Estudo de 1 Reis 8:14 – Comentado e Explicado

Depois o rei virou-se para a assembléia de Israel, que se conservava de pé, e a abençoou.
1 Reis 8:14

Comentário de Albert Barnes

Salomão pronunciara as palavras precedentes, dirigidas a Deus, com o rosto voltado para o santo dos santos. Ele agora se virou e olhou para as pessoas. As pessoas “se levantaram” para ouvi-lo com uma atitude de respeito e atenção. Essa primeira bênção parece ter sido sem fala – uma oração interior acompanhada pelo gesto comum de bênção.

Comentário de Joseph Benson

1 Reis 8:14 . O rei virou o rosto – Da corte dos sacerdotes e do santuário, para o corpo da congregação que estava na corte projetada para o povo. E abençoou toda a congregação – Provavelmente na forma de palavras que o próprio Deus havia prescrito, Números 6: 23-25 . Toda a congregação permaneceu – Em sinal de reverência a Deus, e respeito ao rei, e de sua prontidão para receber sua bênção, e a bênção de Deus através de sua instrumentalidade.

Comentário de E.W. Bullinger

congregação = assembléia,

Comentário de Adam Clarke

Abençoou toda a congregação – Embora essa bênção não seja particularmente declarada, ainda assim podemos supor que foi como o sumo sacerdote pronunciou sobre o povo: “O Senhor te abençoe e guarde! O Senhor faz seu rosto brilhar sobre ti, e tem misericórdia de ti! O Senhor levante o seu rosto sobre ti e te dê paz! ” (Ver Números 6: 24-26 ;), pois Salomão parece agora estar fazendo o papel do sumo sacerdote. Mas ele pode ter em vista mais particularmente a conduta de Moisés, que, quando viu que o povo havia feito toda a obra do tabernáculo, como o Senhor lhes havia ordenado, ele os abençoou, Êxodo 39:43 ; e a conduta de seu pai Davi, que, quando a arca foi trazida para a cidade de Davi, e as ofertas queimadas e pacíficas concluídas, abençoou o povo em nome do Senhor, 2 Samuel 6:18 .

Comentário de John Wesley

E o rei virou o rosto e abençoou toda a congregação de Israel: (e toda a congregação de Israel permaneceu;)

Transformado – Do templo ao corpo da congregação.

Parado – Em sinal de reverência e de sua prontidão para receber a bênção.

Referências Cruzadas

Josué 22:6 – Então Josué os abençoou e os despediu, e eles foram para casa.

2 Samuel 6:18 – Após oferecer os holocaustos e os sacrifícios de comunhão, ele abençoou o povo em nome do Senhor dos Exércitos,

1 Reis 8:55 – Pôs-se de pé e abençoou em voz alta toda a assembléia de Israel, dizendo:

1 Crônicas 16:2 – Após oferecer os holocaustos e os sacrifícios de comunhão, Davi abençoou o povo em nome do Senhor,

2 Crônicas 6:3 – Depois o rei virou-se e abençoou toda a assembléia de Israel, que estava ali de pé.

2 Crônicas 7:6 – Os sacerdotes tomaram seus lugares, bem como os levitas, com os instrumentos musicais do Senhor feitos pelo rei Davi para louvar o Senhor cantando: “O seu amor dura para sempre”. No outro lado, de frente para os levitas, os sacerdotes tocavam suas cornetas. Todo o povo estava de pé.

2 Crônicas 30:18 – Embora muitos dos que vieram de Efraim, de Manassés, de Issacar e de Zebulom não se tivessem purificado, assim mesmo comeram a Páscoa, contrariando o que estava escrito. Mas Ezequias orou por eles, dizendo: “Queira o Senhor, que é bondoso, perdoar todo

Neemias 8:7 – Os levitas Jesua, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã e Pelaías, instruíram o povo na Lei, e todos permaneciam ali.

Neemias 9:2 – Os que eram de ascendência israelita tinham se separado de todos os estrangeiros. Levantaram-se nos seus lugares, confessaram seus pecados e a maldade dos seus antepassados.

Salmos 118:26 – Bendito é o que vem em nome do Senhor. Da casa do Senhor nós os abençoamos.

Mateus 13:2 – Reuniu-se ao seu redor uma multidão tão grande que ele teve que entrar num barco e assentar-se nele, enquanto todo o povo ficou na praia.

Lucas 24:50 – Tendo-os levado até as proximidades de Betânia, Jesus levantou as mãos e os abençoou.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *