Estudo de 1 João 5:15 – Comentado e Explicado

E se sabemos que ele nos atende em tudo quanto lhe pedirmos, sabemos daí que já recebemos o que pedimos.
1 João 5:15

Comentário de Albert Barnes

E se soubermos que ele nos ouve – isto é, se tivermos certeza disso como uma verdadeira doutrina, mesmo que não possamos “ver” imediatamente que a oração é respondida, podemos ter a máxima confiança de que não é. desconsiderado e que será respondido da melhor maneira possível para promover nosso bem. A coisa específica que pedimos pode não ser realmente concedida (compare Lucas 22:42 ; 2 Coríntios 12: 8-9 ), mas a oração não será desconsiderada, e a coisa que é mais para o nosso bem será concedida a nós . O “argumento” aqui é derivado da fidelidade de Deus; pela certeza que sentimos de que, quando ele prometeu nos ouvir, haverá, mais cedo ou mais tarde, uma resposta real à oração.

Sabemos que temos as petições … – Isso é, evidentemente, agora que nós as “teremos” ou que a oração será respondida. Não pode significar que já temos a coisa exata pela qual oramos, ou que será uma resposta real à oração, pois

(a) a oração pode estar relacionada a algo futuro, como proteção em uma jornada, colheita ou restauração da saúde, ou o retorno seguro de um filho de uma viagem no mar, ou a salvação de nossas almas – todas elas “Futuro” e que não se pode esperar que sejam concedidos de uma só vez; e,

(b) a resposta à oração às vezes é adiada, embora seja finalmente concedida. Pode haver razões pelas quais a resposta deve ser adiada, e a promessa não é que seja imediata. O “atraso” pode surgir de causas como estas:

(1) Experimentar nossa fé e ver se a bênção é sinceramente desejada.

(2) talvez não pudesse ser respondido imediatamente sem um milagre.

(3) pode não ser consistente com os arranjos divinos que respeitam os outros, concedendo-o imediatamente.

(4) nossa própria condição pode não ser tal que seria melhor respondê-la imediatamente.

Podemos precisar de mais julgamento, mais castigo, antes que a aflição, por exemplo, seja removida; e a resposta à oração pode demorar por meses ou anos. Entretanto, nesse meio tempo, podemos ter a mais firme certeza de que a oração é ouvida e que ela será respondida da maneira e no período em que Deus achar melhor.

Comentário de E.W. Bullinger

se App-118.

petições . App-134. Compare Mateus 7: 7 . João 14:13 ; João 15: 7 .

desejado = desejado. O mesmo que “perguntar” , 1 João 5:14 .

de . App-104.

Comentário de John Calvin

15 E se soubermos que não é uma repetição supérflua, como parece ser; pelo que o apóstolo declarou em geral a respeito do sucesso da oração, ele agora afirma de uma maneira especial que os piedosos oram ou não pedem nada a Deus, a não ser o que obtêm. Mas quando ele diz que todas as petições dos fiéis são ouvidas, ele fala de petições corretas e humildes e que são consistentes com a regra da obediência. Pois os fiéis não dão rédeas soltas a seus desejos, nem se entregam a nada que possa agradá-los, mas sempre consideram em suas orações o que Deus ordena.

Esta é, portanto, uma aplicação da doutrina geral para o benefício especial e particular de cada um, para que os fiéis não duvidem que Deus é propício às orações de cada indivíduo, para que, com mente tranquila, possam esperar até que o Senhor realize o que eles oram e, sendo assim aliviados de todos os problemas e ansiedades, podem lançar sobre Deus o fardo de seus cuidados. Essa facilidade e segurança não devem, contudo, diminuir neles sua fervor na oração, pois quem tem certeza de um evento feliz não deve se abster de orar a Deus. Pois a certeza da fé de maneira alguma gera indiferença ou preguiça. O apóstolo quis dizer; que cada um fique tranquilo nessas necessidades quando tiver depositado seus suspiros no seio de Deus.

Comentário de Adam Clarke

E se sabemos que ele nos ouve – vendo que estamos satisfeitos por ouvir a oração da fé, solicitando as coisas que ele mesmo prometeu; sabemos, conseqüentemente, que temos as petições – a resposta para as petições que desejamos dele; pois ele não pode negar a si mesmo; e podemos considerá-los tão certos como se os tivéssemos; e tê-los-emos assim que implorarmos e necessitarmos deles. Não devemos pedir hoje a misericórdia de que precisamos agora, e não a receberemos até amanhã ou em algum momento futuro. Deus dá a quem ora, quando é necessário.

Comentário de John Wesley

E se sabemos que ele nos ouve, tudo o que pedimos, sabemos que temos as petições que desejamos dele.

Nós temos – a fé antecipa as bênçãos.

As petições que lhe pedimos – Mesmo antes do evento. E quando o evento chega, sabemos que vem em resposta à nossa oração.

Referências Cruzadas

Provérbios 15:29 – O Senhor está longe dos ímpios, mas ouve a oração dos justos.

Jeremias 15:12 – “Será alguém capaz de quebrar o ferro, o ferro que vem do norte, ou o bronze?

Marcos 11:24 – Portanto, eu lhes digo: tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá.

Lucas 11:9 – “Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *