Você é uma “Pessoa Materialista”?

O que é o materialismo? O dicionário declara “uma tendência a considerar os bens materiais e o conforto físico como mais importantes do que os valores espirituais”. Não é interessante que o dicionário até pegue a verdade de que amar as coisas acima de Deus pode ser prejudicial?

Nosso mundo está gritando mensagens de que mais é melhor e que seremos mais felizes quando adquirirmos todas as coisas. Nossos feeds de mídia social estão repletos de anúncios de tudo o que precisamos para ser felizes. Mimamos nossos filhos em aniversários e feriados como forma de demonstrar amor a eles. Há uma linha tênue entre desfrutar das bênçãos do Senhor e permitir que elas se tornem ídolos em nossas vidas.

“Desejo uma coisa: a presença de Deus. E você será menos impulsionado por todos esses desejos falsos que não importam.” 

Aqui estão quatro perguntas para se fazer: “Sou uma pessoa materialista?”

1. Uso as compras para preencher um vazio?

Quando você está lutando na vida, o que você recorre para preencher o vazio ou se aliviar? Você busca a Palavra de Deus e um momento de silêncio com Ele, ou você vai ao shopping ou navega na internet para a última e maior tendência da moda, empurrando a compra na esperança de que isso lhe trará alívio? Embora seja científico que as endorfinas sejam liberadas quando fazemos algo por nós mesmos, isso é passageiro. O momento de euforia desaparece gradualmente, deixando-nos mais necessitados e talvez mais vazios do que antes.

A única coisa que pode realmente nos dar paz, força e a paz de que precisamos é o Senhor, e Ele ordena que O amemos mais do que tudo. Não porque Ele é um Deus egoísta e vaidoso, mas porque Ele conhece o vazio que nos espera quando confiamos nas coisas terrenas para nos dar prazer duradouro.

 “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças”. Deuteronômio 6:5

Ele sabe que as coisas deste mundo nos puxarão constantemente e que amá-Lo primeiro será a melhor maneira de viver. Jesus é o único digno de nossas afeições e atenção; quando colocarmos as coisas diante Dele, cairemos na armadilha da idolatria .

2. Tenho dificuldade em me desfazer de coisas que não preciso mais?

Há algo a ser dito para simplificar nossa vida. Removendo coisas que não nos trazem mais alegria e limpando itens desnecessários. Costumo ficar sobrecarregado com a desordem. Parece caótico e esmagador. Quando eu tiro um tempo para limpar uma bancada ou uma gaveta, isso me dá uma sensação de controle no caos.

O Senhor não quer que a bênção da vida se torne um fardo. Para citar Kelly Minter em seu estudo Encontro com Deus, ela afirma: “A disciplina espiritual da simplicidade nos ajuda a viver nossos dias totalmente dedicados ao Senhor, de modo que nada nos impede de investir nosso tempo e dinheiro no que é eterno. Quanto mais simples vivemos, mais livres vivemos. Quanto mais deliberadamente reduzirmos, menos sobrecarregados estaremos para viver para o Senhor e para os outros no momento presente – o único que temos garantido.”

A vida é muito curta para viver bombardeado com coisas. Considere organizar e fazer perguntas honestas sobre se você precisa de certos itens. Seja duro e honesto. Isso libertará seu coração e seu espaço no balcão.

3. Estou amando as coisas mais do que amo a Deus?

Amar a Deus é o primeiro mandamento.

“Não terás outro Deus diante de mim” Êxodo 3:20

Nosso amor pode ser direcionado a muitas coisas mundanas. Dinheiro, fama, fortuna, família, carreira, etc. Tudo isso está bem dentro de si; no entanto, quando deixamos nossas prioridades fora de controle e começamos a endeusá-las em nossas vidas, começamos a ter problemas. Sentimo-nos confusos, perdidos, insatisfeitos e ansiosos. Nós nos esforçamos para mais, apenas para ficar de mãos vazias. Então, pergunte a si mesmo as perguntas difíceis. O que você está colocando diante do Senhor? São coisas e dinheiro? Você se sente ansioso para comprar o melhor e mais recente na esperança de que ele satisfaça um desejo profundo em seu coração? Lembre-se que somente Deus pode satisfazer em um mundo cheio de vazio.

4. Estou gastando tempo ou energia em coisas terrenas ou divinas?

Quando Moisés viveu no Egito, ele tinha grande riqueza e tudo o que precisaria. Quando ele escolheu seguir a Deus e levar seu povo para fora do Egito, ele abriu mão do luxo por um deserto estéril com grande necessidade.

No Salmo 90:12 , Moisés clama ao Senhor: “Ensina-nos a contar bem os nossos dias, para que desenvolvamos sabedoria em nossos corações”. Isso nos encoraja a fazer um inventário de nosso tempo e recursos. Estamos desperdiçando nossas bênçãos ou usando-as para abençoar os outros?

Como estamos gastando nosso tempo e dinheiro? Somos a prioridade? Estamos dando o dízimo devolvendo os primeiros frutos do nosso trabalho? Estamos consumidos com nosso precioso “tempo para mim” o suficiente para esquecer os necessitados ao nosso redor? Fazer as coisas por nós mesmos é importante; no entanto, ela precisa ser colocada em alinhamento apropriado com nossa devoção ao Senhor.

Quando vivemos uma vida dedicada a Jesus, Ele pode nos ensinar como apreciar e utilizar adequadamente as bênçãos que Ele nos dá.

Quando colocamos a riqueza acima de Jesus, isso nos impede de viver a vida plena disponível para nós por meio de Jesus.

“Não acumuleis tesouros na terra, onde traças e vermes destroem, e onde ladrões arrombam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde as traças e os vermes não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem roubam. Pois onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” Mateus 6 : 19-21

Somos todos humanos, e todos ficamos aquém. “Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”. Romanos 3:23

Todos nós temos uma tendência humana de desejar e querer coisas neste mundo. Deus sabia que seríamos tentados a colocar coisas materiais diante Dele, mas Ele nos lembra que uma vida vivida para Ele é a única coisa que realmente satisfaz. “Pois ele sacia a alma sedenta, e a alma faminta enche de coisas boas.” Salmo 107:19

As coisas desta terra nunca nos amarão de volta, mas uma vida vivida para Jesus nos dará amor por toda a eternidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *