Como eu sei quais são as promessas de Deus para mim?

Há literalmente centenas de promessas de Deus na Bíblia. Como podemos saber quais promessas se aplicam a nós, o que podemos de fato esperar?

Para enquadrar esta questão de outra forma, como se pode dizer a diferença entre promessas gerais e promessas específicas?

Promessa Geral

Uma promessa geral é aquela que é dada pelo Espírito Santo a todos os cristãos em todas as épocas. Quando o autor escreveu a promessa, ele não estabeleceu limitações de período ou de destinatário.

Um exemplo de uma promessa geral é:

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1:9

Essa promessa é baseada na natureza indulgente de Deus e está disponível para todos os crentes em todos os lugares.

Outro exemplo de uma promessa geral é:

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. Filipenses 4:7

Essa promessa é feita a todos os cristãos que, recusando se preocupar, trazem seus pedidos a Deus (v.8). Outros exemplos de promessas gerais incluem o Salmo 1:3; 27:10; 31:24; João 4:13-14 (note o texto “quem quer que seja”); e Apocalipse 3:20.

Promessa Específica

Uma promessa específica é aquela que é feita para indivíduos específicos em ocasiões específicas. O contexto da promessa geralmente deixa claro quem é o destinatário.

Por exemplo, a promessa de 1 Reis 9:5 é muito específica:

firmarei para sempre sobre Israel o seu trono, conforme prometi a Davi, seu pai, quando lhe disse: Você nunca deixará de ter um descendente para governar Israel. 1 Reis 9:5

Os versículos anteriores e seguintes deixam claro que Deus está falando apenas ao rei Salomão.

Lucas 2:35 contém outra promessa específica:

de modo que o pensamento de muitos corações será revelado. Quanto a você, uma espada atravessará a sua alma”. Lucas 2:35

Essa profecia / promessa foi direcionada a Maria e foi cumprida na vida dela. Embora uma promessa específica não seja feita a todos os cristãos em geral, o Espírito Santo ainda pode usar uma promessa específica para orientar ou encorajar qualquer um de Seus filhos.

Por exemplo, a promessa de Isaías 54:10 foi escrita com Israel em mente, mas o Espírito Santo usou essas palavras para confortar muitos cristãos hoje: “meu amor infalível por você não será abalado nem meu pacto de paz será removido”.

Como Paulo foi conduzido a levar o evangelho aos gentios, o apóstolo reivindicou a promessa de Isaías:

Pois assim o Senhor nos ordenou: ‘Eu fiz de você luz para os gentios, para que você leve a salvação até aos confins da terra’ “. Atos 13:47

A promessa de Isaías foi originalmente destinada ao Messias, mas nela, Paulo encontrou orientação do Senhor para sua própria vida.

Para compreender as promessas de Deus nas Escritura, devemos manter em mente os seguintes princípios:

1) As promessas de Deus são muitas vezes condicionais. Procure a palavra “se” no contexto.

2) Deus nos oferece promessas para nos ajudar a submeter melhor a Sua vontade e confiar Nele. Uma promessa não faz Deus realizar a nossa vontade.

3) Não tente imaginar precisamente quando, onde, ou como as promessas de Deus serão cumpridas em sua vida.

Fonte: GotQuestions