Como é o louvor na África – Verdadeiros Adoradores

Observando o movimento de louvor e adoração desse grupo de cristãos africanos, nos vem à mente um momento marcante descrito no livro de êxodo. Esse momento aconteceu logo após a manifestação sobrenatural de Deus no livramento dado ao povo de Israel quando da travessia do Mar Vermelho.

Então Miriã, a profetisa, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças. E Miriã lhes respondia: Cantai ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro. (Êxodo 15:20-21).

A presença de Deus no meio do povo foi de tal intensidade que encheu o ambiente de uma atmosfera de júbilo e alegria em oposição ao clima tenso que o povo viveu no período que antecedeu ao grande milagre divino, como podemos ver neste trecho do capitulo anterior:

E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor. E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito? Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto. (Êxodo 14:10-12).

O fato é que a intensidade da atuação de Deus gerou no meio do povo, além do alívio imediato do perigo iminente, uma doce sensação que transformou o deserto em um mar de alegria e que provocou uma das mais belas expressões de louvor e adoração narradas na Bíblia, que só podemos comparar com a que nos proporcionou Davi quando entra em Jerusalém com a Arca da Aliança, narrada em 1 crônicas:

Sucedeu, pois, que Davi e os anciãos de Israel, e os capitães dos milhares, foram, com alegria, para fazer subir a arca da aliança do Senhor, da casa de Obede-Edom.
E Davi ia vestido de um manto de linho fino, como também todos os levitas que levavam a arca, e os cantores, e Quenanias, mestre dos cantores; também Davi levava sobre si um éfode de linho,
E todo o Israel fez subir a arca da aliança do Senhor, com júbilo, e ao som de buzinas, e de trombetas, e de címbalos, fazendo ressoar alaúdes e harpas (1 Crônicas 15:25, 27-28).

Esse dois momentos marcantes que se destacam pela presença de Deus, pois a Arca da Aliança representava exatamente isso, e que envolve o homem (Espírito, alma e corpo) religando-o a Deus. Exatamente isso que sentimos quando o Espirito Santo de Deus nos envolve com sua ternura e o seu amor, nos fazendo transbordar de vida e alegria. Somos restaurados a uma posição muito próxima do nosso Pai o que nos leva a um júbilo sem igual.

O povo Africano tem essa manifestação muito arraigada a sua vida cotidiana e sua cultura. São espontâneos, verdadeiros e se expressam com seu corpo e voz de forma singular no mundo e quando passam a ter comunhão com o Senhor Jesus, nos ensinam a expressarmos de forma simples, verdadeira e livre na presença de Deus, pois conforme escrito na sua palavra:

Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração (Atos 17:28).

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (João 4:24)

Cantem e alegrem-se os que amam a minha justiça, e digam continuamente: O Senhor seja engrandecido, o qual ama a prosperidade do seu servo (Salmos 35:27).

Assim, a Adoração a Deus é o estilo de viver que nos faz retornar, muito próximo, ao estado inicial quando o homem foi criado. Pois só assim vivemos de forma que o agrada integralmente. Louvado seja o nome do Senhor.

Por: Pr. Marcos Rodrigues da Silva
Brasíla – DF

Comments

  1. Amém.. desde que li a primeira vez esse texto também coompreendi dessa maneira …. quer viver como pagão ,então não se esconda atrás de uma doutrina que confessa onome de cristo ….. se eu confesso o nome de cristo, então devo andar como ele andou e não praticar a imoralidade .. Deus é santo e seus adoradores também devem andar em santidade ..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *