Onde exatamente está a linha para os cristãos no entretenimento de hoje?

No início deste ano, o lançamento de um novo filme provocou muita controvérsia entre os cristãos. O filme foi baseado em um livro escrito e publicado por um autor cristão que teceu a mensagem bíblica da redenção ao longo de suas páginas; assim, o público-alvo do filme era cristão.

Esta não foi a primeira vez que o romance provocou debate entre os evangélicos. A preocupação com a adaptação na tela, a produção secular e a representação hollywoodiana de tópicos sexualmente sensíveis alimentou o debate em andamento “você deve ou não assistir”.

Crescendo, minha mãe, que tinha um talento especial para trazer Deus em todas as situações, frequentemente ligava da cozinha enquanto eu passava pelos canais de TV: “Deus aprovaria você assistindo a esse programa?” Ou, quando eu cantava alegremente letras de músicas populares, ela perguntava: “Você pediria ao Senhor que cantasse essa música?” Quando adolescente, achava essas perguntas incessantes irritantes, não apreciavam seus esforços para me responsabilizar espiritualmente. 

No entanto, hoje, como um adulto mais maduro e cristão, aprecio ter um pai que interveio. 

Ainda assim, agora devo me responsabilizar por fazer essas mesmas perguntas ao decidir quais programas assistir, livros para ler ou músicas para tocar.

Então, e se minha crença do que é aceitável e apropriado para um crente difere da de outros crentes? Se eu honestamente não sinto vergonha ou culpa diante do Senhor ao fazer certas escolhas, qual deve ser minha resposta para uma irmã em Cristo que sente exatamente o oposto (ou vice-versa)? Onde, exatamente, deve ser traçada a linha para os cristãos no mundo do entretenimento de hoje, uma vez que, obviamente, o Espírito Santo não nos condena a todos no mesmo grau?

Não é tão preto e branco

Alerta de spoiler: nenhuma linha na areia delineia o que é sempre apropriado ou inadequado para todos os cristãos. Como uma pessoa que vive em absolutos, eu gostaria que a Palavra de Deus explicasse quais shows evitar, quais livros queimar e quais marcas boicotar, mas para meu desgosto, a Bíblia não faz isso; em vez disso, o Senhor nos deu algumas instruções bastante precisas, juntamente com numerosos princípios bíblicos e a habitação do Espírito Santo para nos guiar em nossa tomada de decisão. 

Muitos acham o espaço entre legalismo (regras e lei) e liberdade cristã (liberdade e graça) difícil de navegar, então tendemos a oscilar entre os dois. O livro de Brett McCracken, Gray Matters, incentiva os leitores a resistir a um conceito de tudo ou nada de engajamento cultural, argumentando que “o consumo saudável de cultura honra a Deus, enriquece a vida do cristão, fortalece a comunidade e avança a missão cristã”. 

Ele exorta os crentes a se tornarem consumidores de cultura sábios e discriminadores, para que possamos “integrar melhor nossa identidade cristã com nossos hábitos de consumo cultural”. Em suma, Deus nos chamou para viver e nos envolver no mundo sem nos tornarmos como o mundo.

Então, como podemos diferenciar entre convicções pessoais e o que o Senhor considera inegociável sem nos tornarmos hipócritas , julgadores, endurecidos e ofensivos? Em outras palavras, como os crentes tementes a Deus se tornam “consumidores” que honram a Cristo de sua cultura?

Respostas das Escrituras

Como mencionado anteriormente, embora as Escrituras nem sempre declarem um “sim ou não” definitivo em relação a todas as formas ou peças de entretenimento disponíveis, elas nos direcionam para cima e para a frente à medida que viajamos pela vida. Algumas direções são imperativos diretos como PARE ou NÃO ENTRE, mas muitos simplesmente nos alertam para proceder com cautela devido ao perigo potencial. E como os sinais de trânsito da vida real, os das Escrituras também servem para proteger e preservar, mantendo-nos no caminho certo. 

Ao se perguntar se algo é apropriado, lembre-se de Romanos 12:2 : “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se renovando sua mente. Então você pode testar e aprovar a vontade de Deus — sua boa, agradável e perfeita vontade.” Este versículo fundamental levanta questões pungentes que nos direcionarão para ou para longe das muitas avenidas de entretenimento e lazer acessíveis. 

Isso concorda ou contradiz a vontade clara e explícita de Deus para minha vida? ( Miquéias 6:8 )

Isso resulta em meu pensar e agir mais como o mundo ao meu redor ou como Cristo?

Sabendo muito bem que as ações procedem dos pensamentos, o apóstolo Paulo nomeou sucintamente o que os crentes da Igreja em Filipos deveriam se concentrar para se comportar no mundo ao seu redor com justiça: “Finalmente, irmãos e irmãs, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre , tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas” ( Filipenses 4:8 ). através da lista de verificação espiritual que Paulo escreveu no versículo acima e pergunte a si mesmo:

Isso reflete ou desvia a Verdade de Deus e Seu projeto excelente e perfeito para Sua criação?

Isso expressa justiça e pureza?

O Senhor acha este passatempo louvável?

Em Efésios 4:22-24 , Paulo novamente nos exorta a examinar nossos corações e mentes, pois eles, em última análise, ditam como vivemos. “Você foi ensinado, com relação ao seu antigo modo de vida, a se despojar do seu velho eu, que está sendo corrompido por seus desejos enganosos; ser renovado na atitude de suas mentes; e revestir-se do novo eu, criado para ser semelhante a Deus em verdadeira justiça e santidade”. O auto-exame geralmente envolve nos fazer perguntas difíceis extraídas da Palavra de Deus, mas ao fazê-lo, o Espírito Santo revela o que devemos ou não fazer. 

Essa atividade contraria ou apoia a nova vida que Cristo deseja para mim?

Eu priorizo ​​cada vez mais o prazer sobre a justiça?

Este passatempo desperta desejos pecaminosos, fazendo-me querer voltar à minha vida anterior sem Cristo?

O que é bom para mim pode não ser bom para você

Em minha busca para entender por que cristãos sinceros têm convicções diferentes, Romanos 14 provou ser extremamente útil. Paulo, escrevendo para a igreja em Roma, explicou que alguns crentes participavam livremente de certas coisas, enquanto outros se sentiam condenados e assim se abstinham. Como isso é possível? Consciência pessoal.

Deus nos deu uma consciência (não estou falando sobre o pequeno demônio e anjo que sussurra em nossos ouvidos) para determinar o que é certo e errado aos Seus olhos. Dependendo da fase da vida, alguns podem ter uma consciência “mais fraca” ou mais sensível; portanto, eles podem ser vistos como legalistas ou excessivamente piedosos e hipócritas. Por outro lado, eles podem perceber aqueles que se engajam em atividades das quais se absteriam como se aproveitando da graça de Deus sem lei. Paulo abordou ambos os pontos de vista em Romanos 14 . 

As convicções de alguém, ou a falta delas, podem afetar a reputação de alguém e até afastar as pessoas do Evangelho. Devemos humildemente pedir ao Senhor que nos convença de nosso próprio pecado e nos dê força para resistir ao mal de qualquer forma, pois Ele nos considera individualmente responsáveis ​​por nossas ações, independentemente de nosso poder de consciência. 

Além disso, devemos pedir graça e sensibilidade ao encontrar outros em Cristo que nem sempre compartilham as mesmas convicções que nós. 

Certas atividades podem ser permitidas para uma pessoa, mas não para outra; portanto, devemos ser sensíveis a essa realidade para não cairmos em qualquer atividade que desagrade ao Senhor ou faça com que outros façam o mesmo. Por exemplo:

É melhor não participar de uma viagem de compras de fim de semana se os gastos fora de controle forem uma luta.

Evite participar de qualquer coisa que desperte desejo sexual se você ou alguém de sua empresa lutar contra a tentação sexual. 

Se houver um histórico de consumo de álcool ao ponto de embriaguez, evite-o completamente.

Estes são apenas alguns exemplos

Existem inúmeras situações que devemos pedir ao Senhor para nos ajudar a navegar. Mas, vou notar que Paulo é muito claro sobre como devemos responder àqueles que lutam com sua fé nesta área. “Portanto, deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, tome a decisão de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho de um irmão ou irmã” ( Romanos 14:13 ). Portanto, por respeito e amor pelos outros, mesmo que sintamos que não há problema em assistir, ler ou ouvir algo, devemos nos abster se isso fizer com que outros tropecem ou prejudiquem nosso testemunho.

Já tive temporadas em que me apoiei fortemente em minha liberdade cristã, sabendo que estava usando a graça como desculpa para meu comportamento pecaminoso. Houve outras vezes em que passei para o outro lado, julgando e criticando aqueles que diferiam em suas convicções. 

É inapropriado se você achar que precisa justificar, convencer a si mesmo ou esconder suas ações dos outros. Por outro lado, se você priorizou o propósito de Deus para você e pode se envolver livre e abertamente sem culpa ou convicção, mesmo que seja diferente de outros crentes, não aceite a vergonha. Eu encorajo você a se comprometer com a oração , um espírito humilde e um desejo do coração que busca honrar o Senhor em todas as áreas da vida. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *