Encontrando poder no silêncio

Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança. Salmos 62:5

Um barulho constante

Há algum tempo, tenho me incomodado com o nível crescente de barulho em nosso mundo. No passado eu costumava ligar a TV apenas para preencher os sons de silêncio em minha casa, atualmente eu não faço mais isso.

Preparar-se para sair do meu carro significava aumentar o volume da minha estação de rádio favorita antes mesmo que eu afivelasse o cinto de segurança.

Ultimamente, apesar do calor, eu gostei de ouvir o vento assobiar pela janela do meu carro, em vez de ligar a música. Isso não é tão fácil, porque adoro ouvir rádio cristã.

Você já teve momentos em que ansiava pelo silêncio, desejando que as TVs parassem com seus sons – especialmente durante os anos eleitorais?

Ou, como eu, você está aborrecido com as vibrações causadas pelos aparelhos de som automotivos que ameaçam te tirar da estrada?

Você acha irritante (e intrusivo) quando alguém está falando em voz alta em seus celulares enquanto está em público?

Silêncio é uma disciplina espiritual

Em “Disciplinas Espirituais para a Vida Cristã”, escreve o autor Don Whitney, “um dos custos do avanço tecnológico é a maior tentação de evitar a quietude.”

“Precisamos perceber o vício que temos para o ruído”, acrescenta.

A dependência do ruído é um desejo de escapar dos nossos pensamentos? Talvez seja uma maneira de evitar lidar com nossos problemas ou evitar pensar na bagunça em que o mundo está.

Você precisa fazer uma pausa no caos? O que poderia acontecer ao seu relacionamento com o Senhor se você o fizesse?

O teólogo alemão Meister Eckhart colocou desta forma: “Nada em toda a criação é tão parecido com Deus como o silêncio”.

O Pastor Charles Swindoll diz: “Somos ordenados a parar (literalmente), descansar, relaxar, deixar ir e dar tempo a Ele. A cena é de silêncio e quietude, ouvindo e esperando diante dEle. Tais experiências estrangeiras nestes tempos ocupados! No entanto, conhecer a Deus profunda e intimamente requer tal disciplina. O silêncio é indispensável se esperamos acrescentar profundidade à nossa vida espiritual ”.

Os exemplos do mestre

Numerosas vezes nas escrituras, lemos sobre a necessidade de Jesus ficar sozinho na solidão com Seu Pai Celestial.

E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava. Marcos 1:35

E, sendo já dia, saiu, e foi para um lugar deserto; e a multidão o procurava, e chegou junto dele; e o detinham, para que não se ausentasse deles. Lucas 4:42

E, tendo-os despedido, foi ao monte a orar. Marcos 6:46

E aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos. Lucas 11:1

Se Jesus precisava de momentos de silêncio, quanto mais precisamos disso no mundo saturado de ruídos de hoje?

Madre Teresa disse certa vez: “Precisamos encontrar Deus, e Ele não pode ser encontrado em ruídos e inquietações. Deus é o amigo do silêncio. Veja como a natureza – árvores, flores, grama – cresce em silêncio; veja as estrelas, a lua e o sol, como eles se movem em silêncio … Precisamos do silêncio para poder tocar as almas. ”

Pois é por isso que estamos aqui – para tocar as almas. Quando tomamos tempo para fazer uma pausa e refletir sobre o poder do silêncio para restaurar e curar-nos, somos mais capazes de ministrar aos outros.

Autor: Carol Round
ASSIST News Service, www.assistnews.net