemos do amor dentro dos limites do casamento . Não devemos cometer imoralidade sexual ou promiscuidade, seja adultério ou fornicação. 

Também não devemos poluir nossos corpos com toxinas, seja o excesso de álcool que leva à embriaguez, o uso de drogas ou a má qualidade do ar.

Uma dieta de alimentos fritos e gordurosos com baixo valor nutricional também não é uma boa maneira de tratar nosso corpo.

A saúde emocional também desempenha um papel

Mas cuidar de nosso corpo como um templo não se trata apenas de cuidados físicos. Cuidar de nossas necessidades de saúde emocional e mental também é uma prioridade. Nosso humor pode afetar muitas coisas. Estar em um estado de espírito deprimido ou ansioso pode afetar tudo, desde nossa pele até nossos padrões respiratórios e a quantidade de sono que dormimos à noite. Fazer o que pudermos para melhorar nossa saúde emocional e mental é importante. Isso pode incluir passar um tempo regular com amigos e outras pessoas solidárias, dedicar tempo para brincar e desfrutar de prazeres simples ou trabalhar com um terapeuta.

Assuntos de Saúde Espiritual

Por fim, manter nossos templos em alinhamento espiritual adequado é outra maneira de cuidar de nós mesmos. Um templo deve estar sempre em conexão com Deus. Vamos fazer o que pudermos para permanecer no caminho certo com Deus. Como Provérbios 4:26-27 nos lembra: “Pense bem nas veredas para os seus pés e seja firme em todos os seus caminhos. Não vire à direita ou à esquerda; guarda o teu pé do mal.” Permaneça apaixonado por Deus. Ore e converse com ele sempre. Passe tempo em adoração e em comunhão com outros cristãos. Leia a Bíblia. Medite e louve ao Senhor. Todas essas coisas são críticas para um templo bem conservado.

Estas são apenas algumas sugestões para tratar bem o seu “templo”. Lembre-se: somos amados por Deus, criados para Sua boa obra e Sua vontade. 

Jesus morreu uma morte horrível, dolorosa e humilhante na cruz por nós e, por causa disso, ele nos lavou e pagou nossa dívida de pecado. Agora, nós que pertencemos a ele temos o Espírito Santo em nossos corações. 

Lembremo-nos que precisamos honrar a nós mesmos para que Deus possa nos usar bem, e honrar o sacrifício que Cristo fez por nós. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *