Sua opinião sobre Jesus é uma questão de vida ou morte

Quem você diz que Jesus é?

Quando se trata de Jesus Cristo, realmente não há um terreno neutro. De acordo com os capítulos cinco e seis do Evangelho de Marcos, há duas opiniões que uma pessoa pode ter sobre Jesus, mas as duas não são iguais. Na verdade, o que acreditamos sobre Jesus é uma questão de vida ou morte.

Rejeitado em Nazaré

Lemos em Marcos 6:1-6 sobre a primeira dessas duas opiniões:

[Jesus] partiu dali e foi para sua cidade natal, e seus discípulos o seguiram. E no sábado começou a ensinar na sinagoga, e muitos que o ouviam se maravilhavam, dizendo: “Onde este homem conseguiu essas coisas? Qual é a sabedoria dada a ele? Como obras tão poderosas são feitas por suas mãos? Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E suas irmãs não estão aqui conosco?” E eles se ofenderam com ele. E Jesus lhes disse: “Um profeta não fica sem honra, a não ser na sua terra, entre os seus parentes e na sua própria casa”. E ele não pôde fazer nenhuma obra poderosa ali, exceto impor as mãos sobre alguns enfermos e curá-los. E ele se maravilhou por causa de sua incredulidade. E andava ensinando pelas aldeias.

Resumindo esta história é: “E [Jesus] maravilhou-se por causa da incredulidade deles”. Em outras palavras, dentro do coração humano existe uma opinião de Cristo que está enraizada na incredulidade.

Observe a progressão das perguntas das pessoas, que começa em espanto e termina em franca irritação: “E eles se ofenderam com ele.” Para o povo de Nazaré, Jesus era apenas um professor humano a ser questionado, e o resultado de sua incredulidade foi a falta de obras poderosas sendo realizadas em sua presença.

Recebido por Jario

Nossa segunda opinião sobre Jesus vem de Marcos capítulo cinco:

Tendo Jesus passado de novo no barco para o outro lado, ajuntou-se a ele uma grande multidão, e ele estava à beira-mar. Então veio um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, e ao vê-lo, caiu a seus pés e implorou-lhe muito, dizendo: “ Minha filhinha está à beira da morte. Vem e impõe as mãos sobre ela, para que fique boa e viva…”

Eles foram à casa do chefe da sinagoga, e Jesus viu uma comoção, pessoas chorando e se lamentando em alta voz. E quando ele entrou, disse-lhes: “Por que vocês estão fazendo barulho e chorando? A criança não está morta, mas dormindo”. E eles riram dele. Mas ele colocou todos para fora e pegou o pai e a mãe da criança e os que estavam com ele e entrou onde a criança estava. Tomando-a pela mão, disse-lhe: “Talitha cumi”, que significa: “Menina, eu te digo, levanta-te”. E imediatamente a menina se levantou e começou a andar (pois ela tinha doze anos de idade), e eles ficaram imediatamente maravilhados. E ele os acusou estritamente de que ninguém deveria saber disso, e disse-lhes que lhe dessem algo para comer. (Marcos 5:21-23, 35-43)

Ao contrário do povo de Nazaré, que insistia em questionar Jesus pela dureza de seus corações, Jarius acredita que Jesus é capaz de realizar grandes obras – na verdade, que ele é a fonte da própria vida. Jarius tem fé que Jesus pode ressuscitar sua filha dos mortos, apesar da flagrante incredulidade das outras pessoas que estão reunidas em sua casa (que choram de tristeza e riem da afirmação de Jesus de que a menina está apenas dormindo).

Para Jarius, Jesus não era um professor digno de questionamento, ele era um Salvador digno de fé.

Uma questão de vida ou morte

Qual é a sua opinião sobre Jesus? Você ressoa mais com o povo de Nazaré ou com Jarius? Para você, Jesus é apenas um bom professor com alguma moral útil para admirar, ou ele é a fonte da vida?

Se nossa palavra final sobre Jesus é apenas que ele foi um bom professor, devemos parar um momento para considerar esse argumento. Jesus não pode ser um bom professor, digno de respeito, se ele estava mentindo sobre sua identidade como o Filho de Deus!

Devemos considerar o que está em jogo em nossa opinião sobre Jesus Cristo. A Bíblia nos diz que Jesus é a nossa fonte de vida, assim como foi para a filha de Jario. E se Jesus é a fonte da vida, se ele realmente é quem diz ser, então quem o rejeita está, em última análise, escolhendo a morte, não apenas nesta vida, mas na vida futura.

Se não estamos vivendo para Jesus, então estamos vivendo para nós mesmos. Agora, pode não parecer que viver para nós mesmos seja uma coisa tão ruim, especialmente nos tempos atuais; fazer o que queremos, quando queremos, pode ser realmente libertador! Mas é uma liberdade indescritível. O que não percebemos é que estamos lentamente nos tornando cada vez mais endurecidos para as coisas que realmente importam: as coisas da eternidade.

E algum dia a Bíblia diz que nossa vida terrena terminará e estaremos diante de Jesus (Filipenses 2:9-11). Nossa humanidade e nosso modo de vida egoísta serão expostos, e o que teremos a dizer sobre nós mesmos então? Que desculpa teremos para viver para nós mesmos? Aqueles de nós que estão lendo este artigo não poderão alegar ignorância sobre Jesus Cristo!

Mas se estivermos dispostos, como Jarius, a acreditar que Jesus é quem diz ser, o Cristo e o doador da vida, então ouviremos a resposta de Jesus: “Levanta-te!” Para a pessoa que aposta em Cristo, que coloca sua fé nele, a resposta é “Sim e amém”. Para a pessoa que vê a verdadeira condição de sua alma como morta e incapaz de se salvar, Jesus está disposto a ressuscitar! Jesus está disposto a dar uma nova vida e uma nova esperança.

Jesus está procurando por aqueles que reconhecem sua necessidade de sua ajuda – não por pessoas perfeitas, pois não existem. Não, ele está procurando estender graça e misericórdia imerecidas à pessoa que coloca sua fé em sua capacidade de salvar. Aquele que perde sua vida por causa de Cristo, na verdade, a salva no longo prazo (Marcos 8:34-35).

Nossas opiniões sobre Jesus são uma questão de vida ou morte. A eternidade segue um de dois caminhos; não há terreno neutro no que diz respeito a Jesus. Portanto, ore por clareza sobre quem é Jesus. Peça a ele que se revele a você. Dê uma chance à Bíblia, abra-a e leia sobre ele.

Pois aqueles que o buscam o encontrarão, se o buscarem de todo o coração (Jeremias 29:13).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *