Estudo de Lucas 24:50 – Comentado e Explicado

Depois os levou para Betânia e, levantando as mãos, os abençoou.
Lucas 24:50

Comentário de Albert Barnes

Para Betânia – Veja as notas em Marcos 16:19 . Betânia estava no declive oriental do Monte das Oliveiras, de onde nosso Senhor foi levado ao céu, Atos 1:12 . Betânia era um lugar preferido. Era a morada de Marta, Maria e Lázaro, e nosso Salvador adorava estar lá. Deste lugar, também, ele ascendeu a seu Pai e nosso Pai, e a seu Deus e nosso Deus.

Enquanto ele os abençoava – Enquanto ele ordenava que sua bênção repousasse sobre eles; enquanto ele lhes assegurava seu favor e os recomendava à proteção e orientação de Deus, nos perigos, provações e conflitos que eles deveriam enfrentar em um mundo pecador e miserável.

Comentário de E.W. Bullinger

Ele liderou, etc. No final dos quarenta dias ( Atos 1: 3-12 ).

tanto quanto . Até que eles estivessem em ou oposto a.

Betânia . Agora el “Azariyeh.

Comentário de John Calvin

Lucas 24:50 . E levantou as mãos e os abençoou; pelo qual ele mostrou que o ofício de bênção, que era ordenado aos sacerdotes sob a lei, pertencia verdadeira e adequadamente a si mesmo. Quando os homens se abençoam , nada mais é do que orar em favor de seus irmãos; mas com Deus é o contrário, pois ele não apenas nos faz amizade com desejos, mas com um simples ato de sua vontade concede o que é desejável para nós. Mas, embora seja o único autor de todas as bênçãos, mas para que os homens obtenham uma visão familiar de sua graça, ele escolheu que, a princípio, os sacerdotes deveriam abençoar em seu nome como mediadores. Assim, Melquisedeque abençoou Abraão ( Gênesis 14:19 ) e em Números 6:23 , uma lei perpétua é estabelecida em referência a esse assunto. Para esse propósito, também é o que lemos nos Salmos 118: 26: Nós os abençoamos fora da casa do Senhor. Em suma, o apóstolo nos disse que abençoar os outros é uma marca de superioridade; pois o menor, diz ele, é abençoado pelo maior ( Hebreus 7: 7 ). Agora, quando Cristo, o verdadeiro Melquisedeque e eterno Sacerdote, se manifestou, era necessário que nele fosse cumprido o que havia sido obscurecido pelo Senhor. figuras da lei; como Paulo também mostra que somos abençoados nele por Deus Pai, para que sejamos ricos em todas as bênçãos celestiais ( Efésios 1: 3 ). Ele abertamente e solenemente ele abençoou os apóstolos, para que os crentes se dirijam a si mesmos, se eles desejam ser participantes de sua graça. No levantamento das mãos é descrita uma cerimônia antiga que, sabemos :, era usada anteriormente pelos sacerdotes.

Comentário de Adam Clarke

Ele os conduziu até Betânia – As dificuldades neste versículo, quando comparadas com os relatos dos outros evangelistas, são assim reconciliadas pelo Dr. Lightfoot.

    “I. Este mesmo evangelista ( Atos 1:12 😉 nos diz que, quando os discípulos voltaram do lugar em que nosso Senhor havia ascendido, eles voltaram do monte das Oliveiras, distante de Jerusalém na jornada de um sábado. Mas agora a cidade de Betânia ficava a cerca de quinze anos de Jerusalém, João 11:18 , e isso é o dobro da jornada de um dia de sábado.

“II. Josefo nos diz que o monte das Oliveiras ficava a apenas cinco metros da cidade, e a jornada de um sábado era de sete e meia. Antiq. Lib. 20, cap. 6. Naquela época, chegou a Jerusalém um certo egípcio, fingindo-se profeta e persuadindo o povo a sair com ele para o monte das Oliveiras, ? ?a? t?? p??e?? a?t????? ?e?µe???, ape?e? stad?a pe?te ; que, estando situado na parte frontal da cidade, fica distante. tudo é verdade:

  • Que o monte das Oliveiras ficava a apenas cinco metros de distância de Jerusalém.
  • Que a cidade de Betânia tinha quinze anos.
  • Que os discípulos foram trazidos por Cristo até Betânia.
  • Que, quando voltaram do monte das Oliveiras, viajaram mais de cinco anos. E,
  • Retornando de Betânia, eles viajaram apenas a jornada de um dia de sábado.
  • Tudo o que pode ser facilmente reconciliado, se observarmos: – Que o primeiro espaço da cidade foi chamado Bethphage, que eu limpei em outros lugares de autores talmúdicos, os próprios evangelistas também o confirmam. Essa parte do monte era conhecida por esse nome por toda a jornada de um dia de sábado, até chegar à parte chamada Betânia. Pois havia uma Betânia, uma área do monte, e a cidade de Betânia. A cidade ficava distante da cidade cerca de quinze lugares, ou seja, cerca de duas milhas, ou uma jornada dupla de sábado: mas a primeira fronteira desse trato (que também tinha o nome de Betânia) era distante, a uma milha, ou um único dia de sábado. viagem.

      “Nosso Salvador levou seus discípulos, quando ele estava prestes a subir, para a primeira região ou região do monte das Oliveiras, que se chamava Betânia, e estava distante da cidade na jornada de um dia de sábado. E tão longe da própria cidade. esse trato se estendia chamado Betfagge; e quando chegou àquele lugar onde os limites de Betfagé e Betânia se encontravam e se tocavam, ele subiu; naquele mesmo lugar em que se meteu quando montou em Jerusalém, Marcos 11: 1. Considerando que, portanto, Josefo diz que o monte das Oliveiras ficava a apenas cinco metros da cidade, ele significa o primeiro limiar e a fronteira dela, mas nosso evangelista deve ser entendido do lugar onde Cristo ascendeu, onde o nome de Olivet começou, como foi distinguido de Bethphage. ”

    Entre o aparecimento de Cristo a seus apóstolos, mencionado em Lucas 24:36 , etc., quase todos os quarenta dias se passaram, antes que ele os levasse a Betânia. Eles foram por ordem dele para a Galiléia, Mateus 26:32 ; Mateus 28:10 ; Marcos 14:28 ; Marcos 16: 7 ; e ali apareceu a eles, como é mencionado por Mateus, Mateus 28:16 , etc., e mais particularmente por João, João 21: 1 , etc. Veja o Bispo Pearce.

    Levantou as mãos – Provavelmente para colocá-las em suas cabeças, pois essa era a maneira comum pela qual a bênção paterna era transmitida, Ver Gênesis 48: 8-20 .

    Comentário de Thomas Coke

    Lucas 24:50 . Ele os conduziu até Betânia; A cidade de Betânia ficava a cerca de quinze metros de Jerusalém; João 11:18 enquanto o lugar de onde nosso Senhor ascendeu no monte das Oliveiras, não passava de uma jornada de sábado, ou cerca da metade dessa distância de Jerusalém; Atos 1:12 . Para reconciliar o que São Lucas aqui nos diz em seu evangelho, com o relato que ele dá da ascensão de nosso Senhor nos Atos, devemos concluir que ele conduziu seus discípulos apenas aos limites de Betânia, que se aproximavam muito mais de Jerusalém, e tomou parte do monte das Oliveiras. Veja em Mateus 21: 1 . De fato, é possível que nosso Senhor faça sua última visita na Terra a Lázaro e suas irmãs piedosas; mas é manifesto que ele não ascendeu da cidade de Betânia, onde muitos outros devem tê-lo visto; mas do monte das Oliveiras, onde ninguém o contemplava além de seus próprios discípulos, nem nas palavras dos evangelistas há indicação de que ele veio de Betânia ao monte das Oliveiras no dia de sua ascensão; mas antes ele foi diretamente de Jerusalém para lá. Erguer as mãos era uma atitude de bênção e de oração. Veja Gênesis 19:23 ; Gênesis 48: 14-15 ; Gênesis 48:22 . Observou-se que era muito mais apropriado que nosso Senhor subisse ao céu à vista de seus apóstolos, do que que ele ressuscitasse dos mortos à vista deles; pois sua ressurreição lhes foi abundantemente comprovada quando o viram vivo após sua paixão; mas eles não podiam vê-lo no céu enquanto continuavam na terra, a menos que em visão.

    Comentário de Scofield

    tão longe quanto

    até que estavam em frente de Betânia.

    Comentário de John Wesley

    E ele os levou até Betânia, e levantou as mãos e os abençoou.

    Ele os levou até Betânia – não a cidade, mas o distrito: ao monte das Oliveiras, Atos 1:12 , que ficava dentro dos limites de Betânia.

    Referências Cruzadas

    Gênesis 14:18 – Então Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, trouxe pão e vinho

    Gênesis 27:4 – Prepare-me aquela comida saborosa que tanto aprecio e traga-me, para que eu a coma e o abençoe antes de morrer”.

    Gênesis 48:9 – Respondeu José a seu pai: “São os filhos que Deus me deu aqui”. Então Israel disse: “Traga-os aqui para que eu os abençoe”.

    Gênesis 49:28 – São esses os que formaram as doze tribos de Israel, e foi isso que seu pai lhes disse, ao abençoá-los, dando a cada um a bênção que lhe pertencia.

    Números 6:23 – “Diga a Arão e aos seus filhos: Assim vocês abençoarão os israelitas:

    Marcos 10:16 – Em seguida, tomou as crianças nos braços, impôs-lhes as mãos e as abençoou.

    Marcos 11:1 – Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé e Betânia, perto do monte das Oliveiras, Jesus enviou dois de seus discípulos,

    Atos dos Apóstolos 1:12 – Então eles voltaram para Jerusalém, vindo do monte chamado das Oliveiras, que fica perto da cidade, cerca de um quilômetro.

    Hebreus 7:5 – A lei requer dos sacerdotes dentre os descendentes de Levi que recebam o dízimo do povo, isto é, dos seus irmãos, embora estes sejam descendentes de Abraão.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *