A Fidelidade de Deus em Tempos Incertos

O mundo se tornou dinâmico, as coisas são menos que certas, então, como podemos saber e aprender a confiar no Deus que nunca muda, mesmo em tempos de mudanças e incertos?

Tempos de mudança

Deus nunca mudou. Deus não pode se tornar melhor ou aprender algo novo. Deus é onisciente, sabendo tudo o que há para saber.

Por outro lado, as pessoas mudam o tempo todo, e hoje, como em todos os dias, os tempos mudam constantemente. Algumas igrejas procuram encaixar em seus ensinamentos e doutrinas a cultura dos tempos em que vivemos, mas, se alguma coisa precisa ser mudada, certamente não é Deus ou os ensinamentos da Bíblia.

A Palavra de Deus é tão verdadeira hoje como no dia em que foi escrita. Mesmo assim, algumas denominações diluíram a verdade para serem mais aceitáveis ​​para o mundo, mas o que estão fazendo é curvar-se ao deus do pragmatismo.

O pragmatismo é um movimento filosófico que afirma que uma ideologia ou proposição é verdadeira, apenas se ela funciona de forma satisfatória, ideias pouco práticas devem ser rejeitadas e, para muitos, pregar o arrependimento e a fé ofende muitas pessoas.

Ninguém quer ouvir “Você é um pecador e precisa de Cristo”. Eles preferem ouvir “Deus te ama como você é”, mas o evangelho que Jesus Cristo trouxe foi o evangelho do arrependimento e da fé (Marcos 1:14 -15).

Jesus não mudou para agradar as multidões de sua época, eram as multidões que precisavam mudar. A mensagem da fé não nova. Abraão acreditou em Deus (Gênesis 15: 6), e foi considerado como justiça (Romanos 4: 3; Gál 3: 6), e assim é para aqueles que confiam em Cristo.

Eles acreditam em Deus e na Sua Palavra, e a Palavra de Deus diz que Jesus é o Filho de Deus, que deu a Sua vida como um resgate por muitos (Marcos 10:45). Isso sempre será a verdade.

Malaquias, o Profeta, escreveu:

Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Malaquias 3:6

Deus estava mostrando que Ele era fiel à Sua promessa. Ele guarda todas as promessas e nunca teve nenhuma promessa que falhou. Moisés escreveu:

Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? Números 23:19

Novamente, devemos nos alegrar com a constância de Deus durante tempos turbulentos. Os tempos estão mudando, mas estou convencido de que não estão mudando para melhor, mas, felizmente, Deus é e sempre será o mesmo, e há conforto em saber disso, e mesmo “se somos infiéis, ele permanece fiel – pois ele não pode negar a si mesmo ” (2 Tim 2:13).

Deus é um refúgio

O salmista percorreu alguns tempos perigosos, porque ele escreve:

Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia. Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Salmos 91:5,6

Pouco antes o salmista descreve o porque não se devemos temer:

Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. Salmos 91:2-4

O ponto para tudo isso é quando você vê as coisas em trevas no mundo como a grande quantidade e variedade de violência inclusive com crianças e catástrofes naturais, você pode saber que Deus nunca muda, e as promessas feitas aos Seus filhos são definidas e não podem ser mudadas.

Conclusão

Nas notícias de hoje, as coisas são incertas, então, como podemos saber e aprender a confiar no Deus Quem nunca muda, mesmo em tempos incertos?

Eu diria que permaneço na Palavra. Quando você se coloca na Palavra de Deus, ela lhe dá uma âncora para a sua alma.

À medida que o mundo se transforma em um lugar cada vez mais perigoso para viver, podemos descansar na certeza do que Deus dá a cada filho dele, e o apóstolo Paulo nos lembra:

Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 8:38,39

Esse versículo ainda é verdadeiro e sempre será verdade, porque Deus não muda, mesmo nos tempos em que vivemos, e isso é bom, porque Jesus veio a morrer por pecadores e a resgatar aqueles que tiveram a ira de Deus duradoura sobre eles (João 3:36b).

Fonte: WhatChristiansWantToKnow.com