Como não perder o Amor em um mundo Hostil

A vida cristã é algo que exige resistência. Ao ver o que Hebreus nos diz de que Cristo suportou a cruz por causa da alegria proposta, podemos ter confiança de que podemos suportar os sofrimentos desse mundo.

tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Hebreus 12:2

Um tipo particular de sofrimento que devemos suportar é a hostilidade de um mundo contrário ao seu Criador e Salvador. Jesus disse que devemos esperar oposição:

O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo acima do seu senhor. Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se o dono da casa foi chamado Belzebu, quanto mais os membros da sua família! Mateus 10:24,25

Não devemos nos surpreender quando os incrédulos nos “amaldiçoarem”. Devemos ser luzes brilhando em um mundo sombrio. As pessoas sentadas em um quarto escuro não gostam quando alguém liga as luzes. Especialmente se eles estão fazendo algo não bom.

“Ei, desligue essa luz!”, Eles gritam. Brilhamos a luz de Cristo, a luz do evangelho, na escuridão. E muitas vezes o mundo não gosta disso.

Neste país, geralmente não experimentamos oposição física. Mas podemos encontrar atitudes hostis. Um amigo meu trabalhou em uma loja com um homem que o odiava simplesmente porque ele era um cristão. Todos os dias, este homem fez comentários negativos e até ameaças para o meu amigo.

Anos atrás, uma família veio à nossa igreja e passamos muitas horas aconselhando-as e tentando ajudá-las, mesmo dando dinheiro para ajudar com as necessidades.

Eles acabaram deixando a igreja e disseram a outros pastores da cidade que eu era um satanista. Eles também nos assediaram de outras maneiras, como fazer comentários negativos quando nos viram.

Eles viveram perto de nós, e um dia, enquanto a esposa caminhava na nossa casa, minha esposa disse oi para ela. Ela respondeu dizendo: “Eu te amaldiçoo no nome de Jesus!”

Outra vez ela estava caminhando próximo da nossa casa com seus filhos, quando cheguei de casa do trabalho. Quando eu disse oi, ela segurou o nariz e disse: “Crianças! O que fede! Veja esse homem? Ele está contaminado. Fique longe dele.

Hebreus 12:3 nos dá a chave para suportar a hostilidade dos outros:

Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem. Hebreus 12:3

Jesus não nos pede para suportar qualquer coisa que Ele não tenha passado. Ele experimentou todas as tentações ao máximo. Jesus sofreu uma hostilidade incrível – antes de ser crucificado, os líderes religiosos o odiaram e conspiraram continuamente para matá-lo.

As pessoas acusaram Jesus de ter um demônio e curar pelo poder de Satanás. Ao seu simulacro de julgamento antes de Caifás, eles cuspiram em seu rosto e o atingiram, e disseram: “Profetiza para nós, você Cristo! Quem é que te atingiu? “Soldados romanos brutais zombavam e flagelavam-no. As multidões hostis gritaram, “Crucifica-o”.

No entanto, Jesus nunca criticou, ameaçou ou amaldiçoou. Ele ficou silenciosamente. Como ele fez isso? Pedro nos diz:

Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos. “Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca”. Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça. 1 Pedro 2:21-23

Quando as pessoas zombavam e insultavam Jesus, ele não retaliou, mas confiou-se a seu Pai – aquele que julga justamente.

Quando ele foi pendurado na cruz e as pessoas gritavam: “Ei, salve-se e desça da cruz se você é o Cristo”, Ele não gritou de volta, Ele confiou no seu Pai celestial. E ele mesmo pediu a seu Pai para perdoar aqueles que o crucificaram.

Pode parecer duro, e até mesmo injusto, na verdade é difícil mesmo de aceitar esse tipo de situação, mas é assim que devemos aguentar a hostilidade.

Devemos continuar confiando a Deus que julga justamente e não se vingar nem se revoltar. Confiar a Deus significa que queremos confiar nEle para cuidar de nós.

Que Deus, o sábio, lidará com nossos inimigos. Que Aquele que é perfeitamente justo fará tudo certo no final.

Confiar a Deus significa que nos colocamos em suas mãos e confiamos nEle para nos defender e lidar com aqueles que nos atacam.

O meu amigo que mencionei, cujo colega de trabalho o agrediu, não o amaldiçoou nem o ameaçou, mas orou e perdoou.

Deus deu a minha esposa graça em não retaliar contra a família que me chamou de satanista. A única maneira de passar pelo seu assédio era continuar olhando para Jesus, confiando-me ao meu Pai celestial. Eu nem sempre fiz isso bem. Eu estava tentado de raiva às vezes e queria responder de volta, mas Deus me ajudou a não fazê-lo.

Você está sofrendo hostilidade de alguém? Considere Jesus e a inimaginável hostilidade que ele suportou. Não responda. Não tome as coisas em suas próprias mãos. Não pague a maldição com a maldição. Faça o que Jesus fez e confie a ele que julga justamente. É assim que ele impedirá que você se torne cansado ou fraco.

Mark Altrogge foi pastor sênior da Sovereign Grace Church de Indiana, Pensilvânia, desde 1982. Ele escreveu centenas de músicas para adoração, incluindo “I Stand in Awe” e “I’m Forever Grateful”. Mark e sua esposa, Kristi, tem quatro filhos e uma filha. Saiba mais em seu blog, The Blazing Center .

Fonte: Bible Study Tools