A Chave que destrava os mistérios da vida

Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver; 2 Timóteo 3:16

A Chave que destrava os mistérios da vida

Qual é a sua autoridade final na vida? Quero dizer, quando você está encurralado, quando você está perdido sem saber o que fazer, quando você é forçado a enfrentar a realidade, sobre o que você se inclina?

Antes de responder rapidamente, pense nisso por alguns momentos. Quando se trata de estabelecer um padrão para a moralidade, qual é o seu guia? Quando você precisar de uma bússola ética para encontrar o caminho para sair de um dilema moral, onde está o seu norte? Quando você estiver em uma tempestade, no meio de um mar de emoções, que farol mostra onde encontrar a praia?

Não pode haver nenhuma autoridade mais confiável na terra do que a Palavra de Deus, a Bíblia. Esta fonte atemporal, de confiança da verdade é a chave que destrava os mistérios da vida. Só ela nos fornece o abrigo que necessitamos em tempos de tempestade.

Mas precisamos entender o porquê. Por que este livro se qualifica como a nossa autoridade final?

A Palavra é a Verdade de Deus

Santifica-os pela tua verdade; a tua Palavra é a verdade. João 17:17, disse Jesus em sua oração ao Pai. Verdade, verdade real, verdade que você pode confiar, a verdade que nunca vai murchar ou azedar, a verdade que nunca vai sair pela culatra ou induzir em erro, essa é a verdade na Bíblia. Isso é o que a Bíblia é. É por isso que a Bíblia nos proporciona um constante apoio necessário.

Apenas Jesus falou cerca de 25 vezes a Palavra, em verdade, em verdade, vos digo. Você já parou para pensar sobre a necessidade de dizer a palavra verdade 2 vezes? A Palavra é a Verdade absoluta.

A Bíblia é a voz de Deus

A Escritura é “a mensagem de Deus.” É, de fato, “a Palavra de Deus.”

Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes. 1 Tessalonicenses 2:13

Pense nisso desta maneira: o Livro de Deus é, por assim dizer, a voz de Deus. Se nosso Senhor fosse fazer-se visível e retornar à terra e falar a Sua mensagem, ela estaria de acordo com a Bíblia. Sua mensagem de verdade seria exatamente o que você vê nas Escrituras – sua opinião, o seu conselho, seus mandamentos, seus desejos, suas advertências, seu coração, sua própria mente.

Quando você entende que a Bíblia é a voz de Deus – Sua própria mensagem – você tem um alicerce seguro; você tem a verdade que pode ser confiável; você tem o poder que dá nova vida e libera graça pela qual você pode crescer na fé e compromisso.

A Palavra de Deus Durará

Existem apenas duas coisas eternas na terra hoje: as pessoas e a Palavra de Deus. Tudo o resto acabará – não sobrará nada. Será que isso pode definir nossas prioridades?

O material que colocamos na prateleira, as coisas que colocamos ao redor, os troféus e todas as coisas que nos deixam tão orgulhosos – está tudo indo para a fogueira (2 Pedro 3:7, 10-12). Mas não a Palavra de Deus! Pedro lembra-nos que a verdade “permanece para sempre” (1 Pedro 1:25).

A grama vai crescer e, em seguida, ela vai murchar; flores vão florescer e, em seguida, elas vão morrer. Mas a mensagem de Deus, a verdade, permanece para sempre. Todas as Suas promessas serão cumpridas. Sua verdade redentora não pode ser anulada ou alterada. Sua poderosa Palavra irá realizar o que Ele deseja e atingir o objetivo para o qual foi enviada (Isaías 55:10-11). Sua Palavra vai durar!

A Palavra de Deus é inspirada

Toda essa conversa sobre a Bíblia deve levar a uma questão importante que deve ser feita. A questão é a seguinte: Como é que alguém pode ficar tão animado sobre algo que foi escrito por homens? A mensagem não foi corrompida quando Ele transmitiu-o para terra através das mãos e mentes de homens pecadores?

Este é o momento perfeito para que você possa se ​​familiarizar com três termos doutrinais: revelação, inspiração e iluminação:

Revelação – ocorreu quando Deus deu a Sua verdade.

Inspiração – ocorreu quando os escritores da Bíblia receberam e registraram a sua verdade.

Iluminação – Hoje, quando entendemos e aplicamos a Sua verdade, é a iluminação.

A questão crítica – a sua confiança na Bíblia – está diretamente relacionada com a sua confiança na sua inspiração. Como, então, podemos ter certeza de que a Palavra de Deus é livre de erro, absolutamente verdadeira e, portanto, merecedora de nossa confiança completa?

Paulo fornece grande ajuda para responder a esta pergunta:

Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver; 2 Timóteo 3:16

Quando Deus revelou Sua verdade para os escritores humanos, Ele “soprou” a Sua Palavra parecido quando ditamos uma carta para alguém. Mas ocorreu um ditado literal?

Você percebe que a Bíblia foi escrita por muitas pessoas diferentes, com muitas personalidades diferentes. Pedro não se parece com João; João não escreve como Davi. De alguma forma, a personalidade de cada escritor foi preservada sem corromper o texto com a fraqueza humana e o erro. Isso exclui a ideia de ditado.

Então como é que Deus providenciou? 2 Pedro 1:21 nos dá mais uma pista: “Porque a profecia nunca foi produzida por um ato de vontade humana, mas homens movidos pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus.”

A frase “movidos por” é traduzida a partir de um antigo termo náutico grego (phero) descrevendo navios no mar. Quando um navio estava à mercê dos ventos, ondas e correntes do mar, foi “movido por” um poder além da sua própria força. Essa é a palavra usada aqui. Eles levantaram, por assim dizer, as suas velas, e do Espírito Santo encheu-os e eles foram “movidos pelo” seus desejos.

A Palavra de Deus lhe dá estabilidade

A coisa maravilhosa em poder contar com o Livro de Deus é que ele dá-lhe estabilidade. Dá-lhe que profundo senso de propósito e significado. Nenhum outro conselho vai te ajudar da mesma forma. Nenhuma outra verdade vai ajudá-lo a manter-se firme nas tempestades da dúvida e da incerteza. Nenhuma outra realidade lhe dará força para cada dia e profunda esperança para amanhã. Nenhuma outra instrução tem o poder de dar um novo significado à sua vida.