Estudo de 1 Coríntios 15:38 – Comentado e Explicado

Deus, porém, lhe dá o corpo como lhe apraz, e a cada uma das sementes o corpo da planta que lhe é própria.
1 Coríntios 15:38

Comentário de Albert Barnes


Mas Deus lhe dá um corpo … – Deus dá à semente semeada seu próprio corpo, formação e crescimento. A palavra corpo aqui, aplicada ao grão, parece significar todo o sistema, ou arranjo de raízes, caules, folhas, flores e grãos que começam com a semente que é semeada. O significado é que essa forma é produzida a partir de a semente semeada como Deus quiser. Paulo aqui rastreia o resultado para Deus, para mostrar que não há chance, e que isso não dependia da natureza das coisas, mas era dependente da disposição sábia de Deus. Não havia nada no próprio kernel em decomposição que produzisse esse resultado; mas Deus escolheu que assim fosse. Não há nada no corpo decadente dos mortos que por si só deva levar à ressurreição; mas Deus escolheu que deveria ser assim.

Como lhe agradou – Como ele escolheu. É por seu arranjo e agência. Embora seja por leis regulares, ainda assim é como Deus agrada. Ele age de acordo com seu próprio prazer, na formação de cada raiz, caule e grão de grão. Provavelmente, aqui está sugerido que Deus daria a cada um dos mortos na ressurreição o corpo que ele escolher, embora seja, sem dúvida, de acordo com as leis gerais.

E para cada semente seu próprio corpo – Aquilo que lhe pertence apropriadamente; qual é adequado para produzir; que é do mesmo tipo. Ele não faz com que um caule de centeio cresça a partir de um grão de trigo; nem de milho de cevada; nem de cânhamo de lentilhas. Ele estabeleceu leis apropriadas e cuida para que sejam observadas. Assim será na ressurreição. Todo mundo deve ter seu próprio corpo, ou seja, seu próprio corpo – um corpo que deve pertencer a ele e ser adequado a ele. Os ímpios não se levantarão com o corpo dos justos, ou com um corpo adaptado ao céu; nem o santo se levantará com um corpo adaptado à perdição. Deve haver adequação ou adequação no novo corpo ao caráter daquele que é ressuscitado. O argumento aqui é projetado para atender à indagação de como o corpo deve ser levantado, e é que não há nada mais notável e impossível na doutrina da ressurreição, do que no fato constantemente diante de nós, aquele grão que parece apodrecer envia um tiro ou caule, e é reproduzido de uma maneira maravilhosa e bonita. De maneira semelhante a isso, o corpo será elevado; e a ilustração de Paulo encontra todas as dificuldades sobre o fato da ressurreição. Não se pode demonstrar que um é mais difícil que o outro; e como os fatos da vegetação passam constantemente diante de nossos olhos, não devemos considerar estranho que fatos semelhantes ocorram daqui em diante com relação à ressurreição dos mortos.

Comentário de E.W. Bullinger

como tem, etc. = mesmo como Ele propôs. App-102. Compare 1 Coríntios 12:18 .

cada semente = cada uma das sementes. Nos versículos: 1 Coríntios 15: 36-38, o apóstolo mostra que, como não sabemos como as sementes ganham vida e crescem ( Marcos 4:27 ), muito menos sabemos como é realizada a mudança da ressurreição .

his = its.

Comentário de Adam Clarke

Mas Deus lhe dá um corpo – E existe outra maneira de explicar isso, a não ser pela operação milagrosa do poder de Deus? Pois desse grão é produzido um sistema de raízes, um caule alto e vigoroso, com todos os seus apêndices de folhas etc., além do milho cheio na espiga; o todo fazendo centenas de vezes o quantum do que foi originalmente depositado. Não há provas de que o que alguns chamam de natureza possa afetar isso: será sempre uma verdade filosófica e também bíblica, que Deus lhe dá um corpo como lhe agrada; e assim ele administra toda a obra, para que toda semente tenha seu próprio corpo: para que o germe de trigo nunca produza cevada; nem o centeio, aveia. Veja a nota em Gênesis 1:12 .

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 15:38 . Para cada semente seu próprio corpo. O apóstolo parece falar mais diretamente disso como seu próprio corpo, que é peculiar a essa espécie de grão; todavia, sem dúvida, cada orelha tem uma referência peculiar a um indivíduo, como sua semente apropriada, de tal maneira que outra da mesma espécie não tem: e o que se segue claramente se adapta a essa visão. Diz-se que Deus lhe dá esse corpo como lhe agrada, porque não sabemos como é produzido; e o pensamento principal do apóstolo é que é absurdo argumentar contra uma ressurreição, sobre um princípio tão palpavelmente falso quanto deve ser, que supõe que compreendamos todo o progresso das obras divinas.

Comentário de John Wesley

Mas Deus lhe dá um corpo como lhe agrada, e a cada semente seu próprio corpo.

Mas Deus – não tu, ó homem, nem o grão em si, lhe dá um corpo como lhe agradou, desde o momento em que ele distinguiu as várias espécies de seres; e a cada uma das sementes, não apenas dos frutos, mas também dos animais (aos quais o apóstolo se eleva no versículo seguinte), seu próprio corpo; não apenas peculiar a essa espécie, mas adequado a esse indivíduo e decorrente da substância daquele mesmo grão.

Referências Cruzadas

Gênesis 1:11 – Então disse Deus: “Cubra-se a terra de vegetação: plantas que dêem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acordo com as suas espécies”. E assim foi.

Salmos 104:14 – É ele que faz crescer o pasto para o gado, e as plantas que o homem cultiva, para da terra tirar o alimento:

Isaías 61:11 – Porque, assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Soberano Senhor fará nascer a justiça e o louvor diante de todas as nações.

Marcos 4:26 – Ele prosseguiu dizendo: “O Reino de Deus é semelhante a um homem que lança a semente sobre a terra.

1 Coríntios 3:7 – de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *