Como as Pessoas sabiam sobre Deus antes da Bíblia?

O Antigo Testamento foi completado em torno de 400 aC. O Novo Testamento foi completado em 100 dC. Como as pessoas conheciam Deus antes desse tempo?

Todo os dias a criação testemunha a soberania de Deus sobre tudo o que é conhecido e desconhecido. Na criação, há ordem, beleza, mistério, design, inteligência, sabedoria, prazer, criatividade, imaginação e uma variedade infinita ao nosso redor.

A existência de Deus e a natureza divina devem ser compreendidas através do que foi criado.

Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Romanos 1:19,20

Observe o contexto universal neste versículo. O mundo natural ao nosso redor clama por uma explicação de sua existência e a única explicação é Deus.

Quando estivermos diante dEle no dia do julgamento, não haverá desculpa, por causa da própria criação. De acordo com a Bíblia, Deus deu à humanidade provas suficientes de si mesmo, de modo que não é necessário um salto cego de fé.

De fato, a evidência para a existência de Deus é tão esmagadora e clara que um indivíduo não tem argumentos para não acreditar em Deus.

O versículo da Bíblia acima mencionado não é apenas falar de pessoas que foram expostas à Bíblia ou ao cristianismo. Inclui todas as pessoas desde o início dos tempos.

Deus também usou visões e sonhos como formas de se comunicar com as pessoas. Estes foram especialmente prevalentes em Gênesis (Gênesis 20:3-7; 31: 11-13).

Além disso Deus utiliza os profetas para se comunicar com às pessoas, incluindo Jonas que falou com um povo não-judeu para salvar uma cidade inteira.

Os anjos também são frequentemente registrados na Bíblia como espíritos ministradores que comunicaram as mensagens de Deus a indivíduos ou grupos.

Embora Deus tenha falado de maneira clara e direta pela Escritura, Ele sempre se comunicou através de meios naturais e sobrenaturais, como Ele considerou oportuno compartilhar revelação com os outros.

Além disso, a Bíblia compartilha a mensagem de Deus comunicando-se diretamente através de Jesus, vindo à terra para viver entre nós (João 1:1-14) e oferecendo a vida eterna a todos os que creem (João 3:16).

A Bíblia afirma enfaticamente que qualquer pessoa que se afasta da evidência e nega a existência de Deus é um tolo. “O tolo disse em seu coração, não há Deus” Salmo 14:1.

A ordem, o design, a estrutura e a lei exigem uma causa inteligente. Considere a estrutura de um átomo ou a maravilha do corpo humano. Considere o delicado equilíbrio da natureza aqui na Terra. Considere as muitas leis naturais que regem o vasto universo.

Todos esses efeitos surgiram por pura chance? Pense no cérebro humano. Qual princípio de evolução pode explicar o desenvolvimento de um computador tão complexo, cuja capacidade nunca é totalmente utilizada por qualquer indivíduo?

Certamente, a sabedoria de um Criador está estampada em todo este universo. Para dizer que todos esses efeitos na humanidade surgiram sem Deus é negar a verdade e aceitar a ideia de que todos eles surgiram através de uma reorganização guiada de matéria molecular.

Alguém realmente tem uma desculpa aceitável para acreditar nessa mentira?

Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz. A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol, O qual é como um noivo que sai do seu tálamo, e se alegra como um herói, a correr o seu caminho. Salmos 19:1-5

Embora as pessoas não tivessem a Palavra de Deus, não tinham a capacidade de receber, compreender e obedecer a Deus antes que houvesse uma Bíblia como a conhecemos.

Ainda existem muitas áreas no mundo hoje em que as Bíblias não estão disponíveis – ainda assim as pessoas ainda podem e conhecem Deus.

A revelação geral trata da revelação de Deus universalmente para toda a humanidade. Estas são coisas de que Deus deve ser a causa ou a fonte de, e porque essas coisas existem, Deus também deve existir para colocá-las na existência.

O mundo não precisa de ciência para adquirir conhecimento do Criador. Muitos missionários podem testemunhar que em tribos remotas quando o evangelho foi apresentado a quem nunca viu uma Bíblia ou ouviu falar de Jesus, eles sabem que Deus existe, porque vêem a evidência dEle na natureza.

No entanto, tragicamente, muitas dessas tribos adoram a criação, e não o Criador. Nossa consciência é outro aspecto da revelação geral.

Antes de a Bíblia estar disponível, Deus usou muitos outros meios para revelar-se, e Sua vontade para a humanidade.

Jesus Cristo, que assumiu a forma humana e andou entre a terra, morreu por nossos pecados, tendo ressuscitado dentre os mortos. Ele agora está sentado à direita de Deus é a revelação mais clara.