Quando o amanhecer parece morrer: Como Jesus nos impede de cair

Você já se viu em uma noite tão negra que quase parou de esperar pela manhã?

Alguma culpa é tão profunda que você se pergunta se deveria simplesmente deitar e morrer. Algumas meias-noites mentais ou espirituais parecem tão densas, e o céu tão sem estrelas, que um passo em qualquer direção parece inútil. Às vezes, você não apenas caminha pelo vale da sombra da morte, mas desmorona no meio do caminho e não se levanta.

Talvez você tenha estado lá, como eu. Talvez você esteja lá agora. Se assim for, a Semana Santa oferece um companheiro fracassado, um amigo angustiado, um irmão nas trevas. Se alguém provou o sal amargo do choro da meia-noite, ele provou. E se alguém pode testemunhar o milagre do amanhecer e a secagem das lágrimas, ele pode.

O que estava acontecendo naquelas horas terríveis no Sábado Santo, quando Pedro, soluçando e batendo no peito, lembrou-se de suas três negações, lembrou-se do olhar final de Jesus ( Lucas 22:61 ), lembrou-se de como tudo terminou e, de alguma forma, não se enforcou como Judas? Uma cena da Quinta-feira Santa nos dá a resposta: a oração de Jesus o segurava.

Contra os poderes acumulados do pecado, Satanás e desespero, um Cristo orando era a única esperança de Pedro. E nossa.

Satanás ruge

Simão, Simão, eis que Satanás exigiu ter-vos, para vos peneirar como trigo. ( Lucas 22:31 )

Anteriormente no Evangelho de Lucas, lemos as palavras de mau presságio: “Tendo o diabo acabado com todas as tentações, afastou-se [de Jesus] até o momento oportuno ” ( Lucas 4:13 ). Quando a noite cai na quinta-feira, chegou a hora, e o diabo sabe disso ( Lc 22:53 ). E assim, Satanás, depois de devorar um dos doze ( Lc 22:3 ), ruge pelos outros onze.

Por três anos, Jesus ficou entre Pedro e a boca do dragão, guardando-o, guardando-o ( Jo 17:12 ). Mas agora ele estava partindo, e Pedro, como Jó antes dele, descobriria o quanto sua força repousava no escudo oculto de seu Senhor. Pela primeira vez, ele andaria pelo vale sem o conforto familiar de seu pastor.

Satanás exige peneirar os discípulos: jogá-los na peneira e sacudir, sacudir, sacudir até que Simão Pedro fosse apenas Simão novamente – barro e não rocha ( Lc 6:14 ), pescador de peixes e não de homens ( Lc 5: 10 ). Aqui está o verdadeiro terror por trás de nossas noites mais escuras. Sentimos que estamos desvendando, como se nosso testemunho estivesse sendo contado ao contrário. Tememos estar caindo em um passado sem Cristo.

Nós o faríamos, se Jesus nos deixasse sozinhos na peneira de Satanás. Graças a Deus ele não.

Jesus ora

Mas eu orei por você para que sua fé não desfaleça. ( Lucas 22:32 )

Que palavras poderiam superar o horror de “Satanás exigiu ter você”? Estes: “Mas eu orei por você”. Eu orei por você, Pedro. Jesus, o Filho de Deus que acalma a tempestade, cura as doenças e destrói os demônios. Eu, Jesus, o amado do Pai, seu Escolhido, a quem o céu ouve com prazer ( Lc 3:22 ; 9:35 ). Eu, Jesus, orei por você .

Pedro ainda será colocado na peneira. Mas Jesus pede que, em todo o abalo, a fé de Pedro não caia morta no chão. Ele pede uma brasa para queimar sob as cinzas do fracasso de Pedro – um conforto secreto em seu choro, um calor enterrado sob sua angústia, uma esperança oculta que o obrigaria a vir no domingo para correr para o túmulo em vez de seguir Judas ( Lucas 24: 10-12 ).

Com toda a probabilidade, Pedro não podia ver nem sentir a brasa. 

Ele pode ter se sentido inconsolável, certo de que essa escuridão nunca veria o amanhecer. Talvez você sinta o mesmo. Saiba isto: Jesus viu brasas de fé em seus santos onde eles viram apenas cinzas. Sua noite, não importa quão escura seja, não é um sinal seguro de que sua fé finalmente falhou e fugiu de você.

Jesus ainda segurava Pedro, mesmo do túmulo. Assim ele segura todo o seu povo, mesmo quando uma pedra parece ter rolado sobre os céus. E podemos senti-lo nos segurando quando nós, como Pedro, teimosamente recusamos o desespero de Judas e nos esforçamos para acreditar mesmo no sábado mais sombrio.

Nas próximas horas, a luz do sol falharia ( Lc 23:45 ). Mas em resposta à oração de Jesus, a fé de Pedro não.

Pedro

E quando você se converter novamente, fortaleça seus irmãos. ( Lucas 22:32 )

Quando Jesus olha para Pedro, ele vê as três negações escondidas em seu coração ( Lucas 22:34 ). Mas ele também vê algo mais profundo do que suas negações, um triplo “eu te amo” que sobreviverá até domingo, sustentado por suas próprias orações ( Jo 21:15-17 ). Ele vê um homem que vai plantar seus pés nos mesmos passos de suas negações, desta vez andando na direção oposta.

E mesmo agora, Jesus quer que Pedro se veja além da miséria vindoura. E assim, ele não diz: “ se você se converteu novamente”, mas quando . A perseverança de Pedro não se baseia no fio tênue de seu próprio poder, mas no raio inquebrável das próprias orações de Cristo. E assim é para todos os discípulos de Cristo. Nossa libertação – seja de nosso próprio pecado ou de uma escuridão que não é nossa – pode parecer incerta do nosso lado; nos perguntamos se nossa fé falhará ao longo do caminho. Mas do lado de Jesus, nossa libertação é tão certa por sua própria intercessão ( Rm 8:34 ; Hb 7:25 ). Se estamos verdadeiramente em Cristo, nossa virada é um quando , não um se .

E na misericórdia incomparável de Jesus, descobriremos, como Pedro fez, que ele nos acolhe de volta não como um escravo, mas como um filho, tranquilizado e recomissionado. “Quando você se converter novamente, fortaleça seus irmãos .” Aquele que era fraco demais para ficar com Jesus agora fortalecerá outros, seu fracasso o preparou para um ministério mais sábio, mais humilde e mais voltado para Cristo, apoiado em um poder que não é seu.

Pedro agora conhece a fraqueza de Pedro, a força de Satanás e a redenção avassaladora de Jesus. E os Pedros restaurados entre nós , que conhecem o mesmo em primeira mão, geralmente são mais adequados para fortalecer os outros.

Ele ora por você

O que Jesus poderia ter orado por Pedro naquela noite mais escura? Temos uma pista no Evangelho de João.

Não peço que os tire do mundo, mas que os guarde do maligno. ( João 17:15 )

Jesus não pediu que Pedro fosse removido do mundo, onde o diabo anda. Pedro sentiu “o poder das trevas” na Quinta-feira Santa ( Lc 22:53 ), e a escuridão quase o quebrou. Mas Jesus pediu que Pedro fosse mantido longe das mandíbulas devoradoras do diabo. E o Pai respondeu: Pedro não se tornou um Judas.

Podemos descobrir, também, que a intercessão de Jesus não nos impede de noites cuja escuridão quase nos engole. Não se desfaça, e não se desespere, se o céu acima de você parecer negro como o de Pedro. Em vez disso, esperança. Rezar. Junte-se aos outros discípulos e espere pela manhã de domingo.

Com o tempo, algo se agitará no horizonte desta meia-noite: uma luz além da esperança, uma magia mais profunda do que a miséria do pecado ou a impiedade de Satanás. Jesus ora por você.

One Comment on “Quando o amanhecer parece morrer: Como Jesus nos impede de cair”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *