Como vencer um pecado Habitual?

Reconheça a Transformação

A primeira coisa a considerar em como superar um pecado habitual é observar a mudança ou transformação que ocorre quando uma pessoa é salva.

A Bíblia descreve o homem natural como “morto no pecado e nas transgressões” (Efésios 2:1). Como resultado da queda de Adão, o homem nasceu espiritualmente morto.

Neste estado de morte espiritual, o homem é incapaz de obedecer a Deus e o pecado segue naturalmente.

O homem natural vê as coisas de Deus como loucura (1 Coríntios 2:14) e é hostil a Deus (Romanos 8:7). Quando uma pessoa é salva, ocorre uma transformação.

O apóstolo Paulo se refere a esta como a nova criação (2 Coríntios 5:17). Desde o momento em que colocamos nossa fé em Cristo, estamos no processo de santificação.

Foque na Santificação

O processo de santificação é aquele pelo qual os que estão em Cristo são conformados pelo Espírito Santo na imagem de Cristo (Romanos 8:29).

A santificação nesta vida nunca será totalmente completa, o que significa que os crentes sempre lutam com a inclinação da carne para o pecado.

Paulo descreve esta batalha com o pecado em Romanos 7:15-25. Nessa passagem, ele observa que, mesmo que deseje fazer o que é bom aos olhos de Deus, muitas vezes ele faz o que é mal.

Ele faz o mal que ele não quer fazer e não faz o bem que ele quer fazer. Nisto, ele está descrevendo a luta de todos os cristãos com o pecado.

Entenda o Pecado

Tiago diz que todos pecamos de várias maneiras (Tiago 3:2). A experiência nos diz que lutamos de maneira diferente com o pecado, talvez um pecado seja mais uma pedra de tropeço para um crente do que outro.

Para alguns, pode ser uma raiva, enquanto que para outras pessoas é fofoca ou mentira. Podemos nos referir a um pecado que é particularmente difícil para nós superar como um pecado “assustador” ou um pecado “recorrente”.

Esses pecados são frequentemente, mas não exclusivamente, hábitos que desenvolvemos durante nossas vidas como incrédulos e exigimos mais graça e disciplina para superar.

Parte do processo de superação desses pecados, é reconhecer a transformação que efetivamente ocorreu dentro do cristão. Paulo escreve:

Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:11

Quando Paulo diz: “Considere-se morto para o pecado”, ele está nos dizendo para lembrar que, ao vir a Cristo, o poder do pecado foi quebrado em nossas vidas.

Ele usa a metáfora da escravidão para fazer isso. Nós fomos, uma vez, escravos do pecado, mas agora somos escravos da justiça (Romanos 6:17-18). Na cruz, o poder do pecado foi quebrado e, ao nos tornarmos cristãos, somos libertados do domínio do pecado sobre nós.

Portanto, quando um cristão peca, não é mais da necessidade de sua natureza, mas porque ele se submeteu voluntariamente ao domínio do pecado (Gálatas 5:1).

Confie no Espírito Santo

A próxima parte do processo é reconhecer nossa incapacidade de superar o pecado habitual por sua própria força e nossa necessidade de confiar no poder do Espírito Santo de Deus, que habita dentro de nós.

Paulo diz: Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Romanos 7:18.

Paulo, mais tarde, diz: E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. Romanos 8:11.

O Espírito Santo, através da Palavra de Deus (João 17:17), opera a santificação no povo de Deus. O pecado habitual é superado quando nos submetemos a Deus e recusamos as tentações da carne (Tiago 4:7-8).

Mude seus Hábitos

Outra parte do processo de superação de um pecado recorrente é mudar os hábitos que o facilitam.

Temos que adotar a atitude de José que, quando tentado pela mulher de Potifar, deixou a sala tão rapidamente que deixou seu manto (Gênesis 39:15).

Simplesmente devemos fazer todos os esforços para fugir das coisas que nos tentam ao pecado. Jesus nos diz para cortar a mão ou arrancar o olho se eles “nos ofender” (Mateus 5:29-30).

Isso significa remover de nossas vidas as coisas que nos tentam ao pecado mesmo quando são coisas que nós gostamos.

Em suma, temos que mudar os hábitos que levam ao pecado.

Mergulhe no Evangelho

Finalmente, precisamos mergulhar na verdade do evangelho.

O evangelho não é apenas o meio pelo qual somos salvos, mas também é o meio pelo qual somos santificados (Romanos 16:25). Se pensarmos que somos salvos pela graça, mas santificados por nossos próprios esforços, caímos no erro (Gálatas 3:1-3).

A santificação é tanto uma obra de Deus quanto a justificação. A promessa que temos das Escrituras é que Aquele que começou um bom trabalho em nós o completará no último dia (Filipenses 1:6).

Fonte: GotQuestions