10 Camadas de liderança modeladas por Jesus em Mateus 10

Uma leitura rápida dos primeiros nove capítulos de Mateus oferece uma visão geral sinótica da vida de Jesus desde sua genealogia e nascimento até a introdução e aplicação da mensagem central de seu ministério: “Arrependei-vos, porque o reino dos céus está próximo”. Mateus 3:17

Desde seu batismo por João até sua seleção manual e chamado dos homens que seriam conhecidos como seus discípulos, Jesus está preparando todos aqueles que creriam em sua mensagem de boas novas para levar o reino de Deus a um mundo necessitado. Ele está modelando uma forma de liderança que é a personificação de “Faça eu como faço, e irei à sua frente e estarei com você enquanto você o faz”.

As mulheres e os homens que seguiram Jesus de perto, ouvindo enquanto ele falava, testemunharam o funcionamento da mensagem do seu reino enquanto ele curava, alimentava, perdoava e trazia convicção e esperança a um mundo que esperava pelo Messias. Nos momentos posteriores de pregação itinerante feita pelas sinagogas e aldeias, onde curou todas as doenças e enfermidades que encontrou e exibiu cuidado e empatia para com as multidões desamparadas e oprimidas que encontrou enquanto viajava, Jesus falou estas palavras:

Então ele disse aos seus discípulos: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pede, pois, ao Senhor da messe que mande trabalhadores para a sua seara”. Mateus 9:37

Com este simples chamado à oração , Jesus recomenda seus discípulos ao trabalho do ministério. Ele os instrui cuidadosamente em dez camadas poderosas de liderança transformacional que ele modelou pelo exemplo enquanto conduzia seu ministério na presença deles.

1. Equipado com Autoridade

Os discípulos se tornaram os primeiros obreiros enviados ao “campo da colheita” comissionados para levar outros ao vindouro reino de Jesus. Compreendendo o que eles enfrentariam ao saírem pelo mundo como seus representantes, Jesus garantiu que eles fossem equipados como emissários sob seu comando com autoridade que só ele poderia dar, para fazer as coisas que, até então, só ele feito. Ele “deu-lhes autoridade para expulsar espíritos malignos e para curar toda doença e enfermidade”. Mateus 10:1

Aqueles que procuram liderar bem os outros na igreja, nos negócios ou no lar devem ter uma forte compreensão do conhecimento de que a influência vem de estar equipado com autoridade.

2. Clareza da Missão

“Enquanto você vai pregar esta mensagem: O reino dos céus está próximo.” Mateus 10:7

É monumental considerar a autoridade que Jesus passou para as mãos de seus discípulos enquanto se preparava para enviá-los ao mundo. Pense nos resultados de ser capaz de curar e expulsar entidades demoníacas. Surpreendentemente poderoso. Ou talvez, totalmente perigoso. A liderança cristã sábia tem uma base sólida de clareza de missão. Jesus instruiu os discípulos sobre todas as facetas de sua missão antes de enviá-los. Ele lhes deu o quem, o como, o onde e o quê de permanecer em missão enquanto eles saíam para levar as pessoas ao seu reino.

3. Confie totalmente em Deus

“De graça recebestes, de graça dai.” Mateus 10: 8

Embora Jesus tenha falado essas palavras no contexto de enviar seus discípulos para curar, ressuscitar os mortos e expulsar demônios, ele continua instruindo-os sobre o que eles devem embalar ao saírem para fazer grandes e poderosas obras. Ele diz para eles não levarem nada. Absolutamente nada. Nem ouro, nem prata, nem uma roupa extra ou um segundo par de sapatos, nem mesmo a bolsa para carregá-los “porque o trabalhador vale o seu sustento”. Mateus 10:10

Jesus está ensinando aos discípulos dois conceitos importantes aqui. Primeiro, Deus é seu provedor e tem dado a você gratuitamente as coisas mais importantes, e segundo, você está sendo enviado como trabalhadores para a colheita dele, e ele continuará provendo para você. Ele os está chamando para uma fé plena em Deus como o provedor todo-suficiente.

4. Aja com Sabedoria

“Ao entrar na casa, cumprimente-a. Se a casa é merecedora, que a sua paz descanse nela, se não for, que a sua paz volte para você.” Mateus 10:12-13

Instrução específica sobre como se conduzir sabiamente de cidade em cidade e de casa em casa é dada a esses discípulos quando eles estão prestes a se tornarem pregadores itinerantes. Jesus os encoraja a procurar pessoas de valor para morar, mas também permite a possibilidade significativa de que nem sempre sejam bem-vindos ou ouvidos. Com isso em mente, ele oferece uma resposta simples e calma que reflete que sua sabedoria seja baseada no amor e não na raiva do homem.

5. Espere dificuldade

“Estou enviando vocês como ovelhas entre lobos.” Mateus 10:16

Aqueles que seguiram Jesus eram judeus, bem versados ​​nas palavras dos profetas, bem como na história dos israelitas. O mais comum dos homens judeus teria conhecido a história de sofrimento que se seguiu aos profetas da antiguidade, bem como a dificuldade e a dor que foi profetizada para o Messias vindouro. Para ajudá-los a liderar bem, Jesus teve que preparar seus seguidores para as dificuldades que encontrariam por segui-lo.

6. Não tenha medo

“Então não tenha medo deles.” Mateus 10:26

Jesus falou em detalhes sobre os tipos de dificuldade que os discípulos enfrentariam ao pregar o evangelho de cidade em cidade, a ponto de dizer-lhes que seriam odiados em seu nome. Ele os lembrou de que Deus estaria com eles enquanto falavam, dizendo-lhes: “Não sereis vocês falando, mas o Espírito de seu Pai falando por meio de vocês”. Mateus 10:20

A liderança requer coragem, e Jesus lembra sucintamente a seus discípulos que Deus estará com eles e que a confiança nele é como eles enfrentarão o sofrimento e o medo.

7. Entenda seu valor

“Você vale mais do que muitos pardais.” Mateus 10:31

Jesus conferiu dignidade e valor aos homens e mulheres mais humildes e quebrantados durante todo o seu ministério. Ele tocou os mortos e os trouxe à vida, ajoelhou-se no pó com a mulher apanhada em adultério e se reclinou à mesa com o publicano. Aqui o Deus-homem ensinou os conceitos de criação, valor e valor redentor pelo seu exemplo diário no ministério. Jesus sabendo quem ele era, chamou aqueles que eventualmente levariam sua igreja ao conhecimento de seu próprio valor e do valor inerente e dignidade dos outros.

8. Esteja satisfeito com seu reconhecimento

“Quem me reconhecer diante dos homens, também eu o reconhecerei diante de meu Pai que está nos céus”. Mateus 10:32

Dar um exemplo de Cristo para um mundo que pode escolher não apenas rejeitar Jesus, mas também aqueles que se alinham com ele pode ser um caminho árduo e difícil. Embora a colheita possa ser abundante, qualquer bom agricultor pode contar histórias incontáveis ​​sobre a dureza do trabalho no campo. Jesus falou das dificuldades e experiências terríveis que aqueles que ele envia enfrentarão, e ele quer lembrá-los do fruto da missão: ajudar os outros a conhecer e ser conhecido por Deus. Ele está dizendo a seus discípulos: “Falarei de vocês com Deus”.

Quando todas as outras recompensas desaparecem, ser reconhecido pelo Deus do universo e seu Filho é a única recompensa de valor duradouro.

9. A verdade muitas vezes traz divisão

“Não vim trazer paz, mas espada.” Mateus 10:34

Jesus deixa claro que sua mensagem dividirá lares e nações. Embora seu chamado seja amar o mínimo, os métodos e motivos da humanidade pecadora fazem com que as boas novas de seu reino vindouro se tornem uma ofensa. A verdade muitas vezes traz divisão. Em sua carta à igreja de Éfeso, o apóstolo Paulo observa que a luta não é contra carne e sangue ( Efésios 6:12 ). Aqueles que procuram levar outros a Cristo sabem que a verdade muitas vezes traz divisão. Eles procurarão amar os outros com sabedoria e bondade, tanto quanto possível.

10. Libere sua agenda

“Quem encontra a sua vida vai perdê-la, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará.”

Paulo escreveu: “Para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro” ( Filipenses 1:21 ). Essas palavras são a própria essência do que significa liberar nossa própria agenda e encontrar nossa vida por causa do evangelho de Jesus Cristo.

Jesus é a resposta para cada oração de “venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”. Ao instruir seus discípulos nas camadas de liderança de outros em direção ao reino de Deus, ele os encorajou que o Espírito de Deus estaria com eles.

As palavras finais em suas instruções aos seus discípulos foram simples e profundas: “E se alguém der um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é meu discípulo, eu lhes digo a verdade, ele certamente não perderá sua recompensa. .” Mateus 10:42

Refrescantemente simples. Tua vontade seja feita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *