Por que devemos entender o evangelho corretamente

Verdade e precisão é o primeiro e mais importante princípio dos cinco princípios do jornalismo. É o princípio fundamental, e por boas razões. Há a óbvia questão ética relacionada à própria definição de jornalismo. Jornalismo é a profissão que descobre e divulga os fatos sobre acontecimentos e pessoas. Repórteres relatam realidades. Eles explicam o que aconteceu da melhor maneira que podem entender. Sem verdade e precisão, o jornalismo não é realmente jornalismo. É propaganda.

Além disso, há o aspecto comercial disso. Verdade e precisão são fundamentais, não apenas para o jornalismo, mas para o sucesso de longo prazo de qualquer empreendimento comercial. No caso das notícias, os correspondentes que relatam histórias imprecisas perdem a credibilidade para si e para suas empresas. Se isso acontecer com muita frequência, esses tipos de correspondentes são demitidos e as empresas que os toleram acabam fechando.

O apóstolo Paulo compartilhou o valor da verdade e precisão que os jornalistas modernos têm hoje. Ele estava particularmente preocupado com isso quando se tratava de relatórios do evangelho. É por isso que ele advertiu a antiga igreja na Galácia tão fortemente sobre qualquer um que pregasse um falso evangelho. Veja o que ele escreveu em uma carta para eles:

Mas, ainda que nós ou um anjo do céu vos anuncie um evangelho diferente daquele que vos pregamos, que seja amaldiçoado. Como já dissemos, agora repito: Se alguém vos pregar um evangelho diferente daquele que recebestes, seja anátema. (Gálatas 1:8–9)

Este é um aviso muito forte, o mais forte possível. O apóstolo Paulo achava que as pessoas que pregavam um falso evangelho mereciam muito mais do que serem demitidas de seus empregos ou fecharem suas agências de notícias. Eles mereciam ser amaldiçoados. O que isso significa?

Quando usamos alguma forma da palavra “amaldiçoar”, muitas vezes simplesmente queremos dizer que queremos que algo ruim aconteça com aquela pessoa como, “Amaldiçoe-os!” Essa é a maneira mais comum de usá-la, mas Paulo claramente tinha algo mais significativo teologicamente em mente. Merece um pouco de explicação.

Mais tarde, nesta mesma carta à igreja da Galácia, Paulo descreveu todos os cristãos como o oposto de amaldiçoados. Ele se referiu a eles como abençoados. Todos os cristãos são abençoados, não amaldiçoados, de acordo com Paulo, porque Jesus se tornou uma maldição por nós na cruz para nos redimir da maldição causada pelo pecado. Fomos amaldiçoados, mas colocamos nossa fé em Jesus e assim fomos abençoados. Isso é parte das boas novas sobre Ele.

Dado esse contexto, parece claro que Paulo pensava que as pessoas que pregam um falso evangelho deveriam ser consideradas como ainda sob a maldição do pecado. Em outras palavras, ao pregar uma boa nova diferente, eles provaram que não eram cristãos. 

As pessoas que pregam um evangelho diferente não são cristãs porque seu evangelho não tem como remover a maldição causada pelo pecado. Jesus é o único Salvador dos pecadores. A salvação da maldição para a bênção não é encontrada em mais ninguém. Não há outro nome debaixo do céu pelo qual as pessoas possam ser salvas. Assim, as pessoas que mudam o evangelho para algo contrário a ele, permanecem amaldiçoadas.

Além disso, havia uma sensação de que Paulo queria que a igreja na Galácia evitasse esses falsos pregadores. Os líderes da igreja devem mantê-los fora da igreja e considerá-los como não fazendo parte da igreja. A raiz grega da palavra amaldiçoado é anátema . Ao longo da história da igreja, ser anátema significou que você foi excomungado da comunhão da igreja. A origem desse significado e prática é a carta de Paulo aos Gálatas. Esse é um aspecto adicional do que ele quis dizer com “que seja amaldiçoado”.

E a implicação final é que aqueles que pregam um falso evangelho correm o risco de ir para o inferno. Embora alguns leitores, pastores e estudiosos tenham tentado evitar a gravidade da linguagem nesses versículos, não vejo maneira de entendê-los como Paulo pronunciando condenação eterna sobre as pessoas que continuam a entender o evangelho de maneira errada. “Que ele seja amaldiçoado” é outra maneira de dizer que o que ele está fazendo justifica a condenação do próprio Deus.

De acordo com Paulo, aquele repórter do “evangelho” não precisa apenas ser demitido. Essa agência de “boas notícias” não precisa simplesmente ser fechada. Se eles mantiverem essa prática pelo resto de suas vidas, eles merecem punição eterna do próprio Deus.

Por que Paulo usaria uma linguagem tão forte? Por que uma declaração tão severa? Bem, faz todo o sentido quando você pensa. Proclamar as boas novas sobre Jesus é um assunto alegre, mas também gravemente sério, que requer verdade e precisão. É mais do que uma questão de vida ou morte para quem a ouve. É uma questão de vida eterna e morte sem fim.

Se um mensageiro do evangelho se enganasse e assim desviasse as pessoas sobre as notícias mais importantes da história da humanidade, o apóstolo Paulo pensava que o pregador deveria sofrer as mesmas consequências que seu erro causava nos outros. Uma vez que entender o evangelho de Jesus corretamente é, em última análise, uma questão de céu ou inferno para aqueles que o ouvem, pregar o evangelho com verdade e precisão deve ser uma questão de céu ou inferno para aqueles que o pregam.

É importante entender, porém, que Paulo não parece estar se referindo a um cristão que está falando sobre Jesus em uma conversa cotidiana e comete um erro involuntário por humilde ignorância. Ele não quis dizer: “Cristão, se você cometer o menor erro em suas conversas sobre Jesus, que você seja eternamente condenado”. Não, não foi isso que ele quis dizer.

Em vez disso, ele estava se referindo a pessoas que propositadamente perverteram e distorceram o evangelho. Paulo escreveu esta carta aos Gálatas porque pregadores e professores de uma escola teológica, uma espécie de seminário, estavam fazendo exatamente isso. Eles visitaram a Galácia e tentaram convencer as igrejas da Galácia de que seu evangelho era o certo e que o evangelho que os apóstolos transmitiram aos gálatas pelo próprio Jesus estava errado. Este foi um ensino sistemático, bem pensado, intencional e falso.

Mesmo assim, a força da linguagem permanece. É chocante e desconfortável ler: “Que ele seja amaldiçoado”. Deve ser levado a sério por todos, com seriedade. A aplicação óbvia para nós é que devemos entender o evangelho corretamente. Se você é pastor como eu, deve dizer a verdade ao proclamar as boas novas. Se você não é um pastor, ainda é importante que você seja preciso. Você como indivíduo e nós como igreja temos que ser claros sobre esta mensagem. Não há prioridade mais importante no planeta Terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *