O que significa O Espírito está pronto mas a carne é Fraca?

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Marcos 14:38

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Mateus 26:41

Havia chegado o momento que mudaria para sempre a história da humanidade, o Justo, o Príncipe da Paz, seria torturado, humilhado e crucificado, essa é a parte visível, mas teria de encarar ainda algo mais terrível e de difícil compreensão humana, receber o pecado de todos e a o juízo divino sobre sí, experimentaria pela primeira vez a separação do Pai.

Jesus e os Discípulos

Jesus vai até o Gêtsemani e diz aos discípulos para agurdá-lo enquanto ora, pede para que 3 deles (Pedro, e a Tiago, e a João) permaneçam vigilantes, depois de orar brevemente, ao retornar Jesus encontra os discípulos dormindo. Nesse momento então ele diz:

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Marcos 14:38

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação

A grande tentação dos discípulos, naquele momento, era negar a Cristo sob a influência do medo. Jesus já havia deixado isso claro nos versículos anteriores:

E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás. Mas ele disse com mais veemência: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de modo nenhum te negarei. E da mesma maneira diziam todos também. Marcos 14:30,31

E assim, nosso Senhor dá aqui o verdadeiro remédio contra a tentação de toda espécie; ou seja, vigilância e oração – vigilância, contra os desígnios e sutilezas do diabo; e oração, para a providência divina atuar em nosso favor.

A palavra vigiai não é entendida muitas vezes pelos cristãos, pode ser considerado um aviso em estar atento para não pecar, mais do que isso, estar alerta para não se perder com as distrações desse mundo, que em um sentido mais amplo nos tornaria aptos com ações sempre voltadas ao Reino.

Muitas vezes me perguntam se determinada atividade ou ação é pecado, eu procuro sempre mudar o foco da pergunta, mostrando que deveríamos pensar em que aquela ação ou atitude tem proveito no Reino, acredito que esse tipo de questionamento é mais saudável para o corpo de Cristo em geral.

o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca

Aqui nosso Senhor graciosamente e com extrema misericordia encontra desculpas para eles. É como se dissesse: “Eu sei que no coração e na mente vocês possuem um desejo intenso de estar junto a mim, mesmo diante das ameaças de morte dos judeus. Mas sei também que a sua carne é fraca, que nos momentos de medo e terror a carne supere a confiança e a fé e vocês venham a esmorecer. Ore, então para que a fraqueza da carne não supere a força do espírito.”

Quer ver um cristão cair em determinada tentação é no momento em que ele se acha com fé suficiente para enfrentá-la, um cristão não flerta com o perigo, se manter em oração e longe das tentações é a melhor forma de superar a fraqueza da carne.