2 Grandes razões das pessoas rejeitarem o Cristianismo

Dificilmente passa um mês sem que seja lançado na internet um artigo que analisa quem está deixando a fé e por que, assim como as razões que são dadas por aqueles que rejeitam o cristianismo.

Nosso interesse neste assunto é comum e sempre recorrente. Os cristãos de todas as gerações se perguntam por que certos amigos e familiares ainda rejeitam Jesus depois de ouvir o evangelho muitas vezes.

Embora não exista uma resposta concreta e padrão do por que algumas pessoas rejeitam Jesus e outros não , aqui estão duas das maiores razões pelas quais muitos rejeitam Jesus hoje.

1. Hipocrisia religiosa

Imagine crescer em uma casa onde seus pais o obrigaram a participar dos cultos da igreja, mas nunca falaram sobre Jesus durante a semana. Eles muitas vezes se queixaram sobre a sociedade como se fossem santos perfeitos presos em um mundo de pecadores. Porém nunca leram as Escrituras , e tinham uma vida de oração bastante escassa. Ainda falaram abertamente sobre os pecados dos outros , mas nunca confessaram seus diversos pecados.

Para milhões de pessoas , não é necessário imaginar esse cenário, pois vivenciaram na pele situações como essas.

Não importa a forma que assuma, a hipocrisia religiosa é ofensiva a Deus e aos outros. É por isso que Brennan Manning disse a famosa frase : “A maior causa do ateísmo no mundo de hoje são os cristãos que reconhecem Jesus com os lábios , mas ao sair pela porta , o negam por seu estilo de vida . Isso é o que o mundo incrédulo simplesmente acha inacreditável. ”

Embora seja impossível saber com certeza se a hipocrisia é ” a maior causa de ateísmo, ” , é quase sempre citado por ateus, ou por pessoas que abandonam ou rejeitam a fé.

Como devemos responder a isso? Apontando para Jesus. Suas palavras mais duras foram destinadas a religiosos hipócritas. Isso faz com que a hipocrisia religiosa seja a pior razão para se rejeitar o cristianismo , já que o próprio Jesus rejeita religiosos hipócritas! (Eu gosto de dizer aos meus amigos que, quando eles rejeitam a hipocrisia religiosa , eles estão concordando com Jesus.)

Em outras palavras, as pessoas que rejeitam o cristianismo por causa da hipocrisia religiosa não estão rejeitando o Jesus real , já que Ele mesmo rejeitou os religiosos hipócritas de sua época.

2. Evangelho Falso, Ilusório

A descoberta de vacinas é um dos principais casos de sucesso da medicina . Eles têm protegido milhares de pessoas de contrair doenças mortais. As vacinas funcionam usando uma forma morta (ou enfraquecida) de um vírus para ajudar os nossos sistemas imunológicos a levantar a guarda contra o vírus real. Este processo é chamado de ” inoculação “.

Tragicamente, uma das principais causas por que algumas pessoas rejeitam o cristianismo hoje é a ‘inoculação do evangelho. ” O que acontece é que as pessoas acham que ouviram o evangelho e rejeitaram , quando na realidade o que ouviram e rejeitaram não era o evangelho real, mas uma forma morta (falsa) do evangelho.

Se você pensar sobre isso , verá que a grande maioria das pessoas possuem um conceito totalmente equivocado a respeito de Cristo, da igreja e dos cristãos, isso porque não receberam o evangelho verdadeiro, essa situação é demonstrada da seguinte forma:

“Se você obedecer a Deus , então ele vai perdoá-lo e abençoá-lo . ”
“Se você dá dinheiro para Jesus , ele vai fazer você saudável e rico . ”
“Se você está doente, é algum pecado que você tem praticado”

Evangelhos falsos ( como as acima ) podem usar até mesmo versos emprestados das Escrituras, mas eles não são o evangelho , porque não falam sobre a graça de Deus. Eles sempre incluem algo que você deve fazer para ganhar o amor de Deus , o perdão , a aceitação , bênção, etc…

Mas a boa notícia do evangelho nunca foi : “Se você fizer isso por Deus, então ele vai fazer isso por você.” a boa notícia do evangelho é que aquilo que não poderíamos fazer para nos salvar do pecado e da morte, Jesus fez por nós .

Como você pode saber se a pessoa que você está falando tem uma percepção errada do evangelho? Peça-lhes para explicar o evangelho em suas próprias palavras . Se repetirem um falso evangelho , então pacientemente explique que o que eles rejeitaram de fato, se o moralismo , o evangelho da prosperidade, o evangelho social , etc, é algo que o próprio Jesus rejeita .

Então fale com eles sobre a livre graça de Deus em Cristo. Essa mensagem é muito mais bonita, e poderosa ( Rom. 1:16 ) , do que qualquer coisa que já tenha se confundido com o evangelho.

Conclusão

A melhor proteção contra ambos os erros é conhecer o evangelho e também a nós mesmos. Quanto mais familiarizados estamos com o evangelho da graça , mais equipado estaremos ao expor os hipócritas religiosos e contrariar as formas corrompidas do evangelho onde quer que se encontrem.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *