Preso entre o mundo e Deus: Como eu quase morri na indecisão

Alguns textos marcam você para a vida. Como Jacó, você luta com eles e, embora saia com uma bênção, você sai mancando. Você pensa diferente. Ora de forma diferente. Você ama, fala e age de forma diferente. A vida como era antes não pode ser mais.

A pergunta de Elias ao povo vacilante de Israel tem sido um texto para mim. Como um jovem estudante universitário, sozinho em meu dormitório com uma Bíblia que eu tinha acabado de começar a ler, cheguei à conclusão:

Por quanto tempo você vai mancar entre duas opiniões diferentes? Se Javé é Deus, siga-o; mas se Baal, então siga-o. ( 1 Reis 18:21 )

Quando eu li no meu futon, foi como se eu tivesse testemunhado a cena se desenrolar em primeira mão.

“É você, perturbador de Israel?” O rei perverso dirigiu-se ao profeta que ele havia caçado como um cervo na floresta. Ele zombou. Nem sempre a presa chamava o caçador ou o peixe, o pescador. Mas aqui, sem armas e sozinho, o profeta emergiu de seu esconderijo para desafiar seu perseguidor e todos os seus profetas a um confronto público.

“Eu não perturbei Israel, mas você e a casa de seu pai, porque você abandonou os mandamentos do Senhor e seguiu os baalins”, respondeu Elias. “Agora, pois, envia e ajunta todo o Israel a mim no monte Carmelo, e os 450 profetas de Baal e os 400 profetas de Asherah, que comem à mesa de Jezabel” ( 1 Reis 18:18-19 ).

Acabe obedeceu alegremente.

As notícias se espalham rapidamente; o povo de Israel clamava ao redor para ver o espetáculo. Tomei meu lugar entre as massas. A excitação era palpável enquanto os profetas e seus deuses se preparavam para a guerra. O rei de Baal e seu exército de profetas estavam em um canto; o profeta do Senhor se aproximou sozinho, tomando sua posição no outro.

Perfurado sem arma

No entanto, enquanto o profeta avançava em direção à montanha para enfrentar as centenas de profetas, os olhos de fogo de Elias pousaram em outro lugar. Ele olhou para nós , aproximou-se de nós . O competidor caminhou até a multidão, lentamente nos olhando, e levantou a voz para que todos ouvissem.

Por quanto tempo você vai mancar entre duas opiniões diferentes? Se Javé é Deus, siga-o; mas se Baal, então siga-o. ( 1 Reis 18:21 )

Sem armas, ele atirou a primeira flecha. Sem espada, ele me cortou no coração. Sozinho, estremeci ao ouvir outro falar.

Ao ler essas palavras, uma vida inteira de indecisão espiritual passou diante dos meus olhos. Tomou forma antes de mim. A criatura anfíbia, fruto de um mundanismo vigoroso e religiosidade frágil, ergueu a cabeça. Tinha a horrível beleza de um demônio. Este anjo de luz agradou e acalmou minha consciência semi-acordada por toda a vida, permanecendo falso o suficiente para condenar minha alma.

Esse deus que eu seguia não se importava com a mornidão – os começos e paradas, os meandros do que eu considerava ser a devoção cristã. Nenhum dos meus profetas me interrompeu, nem protestou quando eu segui meu próprio caminho. Por mais de uma década, meu deus foi complacente, educado, civilizado. Ele não pediu muito, nem me ameaçou, nem me pediu para fazer qualquer coisa que eu já não concordasse. Ele estava sentado no canto do mundo, apenas sorrindo para mim, sua amada.

Se Ele É Deus

O profeta, no entanto, serviu a outro Deus. Um Deus ciumento. E este profeta queimou com o fogo de seu Mestre. Elias decidiu que, se estivesse caminhando precipitadamente para a morte, deixaria seu povo desanimado com uma pergunta simples: por quanto tempo, ó pássaro infiel, você vai esvoaçar para frente e para trás entre dois galhos?

Nós, o povo, éramos os únicos indecisos diante daquela montanha. Os sacerdotes de Baal estavam decididos, a ponto de derramar seu sangue. Eles se cortaram com espadas para invocar uma resposta de Baal. O rei Acabe também foi decidido. Ele e sua perversa esposa Jezabel caçaram os profetas de Yahweh e festejaram com os de Baal. Elias estava decidido. Ele ficou sozinho diante de uma legião espiritual das trevas, certo de que seu Deus poderia engolir todos esses poderosos peixinhos.

Com isso, um pensamento quase novo pressionou minha mente: Um Deus, se ele é Deus, deve ser totalmente seguido. Qualquer Deus verdadeiro deve ser completamente obedecido. Ele exigiu uma decisão. Ele deve ser a realidade mais importante na vida de alguém. Então, a surpreendente conclusão que professei durante anos finalmente me alcançou: eu acreditava que Deus existia. Um ser eterno, uma Pessoa infinita, um monarca supremo.

Elias me olhou nos olhos e disse: Se o mundo ou sua carne ou você mesmo é deus – siga-os. Coma, beba, pois amanhã você morre. Mas se o Deus da Escritura é Deus, então a razão, a justiça e a própria sanidade clamam em voz alta: Se este Deus Glorioso, Poderoso e Belo quiser você, você deve segui-lo – sem reservas, inquestionavelmente, sem hesitação.

Como eu respondi ao profeta?

“E o povo não lhe respondeu uma palavra” ( 1 Reis 18:21 ). Juntei-me à multidão em solene silêncio .

Os mais ousados ​​entre nós seguraram a língua. Caras durões não protestaram. Nem um pio foi ouvido diante da montanha; todos os bicos foram parados. O que poderíamos dizer em nossa defesa?

Se Cristo é Deus

Antes que o sol batesse sobre os profetas abandonados e ensanguentados de Baal, antes que o fogo caísse do céu e desse a vitória decisiva ao desfalcado Elias, antes que o povo se reunisse e matasse os sacerdotes e Elias corresse para salvar sua vida, a pergunta do profeta me queimou: Até quando você continua indeciso?

Quantos dias, meses e anos se passarão enquanto você ainda finge ter se decidido? “Se Cristo é Deus, siga-o . Se o mundo, siga-o.”

A pergunta de Elijah perdeu o sentido? Para outros que não se recusam a associar-se com Jesus, mas simplesmente o adicionam a uma coleção de outras lealdades: “Até quando você vai ficar esvoaçando entre dois ramos?” Entre Cristo e o amor ao dinheiro. Entre Cristo e este mundo. Cristo e seu pecado favorito. Entre Cristo e sua vida confortável e ininterrupta.

Por quanto tempo, cristão professo, você também viverá sem coração, semi-curvado? Por quanto tempo mais você persistirá com compromissos semiconscientes com Cristo? Quanto tempo você vai pensar em dar a ele o troco de sua atenção, as contas desfeitas de suas afeições? “Se Jesus é Deus, siga-o; mas se sua namorada é deus, sua reputação é deus, seus prazeres terrenos e sua carreira são deus – então siga-os.”

Todo Poderoso

“Eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso” ( Êxodo 20:5 ). “Derrubarás os seus altares, quebrarás as suas colunas e cortarás os seus aserins (pois não adorarás outro deus, porque o Senhor, cujo nome é Zeloso, é um Deus zeloso)” ( Êxodo 34:13-14 ). Não se pode brincar com o fogo consumidor por muito tempo.

O Deus cristão é Deus, e ele não ficará de braços cruzados dentro de um panteão de outros deuses e prazeres. Ele não entretém rivais. A amizade com o mundo é adultério e inimizade contra ele .

Caro leitor, seu Jesus é realmente Deus? Se ele é Deus – e o Jesus da Bíblia é Deus – então siga-o. Anseio que o fogo volte a cair, suplicando a Elias: “Responde-me, ó Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, ó Senhor, és Deus, e que voltaste o coração deles” ( 1 Reis 18: 37 ).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *