Por que Jesus ainda não voltou?

Desde o início, Jesus sabia que cumpriria o chamado que Deus lhe havia dado para morrer em nosso lugar, pagando o preço por nossos pecados. Ele também sabia que voltaria; Sua “Segunda Vinda”, para reinar sobre um novo céu e uma nova terra.

O apóstolo João escreveu sobre aquele momento em Apocalipse 20 :

Eu vi o céu aberto e diante de mim estava um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. … Seu nome é a Palavra de Deus. Os exércitos do céu o seguiam, montados em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro. … em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores.

No entanto, Jesus nunca nos disse exatamente quando Ele viria.

Jesus sabia o que aconteceria, mas nem mesmo Ele sabia quando. Em Mateus 24:36 , Ele proclamou: “Aquele dia ou hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o filho, mas somente o pai ”.

Mas repetidas vezes, Ele nos assegurou que viria; “Vocês verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória”  ( Mateus 24:30 ).

Podemos contar com Sua promessa… porém, também não saberemos a hora exata. Ele nos ordena a “ vigiar, porque você não sabe em que dia virá o seu Senhor”  ( Mateus 24:42 ).

Assim, podemos ter certeza de que Jesus voltará. Mas por que ele está demorando tanto?

1. Ele está esperando para dar ao maior número possível de pessoas a chance de se arrepender e se voltar para ele.

“O Senhor não demora a cumprir sua promessa, como alguns entendem a lentidão. Em vez disso, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento”. ( 2 Pedro 3:8-9 )

Existe um precedente para esse tipo de atraso. Deus não quer mandar ninguém para o inferno . Ele é um Deus de amor. Na verdade, Deus deu a Noé 120 anos para construir a arca, na esperança de que muitos se arrependessem e limpassem suas vidas.

É triste dizer, mas durante esses tempos de adiamento, muito poucos mudam de ideia e se arrependem.

Por exemplo, o apóstolo João revelou o que acontecerá no futuro em Apocalipse 9:20-21 :

O restante da humanidade, que não foi morto por essas pragas, não se arrependeu das obras de suas mãos, nem deixou de adorar demônios e ídolos de ouro, prata, bronze, pedra e madeira que não podem ver, nem ouvir, nem andar, nem arrepender-se de seus assassinos ou de suas feitiçarias ou de suas imoralidades ou de seus furtos.

2. Ele está esperando até que não haja cristãos suficientes para conter o mal no mundo.

Falando aos seus seguidores, Jesus disse: “Vós sois o sal da terra; mas se o sal perdeu o sabor, já não serve para nada, mas para ser jogado fora e pisado pelos homens”. ( Mateus 5:13 )

Jesus está usando uma analogia aqui. Infelizmente, o bom sal se diluiria e perderia sua utilidade ao se misturar com a sujeira nas condições insalubres do mundo do primeiro século. Chegaria um momento em que tanta sujeira se misturaria ao sal que a mistura não serviria mais para nada.

Quando o número de cristãos bem salgados diminui a ponto de o mundo não ser mais impactado por sua presença, Jesus diz: “Jogue fora!” Jesus então voltará.

3. Ele está esperando até que quem ou o que está segurando o “homem da iniquidade” o liberte.

“Não deixe que ninguém o engane de forma alguma, pois aquele dia [a segunda vinda] não virá até que a rebelião ocorra e o homem da iniquidade seja revelado.” ( 2 Tessalonicenses 2:3 )

“E agora você sabe o que o detém, para que o homem da iniquidade seja revelado no devido tempo”. ( 2 Tessalonicenses 2:6 )

Em 2 Tessalonicenses, o apóstolo Paulo está ensinando sobre o Anticristo, usando o termo “homem que é contra a lei”. Observe que seus escritos coincidem com a visão de João do Anticristo em Apocalipse.

O “homem da iniqüidade” virá, ele será um presságio do fim, ele precederá a Segunda Vinda de Jesus… mas não sabemos quem ou o que está impedindo a revelação do homem da iniquidade.

Seja o que for, Jesus não voltará até que o homem da iniqüidade seja desmascarado.

Muitos supõem que o que detém o homem da iniquidade é o Espírito Santo . Se for esse o caso, assim que o Espírito Santo permitir que o Anticristo aja, Jesus retornará.

4. Ele deve primeiro cumprir todas as suas responsabilidades profetizadas.

A Segunda Vinda ocorrerá no final da Grande Tribulação de sete anos. Os selos foram abertos, as trombetas foram tocadas e as taças da ira foram derramadas.

Agora, ocorre a batalha do Armagedom.

O apóstolo João, observando de seu ponto de vista dado por Deus, declarou: “ E outro anjo saiu do templo, clamando em alta voz ao que estava assentado sobre a nuvem: Lança a tua foice e ceifa; veio para ceifar; pois a colheita da terra está madura.’ E a terra foi ceifada ” ( Apocalipse 14:15-16 ).

Na Segunda Vinda, as nações hostis se reunirão no Armagedom para guerrear umas contra as outras ( Zacarias 14:2 ). Cristo então retorna e fica no Monte das Oliveiras. Essas nações inimigas reconhecerão o Rei Jesus como seu verdadeiro adversário. Eles unem forças… e não têm chance.

Jesus agora está livre para iniciar suas responsabilidades pós-Segunda Vinda, desde o julgamento de Satanás e seus exércitos até o dia em que a velha terra passar e o novo céu e a nova terra virão a existir (leia Apocalipse capítulos 20 e 21).

A propósito, o profeta Zacarias profetizou que na Segunda Vinda, Jesus retornará com marcas de unhas em suas mãos, pés e lado. Os judeus chorarão ao olharem para aquele a quem traspassaram e perceberem que crucificaram seu Messias.

“E derramarei sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de compaixão e súplica, de modo que, olhando para aquele que traspassaram, chorarão por ele, como quem chora por um filho único”. ( Zacarias 12:10 )

A propósito, o arrebatamento não é a segunda vinda.

Não há problema em orar para que o arrebatamento ocorra, quando Jesus virá nos ares e “nós, os que ainda estivermos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares” ( 1 Tessalonicenses 4:17 ). . Aqueles que escolheram seguir a Cristo naquele momento – vivos ou mortos – serão levados para o céu. Mas Jesus NÃO voltará à terra naquele momento.

Concluindo, faríamos bem em imitar as palavras de Jesus na Oração do Senhor enquanto esperamos: “Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”. Vamos nos unir a Jesus para orar para que o Reino de Deus venha à terra!

Eu espero que isso ajude.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *