5 lembretes para a alma estressada e sobrecarregada

Você já se sentiu como se não fosse o suficiente? Como se não houvesse o suficiente de você para todos e não importa quanto esforço você faça, sempre há algo faltando? Eu faço. Alguns dias me pergunto por que estou me sentindo tão sobrecarregado e ansioso, e então isso me atinge. É essa sensação incômoda de culpa por ter esquecido de fazer alguma coisa, por não ter feito algo bem o suficiente ou por ter tanta coisa para fazer que vou quebrar com o peso.

Muitos de nós estamos vivendo em alta velocidade e, mesmo que não queiramos, parece que não há outra opção. Existe a sensação de que, se você não está completamente esgotado, deve ser preguiçoso, fracassado ou não orientado a objetivos. Mas, em algum momento, a maioria de nós deixará cair a bola e perceberá que simplesmente não pode ser suficiente para atender a todas as demandas, necessidades ou expectativas.

Recentemente, tenho lutado para conciliar tudo o que está no meu prato, o que foi intensificado por vários problemas de saúde. Às vezes, a porta giratória de planejar refeições, cuidar de meus filhos e servir meu marido, cuidar da casa, lavar roupas, fazer compras, estar presente para amigos, servir ou simplesmente chegar à igreja na hora, junto com todas as outras pressões da vida, é o suficiente para me fazer enrolar em uma bola e chorar.

Seja você uma mãe em casa com filhos, um marido tentando sustentar sua família ou alguém fazendo malabarismos com as pressões da escola, do trabalho e de inúmeras outras “coisas a fazer”, a vida pode deixá-lo esgotado, cansado e estressado. Muitas vezes tentamos ser o suficiente quando Cristo nunca nos pediu para ser. Tentamos carregar fardos que ele nunca nos pediu para carregar.

Então, vamos deixar todos os nossos fardos de lado e nos lembrar hoje dessas cinco verdades:

1. Cristo é a fonte do nosso descanso. Separados dele, sempre estaremos cansados ​​de lutar em nossas próprias forças.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados ​​e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus 11:28-30)

Por que estamos tão sobrecarregados? Não é apenas porque temos muito o que fazer, mas porque nossos corações estão empenhados em tentar nos salvar. Em última análise, queremos ser capazes de fazer malabarismos com tudo sozinhos. Mas o que Cristo nos lembra é que não somos capazes de salvar a nós mesmos e nunca encontraremos descanso tentando carregar os fardos da vida em nossos próprios ombros. Cristo morreu para levar sobre si o peso de nossos pecados , para que pudéssemos encontrar nele descanso para nossas almas . No entanto, quando andamos em nossa própria autossuficiência, andamos fora do descanso que ele comprou para nós com seu próprio sangue.

Encontramos esse descanso passando tempo com ele. Literal, tempo físico com ele. Por mais ocupada que seja a vida, se não arranjarmos tempo para gastar em sua Palavra, sempre haverá algo mais para preencher esse tempo. Se não enchermos nossos tanques todos os dias, vamos ficar sem gasolina em algum momento. Podemos orar: “Senhor, perdoe o orgulho em mim que diz: ‘Eu posso me salvar’ e me ajude a aprender com você e encontrar descanso para minha alma”.

2. Cristo será fiel para prover o que necessitamos; no entanto, devemos ter cuidado para discernir se estamos gastando nosso tempo e energia de maneiras que Cristo não nos pediu.

“Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção, mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não desanimarmos.” (Gálatas 6:8-9)

Isso é difícil de fazer com tantas coisas que realmente precisam ser feitas. Mas devemos sempre orar por sabedoria e discernimento para estarmos cientes das maneiras pelas quais estamos buscando satisfazer nossos desejos carnais sobre o que Cristo deseja. Não encontraremos verdadeiro descanso enquanto buscamos coisas fora de Cristo.

3. Em vez de reclamar ou desistir, precisamos lembrar que somos vencedores em Cristo! 

“Não, em todas essas coisas somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou. Pois estou certo de que nem morte nem vida, nem anjos nem governantes, nem coisas presentes nem futuras, nem poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus, nosso Senhor”. (Romanos 8:37-39)

Muitos de nós carregamos atualmente fardos muito pesados. Compreensivelmente, às vezes pode ser muito fácil querer desistir. Mas não desista! Somos vencedores por meio de Jesus Cristo e nada nos separará de seu amor e poder para nos ajudar a perseverar até o fim. Busque-o e ele providenciará o que você precisa, mesmo que seja só para colocar um pé na frente do outro hoje.

4. Cristo está generosamente derramando sua graça sobre nós, mas às vezes nos esquecemos de recebê-la.

“Pois não temos um Sumo Sacerdote que não possa compadecer-se de nossas fraquezas, mas Aquele que em tudo foi tentado como nós, mas sem pecado. Aproximemo-nos, pois, com confiança do trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em tempo oportuno”. (Hebreus 4:15-16)

Eu não sei sobre você, mas posso ser muito duro comigo mesmo. Por que? Porque, por algum motivo, acho que deveria ser capaz de lidar com tudo que é jogado em mim. Isso é orgulho. Em vez de nos martirizarmos, encontraremos alívio ao admitir que não precisamos ser suficientes porque Cristo é e sempre será. Colocar nossos fardos aos pés dele é uma prática diária, a cada momento. Sempre lutaremos contra o desejo pecaminoso de retomar o controle, por isso devemos reconhecer ativamente a Cristo como Senhor de nossas vidas e constantemente devolver a ele nossas listas de “coisas a fazer”, pensamentos ansiosos, medos e planos. É aí que o descanso será encontrado.

5. Um dia, encontraremos descanso eterno para nossas almas e corpos e seremos recompensados ​​por permanecermos firmes e perseverantes até o fim.

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. A partir de agora, a coroa da justiça me está reservada, a qual o Senhor, o justo juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas também a todos os que amaram a Sua vinda”. (2 Timóteo 4:7-8)

Esta é uma luta de fé! Ninguém vence uma luta sem treinar, superar a dor e se alimentar adequadamente. E vale a pena lutar pela fé, então não desista! Um dia, se tivermos entregado nossa vida ao senhorio de Jesus Cristo, cada músculo cansado, mente cansada e lágrima valerão a alegria eterna e o descanso que experimentaremos na presença de Jesus Cristo.

Onde você está se sentindo como se não fosse suficiente? Você está se sentindo abatido pelos fardos da vida? Alguns dias podem ser difíceis de levantar e seguir em frente, mas devemos nos lembrar de que não precisamos ser suficientes para todos e para tudo. Jesus Cristo é suficiente para suprir todas as necessidades, fardos, medos e listas de “coisas a fazer” que possamos ter.

Peçamos hoje a ajuda de Cristo para entregar a Ele tudo o que nos pesa, encontrando descanso para as nossas almas cansadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *