7 Áreas de nossas vidas que derrotam o “tempo do pai”

Em Josué 14:6-12 , Calebe deu seu discurso de despedida a Josué e aos filhos de Judá em Gilgal. Décadas antes, Moisés havia enviado espiões de Cadesbarnéia à “terra prometida” para “ver a terra, o que ela é; e o povo que nela habita, sejam fortes ou fracos, poucos ou muitos”. Números 13:16-18. 

Calebe e Josué eram os únicos que acreditavam que o Senhor daria a Israel a vitória sobre seus inimigos e habitaria as terras. Entre aqueles que estavam com medo, Calebe “acalmou o povo diante de Moisés e disse: subamos imediatamente e a possuamos; pois somos bem capazes de superá-lo.” O intenso desejo de obediência perdurou por toda a vida de Calebe ao analisarmos as circunstâncias de sua partida. À medida que envelhecemos e a face de nossas congregações muda, que áreas de nossas vidas realmente derrotam o tempo do Pai? 

1. Força Duradoura de Nosso Testemunho

Nossas vozes e nossas mãos podem enfraquecer à medida que envelhecemos, mas nosso testemunho só deve ficar mais forte. O caminho longitudinal de nossas vidas é continuamente preenchido com referências da fidelidade de Deus e Sua provisão para nós. Essas marcas serão o nascimento de bebês saudáveis, a cura após um período de doença, uma mão de orientação em um momento de confusão, ou aqueles momentos em que somente nós podemos ver Deus “piscando” para nós. 

Os jovens convertidos não têm esse testemunho duradouro. Calebe, aos 85 anos, relembrou quando tinha 40 anos e a magnitude da mensagem do Senhor em sua vida. Calebe, apesar da passagem de 45 anos, proclamou no versículo 11: “ainda estou tão forte hoje como no dia em que Moisés me enviou; Esses 45 anos deram a Calebe incontáveis ​​exemplos da graça de Deus sobre ele. Deu-lhe saúde,     

2. Deus ainda é fiel

A força de nosso testemunho e a grande confiança no nome do Senhor nos levam a saber que Ele continuará a capacitar a obra em Seu nome e obediência, independentemente da idade. A exigência de Calebe de “dar-me este monte” em Josué 14:12 foi fundada em sua confiança de que “o Senhor estará comigo, então poderei expulsá-los, como o Senhor disse”. Suas provisões e promessas não haviam expirado ou retirado. Davi, no Salmo 105:8 , relembrou a grande aliança dada a Abraão e à semente escolhida, escrevendo: “Lembrou-se para sempre da sua aliança, da palavra que ordenou a mil gerações”. 

O Senhor fez uma promessa ainda maior com a nova aliança profeticamente mencionada em Jeremias 31:31-33. Jeremias escreveu que a nova aliança do Senhor seria melhor porque Ele “porá [Sua] lei em suas entranhas e a escreverá em seus corações”. A antiga aliança não tinha poder de salvação para transformação interna. Paulo tinha essa confiança ao escrever em Filipenses 1:6 , “que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Jesus Cristo”. Ele não terminou conosco e ainda tem um plano para nossa vida. Ainda há montanhas para reivindicarmos.    

3. Os desejos ainda estão presentes

As bênçãos sobre Calebe foram o resultado dele “seguir totalmente” o Senhor. Quando ninguém mais deu uma chance ao povo depois de espionar a terra, Calebe “seguiu totalmente o Senhor”. Embora os “irmãos que subiram com [ele] tenham feito o coração do povo derreter”, Calebe “seguiu totalmente o Senhor”. Assim, Moisés declarou que a herança da terra para Calebe e sua família era “porque você seguiu totalmente ao Senhor”. Ao escrever ao jovem pregador, Paulo em 1 Timóteo 4:8 declarou: “O exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para todas as coisas é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da futura”.

Deus não estava dizendo a Timóteo que dieta e exercício não são benéficos para nossos corpos. Eles, no entanto, “pouco aproveitam” porque todos nós estamos envelhecendo e no caminho da morte. É inútil tentar enganar o processo. O desejo de ser obediente ao Senhor pela orientação do Espírito Santo não tem limite de idade e não está condicionado à nossa força física. Nossa saúde espiritual depende de nossa obediência. Estudo bíblico, meditação, oração e adoração devem ser nossas dietas e exercícios ao longo de nossa vida cristã. Mesmo em nossos anos de retiro terreno, piedade e “seguimento total”, o Senhor ainda é lucrativo e deve ser desejado.

4. Força para sobreviver

No versículo 11, Calebe declara sua força suficiente para a guerra. Ele não apenas tem confiança para sair em batalha com o Senhor, mas ainda tem a fé de que pode “[voltar]”. A promessa de um “retorno” é uma grande premissa de nossa fé. Assim como nosso Salvador saiu para lutar contra a morte, o inferno e a sepultura, Sua força por meio do poder de nosso Pai Celestial permitiu que Ele voltasse e ascendesse ao trono no céu em vitória. 

O poder de “entrar” é uma bênção prometida para o soldado cristão também. Ele nos dá o poder e a oportunidade de lutar em um mundo perdido para pregar o evangelho da graça salvadora de Jesus Cristo. Assim como os apóstolos foram martirizados em nome de Cristo, os missionários hoje arriscam suas vidas por Sua causa. O “entrar” nem sempre é o retorno seguro para nossas casas da batalha.

Quando Estêvão estava sendo apedrejado em Atos 7:55-60 , ele foi cheio do Espírito Santo e “viu a glória de Deus e Jesus em pé à direita de Deus”. Essa promessa é nossa força, e um dia nosso “entrar” será a realização de permanecer com o Pai Celestial em toda a Sua glória. Esta verdade fala da provisão, fidelidade e misericórdia de nosso Senhor. 

5. Coragem

Independentemente de nossa idade ou anos de serviço ao Senhor, devemos continuar a ter o desejo de fazer mais e servi-Lo com ainda mais ousadia. Costumamos falar de homens ou mulheres idosos chegando ao estágio da vida em que “perdem o filtro” e dizem o que pensam. Devemos desejar ter essa mesma ousadia à medida que amadurecemos como crentes. 

No versículo 12, depois de notar sua força contínua, Calebe exige: “agora, portanto, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia; porque naquele dia ouviste como estavam ali os anaquins, e que as cidades eram grandes e fortificadas; se assim for, o Senhor estiver comigo, então poderei expulsá-los, como o Senhor disse. Ele tinha um desejo intenso para a conclusão de negócios inacabados. Nós nunca estamos aposentados de nosso trabalho para o reino, independente de idade ou habilidade física.

O início de Josué em 1:7 e quase completo em 23:6 continha a orientação para o povo de Deus ser “muito corajoso” em sua obediência ao Senhor. A coragem é uma provisão necessária do Espírito Santo. Devemos ter grande encorajamento para que o Senhor nunca retire Sua presença como nossa força. Certamente, “a morte foi tragada pela vitória” e, nesse momento, poderemos declarar: “Ó morte, onde está o teu aguilhão? Ó sepultura, onde está a tua vitória?”    

6. Importância para a Família

A evidência refletida pela força espiritual das matriarcas e patriarcas é vital para a saúde espiritual de nossas famílias. Em 15:13-14, Calebe corajosamente expulsou os três filhos de Anaque de Hebrom. Ele então declarou: “Aquele que ferir Kirjathsepher e o tomar, a ele darei minha filha Acsa por esposa”. Isso estimulou Otniel, sobrinho de Calebe, a agir de acordo. A Otniel foi dado Acsa, que então recebeu fontes de água com seu lote de terra. A coragem de Caleb não passou despercebida por sua família. Além disso, no livro de Juízes, vemos que Otniel foi fiel ao Senhor e se tornou o primeiro juiz. Nossas famílias e nossas igrejas percebem e prestam atenção em nossa perseverança espiritual. 

7. Ele fornecerá continuamente

Deus não apenas fornece Sua graça e misericórdia para o cumprimento de nossa salvação e nos deixa “acabar o relógio” de nossa vida. Calebe reconheceu que sua provisão é contínua. Ele entendeu que era o Senhor que o mantinha vivo, e é esse mesmo Senhor que lhe dará posse sobre o que Ele prometeu. Alexander Maclaren, em seu comentário de Josué, explicou: “a presente prestação traz consigo o penhor do cumprimento total da obrigação, e aquele cujo coração e esperança estão fixados com um olhar para a frente na herança divina, pode, como ele olha para trás ao longo de todos os anos, veja claramente neles uma massa ininterrupta de providências preservadoras”. Caleb foi concedido vida prolongada e posse do território. Maclaren escreveu: “O cumprimento diário de um alimentou o fogo de sua fé na realização final do outro”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *