Os Salmos sabem o que você sente

Que tudo que tem fôlego louve ao Senhor! Louve o Senhor! (Salmo 150:6)

O primeiro e o último salmos nos dizem muito sobre o que Deus quer que vejamos e ouçamos em todos os salmos. O primeiro é citado com muito mais frequência do que o último:

Bem-aventurado o homem
     que não anda segundo o conselho dos ímpios,
nem se detém no caminho dos pecadores,
     nem se assenta na roda dos escarnecedores;
mas o seu prazer está na lei do Senhor,
     e na sua lei medita dia e noite.
 ( Salmo 1:1-2 )

O Salmo 1 nos diz que as pessoas mais felizes e frutíferas, em qualquer lugar da terra e em qualquer momento da história, serão aquelas que mais se deleitarão nas palavras de Deus. As palavras deste livro – e de todos os outros livros da Bíblia – devem ser lidas lentamente, lidas e saboreadas. E não apenas por alguns minutos por dia, mas ao longo do dia. O salmo é um convite para a vida rica e recompensadora de meditação .

Se o primeiro salmo nos diz como ouvir de Deus, porém, o último salmo nos diz como responder. Almas humildes, sábias e felizes permitem que Deus tenha a primeira palavra, mas encontrá-lo eventualmente extrai palavras delas. Como os discípulos, “não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos” ( Atos 4:20 ). Como Deus encerra 150 salmos? Com uma clara acusação e refrão: “Tudo o que tem fôlego louve ao Senhor! Louve o Senhor!”

O Salmo de encerramento

Qualquer um pode discernir o que o último salmo quer que façamos em resposta ao que Deus disse. Todas as treze linhas fazem o mesmo ponto: “Louvado seja o Senhor!”

Não importa onde estejamos e quão sombria ou difícil nossa vida se torne, sempre temos motivos para louvar nosso Deus – parar e adorá-lo por quem ele é e pelo que ele fez. “Louvai-o por seus feitos poderosos; louvai-o segundo a sua excelente grandeza!” ( Salmo 150:2 ). Nossas razões para louvá-lo – seus feitos poderosos e sua glória sobre tudo – sempre eclipsam e superam o que sofremos, e ainda mais agora que Cristo veio, morreu e ressuscitou. Deus não minimiza ou negligencia nosso sofrimento, mas sua bondade para conosco sempre supera as provações que ele nos impõe. E assim o salmista pode dizer a cada um de nós, em cada momento de nossas vidas: “Louvado seja o Senhor!”

Os salmos, no entanto, não são um simples coro repetido várias vezes, mas uma sinfonia, repleta de tantas experiências e emoções quanto os humanos suportam e sentem. Os cinco livros que compõem Salmos são realmente uma aula de mestre na adversidade humana.

Louvor através da mágoa

Quando pensamos nos salmos, podemos ser tentados a pensar que são simples, positivos e repetitivos, mas dão voz a todo o espectro de tristeza e sofrimento.

Você se sente abandonado por Deus? Os salmos sabem o que você sente: “Ó Senhor, por que lanças fora a minha alma? Por que você esconde seu rosto de mim?” ( Salmo 88:14 ).

Algum medo está ameaçando consumi-lo? Os salmos sabem o que você sente: “Quando estou com medo, confio em você. Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus eu confio; não terei medo. O que a carne pode fazer comigo?” ( Salmo 56:3-4 ).

Alguém tentou tornar sua vida miserável? Os salmos sabem o que você sente: “Mais em número do que os cabelos da minha cabeça são os que me odeiam sem motivo; poderosos são os que querem me destruir, os que me atacam com mentiras” ( Salmo 69:4 ).

Você precisa de sabedoria sobre uma situação ou decisão difícil? Os salmos sabem o que você sente: “Ensina-me, ó Senhor, o caminho dos teus estatutos; e vou mantê-lo até o fim. Dá-me entendimento, para que eu guarde a tua lei e a observe de todo o meu coração” ( Salmo 119:33-34 ).

Você já foi traído por alguém que você ama? Os salmos sabem o que você sente: “Não é um inimigo que me insulta – então eu poderia suportar; não é um adversário que me trata com insolência — então eu poderia me esconder dele. Mas é você, um homem, meu igual, meu companheiro, meu amigo íntimo” ( Salmo 55: 12-13 ).

E através de montanhas e vales, através de provações e triunfos, através de êxtase e agonia, ouvimos um fio comum e belo: louvor. Na agonia do medo, louve. Quando vulnerável, elogie. Ou na dor da traição, elogie. O elogio nem sempre soa igual, mas ainda o ouvimos, em todas as circunstâncias. E assim o livro termina, após cada alta e cada baixa, com uma chamada: “Louvai-o. . . . Elogie-o. . . . Elogie-o.” Você pode elogiá-lo onde você está agora?

Com o que você tem

Podemos ser tentados a ignorar os versículos do Salmo 150:3-5 :

Louvai-o com som de trombeta;
  Com alaúde e harpa!
Com pandeiro e dança;


     louvá-lo com cordas e tubos!
Louvai-o com címbalos sonoros;
     louvai-o com címbalos barulhentos!

Não há tantos alaúdes, harpas e pandeiros na maioria dos cultos modernos. Os instrumentos específicos não são o ponto, no entanto. O ponto é que Deus merece mais do que nossas palavras.

Ele merece nossas palavras: “Tudo o que tem fôlego louve ao Senhor!” Deus fez pulmões, cordas vocais e oxigênio, em última análise, para que pudéssemos usá-los para adorá-lo. O propósito da respiração é o louvor. Mas as palavras ficam aquém de sua grandeza. Sentimos isso quando oramos e cantamos, não é? Parece verdade, e ainda assim tão inadequada. Devemos nos sentir assim. A inadequação de nossa adoração nos lembra que Deus é sempre melhor do que podemos compreender ou expressar, e nos leva a encontrar maneiras mais criativas de dizer isso a ele.

Podemos pegar uma trombeta ou alaúde ou harpa. Sacudir um pandeiro ou começar a dançar. Podemos bater um par de pratos juntos. Ainda mais do que instrumentos, porém, “apresentamos [nossos] corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o nosso culto espiritual” ( Romanos 12:1 ). Fazemos elogios com nossas vidas – com nossas decisões, nossas conversas, nossos gastos, nosso tempo.

Então, em quaisquer circunstâncias que Deus lhe deu, e com qualquer energia e recursos que ele lhe deu, louve ao Senhor por quem ele é e por tudo que ele fez por você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *