Por que Jesus disse que muitos procurarão entrar pela porta estreita e não poderão?

Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão. Lucas 13:24

Quantas vezes você já ouviu alguém dizendo que a “porta é estreita”? Se você frequenta alguma igreja cristã, é provável que muitas vezes, mas você já parou para pensar no que Jesus disse? Como muitos procurarão entrar e não conseguem?

Para entendermos melhor precisamos voltar apenas um versículo:

E disse-lhe um: Senhor, são poucos os que se salvam? E ele lhe respondeu: Lucas 13:23

Poucos se Salvam?

Temos aqui a questão colocada ao nosso Senhor Jesus. As escrituras não informam quem realizou a pergunta, se um amigo ou um inimigo; A questão era, são poucos os que se salvam?

Poderia ser uma pergunta capciosa para tentar enganá-lo e diminuir sua reputação Se ele dissesse que muitos seriam salvos, eles iriam reprová-lo como um liberal tornando a salvação barata; Se dissesse que apenas alguns, então poderiam censurá-lo ao ponto de que os Israelitas acreditavam ser o povo escolhido.

Porta Estreita

Jesus mais uma vez responde com uma maestria impressionante, uma vez que não dá a resposta direta, se são muitos ou se são poucos, mas apenas o que realmente importa, a salvação são para aqueles que passam pela porta estreita, a resposta não foi direta para o autor, pois foi respondida no plural, a resposta era para todos, o suficiente para se questionarem se estariam cumprindo esse quesito.

Talvez você imagine que a porta estreita é algo como a porta da sua casa, talvez um pouco menor, e que a porta larga do mundo seria um portão de garagem. Não é isso que Cristo quis dizer, a maioria dos comentaristas bíblicos entendem que a palavra utilizada para “Estreita” é conhecida como agonizante, imagine o seguinte uma porta tão estreita que é necessário fazer força, agonizar literalmente para passar, era esse tipo de porta que Cristo se referia.

Procurarão entrar

O grande entendimento aqui é de que não importa se muitos irão ser salvos ou não, mas se quem recebe a mensagem possui perseverança suficiente para passar pela porta, de fato podemos ver muitos procurando entrar, quantas pessoas principalmente famosas passaram a dizer que se converteram ao evangelho, mas não é possível notar nenhuma mudança em suas atitudes?

É uma questão difícil de chegar ao céu, e um ponto que não vai ser adquirida sem uma grande dose de cuidado e dores, de dificuldade e diligência. Devemos nos esforçar com Deus em oração, lutar contra o pecado e Satanás, devemos nos esforçar com os nossos próprios corações, amando ao próximo e se arrependendo verdadeiramente de nossos pecados.

Não poderão

Se engana aquele que diz que basta pedir para Jesus entrar no coração que já está automaticamente salvo. Não estou defendendo a salvação pelas obras de forma alguma, mas não é possível passar por essa porta juntamente com pecados.