Por que alguns livros foram excluídos da Bíblia?

Por algumas Bíblias contém livros extrabíblicos? Por que alguns livros foram excluídos da Bíblia?

O Cânon

A Bíblia como a temos hoje, que consiste em 66 livros, foi definida diante de um processo muito longo, com muita análise.

A igreja foi capaz de discernir quais dos livros foram realmente inspirados por Deus e que não pertenciam à Bíblia, então, como eles sabiam quais pertenciam e quais não?

Aparentemente, foram os primeiros pais da Igreja que influenciaram fortemente quais livros estariam na Bíblia e quais livros seriam rejeitados.

Os homens de Deus confiáveis ​​como Policarpo, Flávio Justino, Tertuliano, Orígenes, Eusébio, Atanásio, Jerônimo, Agostinho e outros, lideraram a aceitação lenta e cuidadosa dos livros no Novo Testamento, tal como o conhecemos hoje.

Foi muito cedo na história da igreja que a grande maioria dos livros foi aceita pela igreja como uma Escritura, principalmente porque a liderança e a associação da igreja as aceitaram como sendo de Deus.

Os livros do Novo Testamento também se encaixam no contexto do que foi no Antigo Testamento, especialmente porque muitas das citações dos autores do Novo Testamento foram citações tiradas diretamente do Antigo Testamento. Isso pode explicar por que a igreja primitiva, predominantemente judaica, conseguiu aceitar os livros do Novo Testamento com tanta facilidade.

Livros Perdidos

Alguns supostos “livros perdidos” da Bíblia que de alguma forma haviam sido perdidos, surgiram recentemente com a afirmação de que estes também deveriam fazer parte das Escrituras, e alguns ainda têm outros evangelhos que eles acreditam que deveriam estar na Bíblia, mas a grande maioria dos estudiosos da Bíblia rejeitaram eles, e por uma boa razão.

Um exemplo é o Evangelho de Judas, que contradiz completamente os quatro evangelhos que temos, como quando Judas foi dito ter traído Cristo, porque ele foi ordenado pelo Senhor, mas outras falsidades flagrantes neste livro incluem Jesus supostamente casando com Maria Madalena, e mesmo alegando ter tido filhos por ela, mas não há evidências bíblicas ou históricas para apoiar isso, então foi uma decisão fácil de rejeitar o Evangelho de Judas hoje.

Outros falsos evangelhos ou livros da Bíblia incluem: os Segredos de Enoque, o Conflito de Adão e Eva com Satanás, Salmos de Salomão 4, o Evangelho de Filipe, o Apocalipse de Pedro e o Evangelho de Maria, e você não tem que ser um estudioso da Bíblia para ver que esses livros não são consistentes com os 66 livros da Bíblia.

Eles claramente não se encaixam contextualmente e doutrinariamente com as Escrituras. Muitos outros livros como 1 Macabeus, a Sabedoria de Salomão e outros livros são o que chamamos de Apócrifos, e esses livros nunca foram aceitos como inspirados por Deus e todos esses livros foram rejeitados pelos judeus.

Eles têm alguns fatos históricos interessantes, mas também têm erros flagrantes, e Jesus e os apóstolos nunca citaram esses livros, os judeus os rejeitaram como as Escrituras, e até o dia de hoje, recusaram acreditar neles como parte do Antigo Testamento.

Talvez seja por isso que o apóstolo Paulo disse: “mesmo que nós, ou um anjo do céu, vos pregamos um evangelho contrário ao que nós te pregamos, seja amaldiçoado” (Gálatas 1: 8), e esses livros pregam outro gospel; um evangelho não de Deus.

Exemplos de falsas escrituras

Hoje, e por milhares de anos, os Apócrifos não foram considerados parte do Cânon sagrado, e por uma boa razão. Esses livros contêm uma grande quantidade de erros doutrinários, como em Tobias, há o comando para usar a magia (Tobias 6:5-7), que o perdão dos pecados vem da amamentação (Tobias 4:11; 12:9), e devemos fazer ofertas de dinheiro pelos pecados dos mortos (2 Macabeus 12:43-45).

Tudo isso contradiz claramente a doutrina bíblica de que nossos pecados são perdoados somente por Cristo e Seu sangue derramado.

Esses livros contêm erros doutrinários sérios, mas também possuem erros históricos. Por exemplo, o Livro de Judith afirma que Nabucodonosor era o rei dos assírios quando ele era o rei dos babilônios, e Baruque afirma que os judeus serviriam em Babilônia por sete gerações (Baruc 6:2), mas Jeremias 25:11 afirma claramente que seriam 70 anos, portanto, estes não são apenas problemas menores …

Existem questões doutrinárias sérias com dezenas de erros históricos, por isso não são confiáveis ​​e não devem ser considerados parte da inspirada Palavra de Deus, que é perfeita e sem erros. Os 66 livros da Bíblia não são um produto do homem, mas a Palavra de Deus inspirada (1 Tim 3:16).

Testados pelo tempo

Podemos saber que os 66 livros na Bíblia que atualmente temos são a Palavra de Deus inspirada porque as dezenas de profecias que foram escritas centenas, e às vezes, milhares de anos antes, de fato aconteceram, e eles ocorreram exatamente como profetizados.

O Antigo Testamento foi amplamente aceito como inspirado por Deus e há muito tempo foi considerado como a própria Palavra de Deus. No ano 180 dC, todos os livros do Novo Testamento na Bíblia (com a única exceção, sendo 2 Pedro) foram citados diretamente pelos líderes da igreja, então a igreja primitiva era clara sobre o que era considerado Escritura e o que não era, e apesar de algumas igrejas hesitarem nos livros de Tiago, Judas, 2 e 3 João, 2 Pedro, Hebreus e Apocalipse, todos os outros livros da Bíblia foram universalmente aceitos pela igreja.

Também é importante notar que os primeiros líderes da igreja nunca usaram livros não canônicos ou apócrifos em seus escritos ou ensinamentos, e nunca trataram esses outros livros com o mesmo tipo de reverência e autoridade que fizeram nos livros do Novo Testamento.

A igreja primitiva não estava tão longe de estudar os ensinamentos de Jesus, que na época chamavam “a doutrina do apóstolo” (Atos 2:42), então, mesmo na igreja do primeiro século, eles enfatizavam os ensinamentos de Jesus e eles eram de tão suprema importância, que os autores do evangelho foram inspirados por Deus para registrar o ministério terrestre do Messias.

Conclusão

Eu acredito que podemos confiar na Bíblia que temos hoje … a Bíblia que contém 66 livros, escrito por cerca de 40 autores, porque mostrou ser a Palavra de Deus viva e ativa que até pode penetrar nossos pensamentos, intenções e motivos do coração (Heb 4:13).

As muitas profecias cumpridas, as milhares de descobertas arqueológicas e a Palavra de Deus fornecem mais do que o suficiente para que possamos saber que, quando retomamos a Bíblia, é Deus quem nos fala; É a Sua Palavra inspirada; e é tudo o que precisamos saber para ser salvo.

Os outros livros tanto apócrifos como achados recentemente, possuem erros históricos, contradições com as escrituras e falhas doutrinárias, e por esse motivo são rejeitados.

Fonte: WhatChristiansWantToKnow