Estudo de 1 Reis 18:24 – Comentado e Explicado

Depois disso, invocareis o nome de vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor. Aquele que responder pelo fogo, esse será reconhecido como o {verdadeiro} Deus. Todo o povo respondeu: É boa a proposta.
1 Reis 18:24

Comentário de Albert Barnes

O Deus que responde pelo fogo – Deus freqüentemente consumia antes ofertas com fogo sobrenatural Levítico 9:24 ; Juízes 6:21 . Os adoradores de Baal tinham, sem dúvida, o hábito de atribuir trovões e raios a seus deuses – o grande poder da natureza – e, portanto, não tinham desculpa para recusar o desafio de Elias.

Comentário de Thomas Coke

1 Reis 18:24 . O Deus que responde pelo fogo, seja Deus Esta não foi a primeira vez que Deus declarou sua aprovação de seus adoradores, enviando fogo para consumir seus sacrifícios (ver Levítico 9:24 e Juízes 6:21 ); e, talvez, talvez seja possível para os espíritos malignos, que tenham grande conhecimento de como gerenciar meteoros e exalações para realizar seus propósitos, fazer o fogo descer das nuvens; contudo, como eles não podem fazer nada sem a permissão divina, é absurdo pensar que, em matéria de competição entre ele e falsos deuses, ele deveria dar aos espíritos malignos qualquer licença para rivalizá-lo em seus milagres. Se, como geralmente se acredita, Baal era o ídolo do sol, ou o poder que seus adoradores deveriam presidir sobre o elemento fogo, a razão do procedimento de Elias é muito óbvia, pois forneceu uma prova completa de que Jeová, o Deus da natureza, estava sozinho o Soberano Senhor e Governante de todas as suas operações.

Comentário de Joseph Benson

1 Reis 18:24 . O Deus que responde pelo fogo – Que envia fogo para consumir o sacrifício que lhe foi apresentado: isto o povo sabia que o verdadeiro Deus costumava fazer. Foi uma grande condescendência em Deus que ele permitisse a Baal ser um concorrente com ele; mas, assim, Deus teria que parar toda a boca, e toda a carne se calaria diante dele: e Elias, sem dúvida, recebeu uma comissão especial de Deus, ou ele não se preocupou com esse assunto. Mas o caso foi extraordinário, e o julgamento sobre ele seria útil, não somente naquele momento, mas em todas as idades. Elias não diz: O Deus que responde pela água, embora fosse o que o país precisava, mas que responde pelo fogo, seja Deus – Porque a expiação deveria ser feita antes que o julgamento pudesse ser removido: o Deus, portanto, isso tem poder para perdoar o pecado e significar que, ao consumir a oferta pelo pecado, deve ser Deus que possa nos aliviar da calamidade. “Se, como geralmente se acredita, Baal era o ídolo do sol, ou o poder que seus adoradores deveriam presidir sobre o elemento fogo, a razão do processo de Elias é ainda mais óbvia, pois forneceu uma prova completa de que Jeová , o Deus da natureza, era o único soberano Senhor e Governante de todas as suas operações e das de fogo entre os demais. ” – Dodd. Todo o povo respondeu: É bem falado – Até os próprios baalitas, em parte porque não podiam, sem grande reprovação a si mesmos e a Baal, recusar uma moção tão justa e igual; e em parte porque estavam confiantes no poder e na divindade de Baal, provavelmente tendo tido algumas experiências de coisas sobrenaturais e extraordinárias feitas em seus cultos pela justa e sábia permissão de Deus, para o endurecimento daquele povo iníquo em sua idolatria; como Deus, em várias eras, sofreu maravilhas mentirosas a serem feitas pelo diabo e seus anjos, por uma razão semelhante.

Comentário de E.W. Bullinger

deuses = deus, como em 1 Reis 18:25 . Versão Revisada.

pelo fogo. Essa foi a maneira de Jeová mostrar Sua aceitação da oferta. Ver nota em Gênesis 4: 4 .

Comentário de Adam Clarke

– Elijah gave them every advantage when he granted that the God who answered by fire should be acknowledged as the true God; O Deus que responde pelo fogo – Elias deu-lhes toda vantagem quando concedeu que o Deus que respondeu pelo fogo fosse reconhecido como o Deus verdadeiro; pois como o Baal que era adorado aqui era incontestavelmente Apolo, ou o sol, ele era, portanto, o deus do fogo, e tinha apenas que trabalhar em seu próprio elemento.

Comentário de John Wesley

Invocareis o nome dos vossos deuses, e invocarei o nome do SENHOR; e o Deus que responder pelo fogo, seja Deus. E todo o povo respondeu e disse: É bem falado.

Pelo fogo – Isso consumirá o sacrifício pelo fogo enviado do céu; que o povo sabia que o verdadeiro Deus costumava fazer. Foi uma grande condescendência em Deus, que ele permitisse a Baal ser um concorrente com ele. Mas, assim, Deus teria que parar toda a boca, e toda a carne se calaria diante dele. E Elias, sem dúvida, teve uma comissão especial de Deus, ou ele não o colocou nesta questão. Mas o caso foi extraordinário, e o julgamento sobre ele seria útil não somente naquele momento, mas em todas as épocas. Elias não diz: “O Deus que responde pela água, que era o que o país precisava, mas que responde pelo fogo, seja Deus; porque a expiação deveria ser feita antes que o julgamento pudesse ser removido. O Deus, portanto, que tem poder para perdoar o pecado e significar que, consumindo a oferta pelo pecado, deve ser o Deus que pode nos aliviar contra a calamidade.

Referências Cruzadas

Levítico 9:24 – Saiu fogo da presença do Senhor e consumiu o holocausto e as porções de gordura sobre o altar. E, quando todo o povo viu isso, gritou de alegria e prostrou-se rosto em terra.

Juízes 6:21 – Com a ponta do cajado que estava em sua mão, o Anjo do Senhor tocou a carne e os pães sem fermento. Fogo subiu da rocha, consumindo a carne e os pães. E o Anjo do Senhor desapareceu.

2 Samuel 14:19 – O rei perguntou: “Não é Joabe que está por trás de tudo isso? ” A mulher respondeu: “Juro por tua vida, ó rei, ninguém é capaz de desviar-se para a direita ou para a esquerda do que tu dizes. Sim, foi o teu servo Joabe quem me mandou aqui para dizer tudo isso.

1 Reis 18:38 – Então o fogo do Senhor caiu e queimou completamente o holocausto, a lenha, as pedras e o chão, e também secou totalmente a água na valeta.

1 Crônicas 21:26 – E Davi edificou ali um altar ao Senhor e ofereceu holocaustos e sacrifícios de comunhão. Davi invocou o Senhor, e o Senhor lhe respondeu com fogo que veio do céu sobre o altar de holocaustos.

2 Crônicas 7:1 – Assim que Salomão acabou de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios, e a glória do Senhor encheu o templo.

2 Crônicas 7:3 – Quando todos os israelitas viram o fogo descendo e a glória do Senhor sobre o templo, ajoelharam-se no pavimento, chegando o rosto ao chão, adoraram e deram graças ao Senhor, dizendo: “Ele é bom; o seu amor dura para sempre”.

Isaías 39:8 – “É boa a palavra do Senhor que você falou”, Ezequias respondeu. Pois pensou: “Haverá paz e segurança enquanto eu viver”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *