Como identificar um falso profeta?

Como pode um cristão identificar um falso profeta? Quais são os sinais que podemos olhar para provar os falsos ensinamentos? Quais versículos da Bíblia pode nos ajudar a identificar os lobos em pele de cordeiro?

Avisos sobre Falsos Mestres e Profetas

O Novo Testamento está cheio de versículos que alertam sobre falsos mestres e falsos profetas. O próprio Jesus disse que “falsos messias e falsos profetas aparecerão e farão grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, até os escolhidos” (Mateus 24:24 ). Pedro advertiu que “houve também falsos profetas entre o povo, assim como haverá entre vós falsos mestres. Eles introduzirão heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou trazendo sobre si mesmos repentina destruição” (2 Pedro 2:1). Muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. Paulo reiterou “profetas devem falar”, mas que “os outros devem pesar cuidadosamente o que é dito”, porque o tempo dirá se o que dizem é verdade ou não (2 Coríntios 14:29) .

Existe um outro evangelho?

Paulo diz que não há outro evangelho, e que se alguém pregar outro evangelho diferente do que o que Paulo ou os outros apóstolos ensinaram, esse não é de Deus , mas do seu inimigo – o Diabo. Paulo era “um apóstolo enviado não da parte dos homens , nem por um homem , mas por Jesus Cristo e por Deus Pai ” (Gálatas 1:1) e por isso sabemos que Paulo ensinou o verdadeiro evangelho . Ele escreveu que “Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Gálatas 1:6-9”.

Paulo nos diz que existe um outro evangelho, mas , paradoxalmente, não é realmente o evangelho da “boa notícia”. O outro evangelho é uma má notícia , porque se baseia em obras e seu autor é o diabo . Se o evangelho dado a Paulo (Gálatas 1:1) fosse baseado em obras , então estaríamos todos em apuros. Paulo diz que o “evangelho por mim anunciado não é de origem humana . Eu não o recebi de homem algum , nem me foi ensinado ; pelo contrário, eu o recebi por revelação de Jesus Cristo “(Gálatas 1:11-12 )” Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofreríeis. 2 Coríntios 11:4.

Paulo diz que eles poderiam receber um “espírito diferente” que difere do Espírito Santo. É por isso que Paulo estava tão surpreso com os Gálatas.

Como identificar os falsos profetas ou falsos mestres

Primeiramente você deve comparar os ensinamentos do profeta ou mestre com os originais que estão contidos dentro do Antigo e do Novo Testamento.

Quando você compra algo que é uma imitação do original, geralmente a primeira coisa que se faz é comparar as diferenças entre um e outro. Autoridades Aduaneiras dos Estados Unidos confiscaram milhões e milhões de imitações que tinham a marca e nome original, mas quando compararam com os produtos originais ou autênticos , eles poderiam dizer que as importações eram falsas.

É assim que você pode comparar os ensinamentos do profeta. Compare seus ensinamentos com os originais que estão contidos dentro do Antigo e do Novo Testamento. Por exemplo, quando alguém tenta lhe dizer que você é ordenado a abster-se do que eles chamam de carnes imundas , compare este ensino contra o que Jesus disse em Mateus 15:11 que “não é o que entra pela boca que contamina o homem, mas o que sai da boca que contamina o homem “e o que Paulo escreveu:” Toda a comida é limpa, mas é errado para um homem comer qualquer coisa que faz com que alguém tropece”(Romanos 14:10) , e que “tudo o que Deus criou é bom , e nada deve ser rejeitado se é recebido com ações de graças” (1 Timóteo 4:4).

Você também pode comparar o que alguns profetas ou mestres dizem a respeito da salvação que você é obrigado a fazer isso ou fazer aquilo, em essência, ensinam que as obras são necessárias para a salvação. A maioria dos crentes entendem que isso não é verdade , porque está escrito que “é pela graça que sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus – não de obras, para que ninguém se glorie “(Efésios 2:8-9). Isso é um grande alívio para os cristãos , porque se as obras estivessem envolvidas, nós sempre estaríamos se perguntando se tínhamos feito o suficiente para ganhar a nossa salvação e ser salvo.

O ladrão na cruz não teve tempo para ser batizado , não teve a chance de ir à igreja, e não podia descer da cruz para fazer qualquer boa obra . Era tudo uma questão de confiar em Cristo para salvá-lo . Por exemplo, se a salvação foi baseada em obras ou obediência , então o ladrão na cruz teria sido condenado.

Felizmente não somos salvos pelas obras, e é por isso que Jesus lhe assegurou que “Hoje , você estará comigo no paraíso ” (Lucas 23:43) .

Os cristãos não vivem em pecado

Outra maneira de ver se você está ouvindo o verdadeiro evangelho ou mentiras é ver se quem está ensinando está vivendo em um certo estilo de vida cujo lema é o arrependimento. Tenho ouvido alguns descreverem a si mesmos como “cristãos carnais”, mas esta é uma afirmação paradoxal! Eles podem dizer que “eu ainda tenho pecado, mas está tudo bem porque eu estou salvo pela graça … e por isso não tem importância. ” Isto é o que é chamado de licenciosidade e é o pecado da presunção (Judas 4). Eles vêem a graça da salvação como uma licença para pecar. Nada poderia estar mais longe da verdade. O ensinamento de que uma pessoa pode ser salva e ainda viver em pecado é realmente um erro de proporções épicas.

Primeira João capítulo 3 é claro sobre isso dizendo que ” Ninguém que vive nele (em Cristo) continua a pecar. Ninguém que continua a pecar tem ou viu ou conheceu (Cristo). Queridos filhos, não deixe que ninguém vos engane . A pessoa que faz o que é certo é justo, assim como Ele é justo” (1 João 3:6-7 ) .

João é cristalino sobre isso porque ele escreveu que ” Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado , porque a semente de Deus permanece neles; eles não podem viver pecando , porque são nascidos de Deus . É assim que sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do Diabo : quem não faz o que é certo não é filho de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão e irmã” (1 João 3: 9-10) .

Aqui está a evidência de como saber quem são cristãos e aqueles que provavelmente não são. Eles não continuam no pecado e são filhos de Deus, mas os que vivem no pecado como um estilo de vida contínua são filhos do Diabo.

Paulo diz à igreja de Corinto : “Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus ? Não vos enganeis : nem os devassos, nem os idólatras, nem adúlteros, nem homens homossexuais, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus ” (1 Coríntios 6:9-10 ) .

Alguns pastores ou padres não apenas continuam vivendo em pecado , como os homossexuais , que passaram a fundar suas próprias igrejas, apesar do fato da Escritura condenar aqueles que o fazem. “Qualquer um que … não continuar no ensino do Cristo não tem Deus” (2 João 1:9) e ” Se alguém vem ter convosco , e não traz este ensino , não recebê-os . Quem os acolhe compartilha de seu trabalho ímpio” ( 2 João 10-11) .

Paulo concorda que ” Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a instrução de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino divino , ele é orgulhoso e nada entende ” (1 Timóteo 6:03) .

Conclusão

Você pode identificar os falsos mestres e falsos profetas pelos seus ensinamentos. Se existe uma sensação desconfortável de que não se enquadra com a Escritura , então, estude a Palavra para ver se o ensino se alinha com a doutrina bíblica ou não ( 2 Timóteo 2:15-16 ) . A melhor maneira de evitar ser enganado por falsos mestres e profetas é ser um bom estudante da Bíblia. Se você conhece as Escrituras bem o suficiente , você vai estar preparado para saber o que é errado e o que não é . Ler a Bíblia diariamente é claramente um dos melhores métodos para manter falsos ensinamentos ou um falso evangelho longe. E nós somos advertidos para não recebê-los em nossa casa.

Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; (Efésios 1:13).

Comments

  1. Gostaria de saber porque no texto ihá um tratam en que equipara os padres com os pastores se uma pessoa é padre ela já esta condena e palavra pois ele adora imagem batiza criança etc..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *