Estudo de 1 Timóteo 2:13 – Comentado e Explicado

Pois o primeiro a ser criado foi Adão, depois Eva.
1 Timóteo 2:13

Comentário de Albert Barnes

Pois Adão foi formado pela primeira vez, depois Eva – O apóstolo, neste versículo e no seguinte, apresenta razões pelas quais uma mulher deve ocupar uma situação subordinada, e não usurpar a autoridade. A primeira é que ela foi a segunda no ato da criação, ou foi feita depois do homem. A razão aqui atribuída não pode ser entendida como meramente a prioridade da existência – pois então daria a toda pessoa idosa autoridade sobre uma mais jovem; but it must refer to the circumstances of the case as detailed in the history of the creation; 1 Corinthians 11:8-9 .

Comentário de E.W. Bullinger

formado . Grego. plasso . Somente aqui e Romanos 9:20 .

Comentário de John Calvin

13 Para Adão ter sido criado, ele atribui duas razões pelas quais as mulheres deveriam estar sujeitas aos homens; porque Deus não apenas promulgou essa lei no começo, mas também a infligiu como punição à mulher. ( Gênesis 3:16 .) Ele mostra que, embora a humanidade tenha permanecido em sua primeira e original retidão, a verdadeira ordem da natureza, que procedeu do mandamento de Deus, suporta que as mulheres sejam sujeitas. Nem isso é inconsistente com o fato de que Adão, ao cair de sua primeira dignidade, se privou de sua autoridade; pois nas ruínas que se seguiram ao pecado, ainda restam alguns restos da bênção divina, e não era apropriado que a mulher, por sua própria culpa, tornasse sua condição melhor do que antes. (42)

No entanto, a razão que Paulo atribui, que a mulher era a segunda na ordem da criação, parece não ser um argumento muito forte a favor de sua sujeição; pois João Batista estava diante de Cristo na ordem do tempo, e ainda assim era muito inferior em posição. Mas, embora Paulo não afirme todas as circunstâncias relatadas por Moisés, ele pretendia que seus leitores as levassem em consideração. Agora, Moisés mostra que a mulher foi criada depois, para que ela fosse uma espécie de apêndice ao homem; e que ela estava unida ao homem sob a condição expressa de que ela deveria estar à disposição para lhe obedecer. ( Gênesis 2:21 .) Visto que, portanto, Deus não criou dois chefes de igual poder, mas acrescentou ao homem uma ajuda inferior, o apóstolo nos lembra justamente aquela ordem de criação na qual a nomeação eterna e inviolável de Deus é surpreendentemente exibido.

Comentário de Adam Clarke

Pois Adão foi formado primeiro, depois Eva – e por esse mesmo ato Deus designou que ele tivesse a preeminência. Deus ajustou o homem, pela construção robusta de seu corpo, a viver uma vida pública, a lidar com as dificuldades e a ser capaz de grandes esforços. A estrutura do corpo da mulher prova claramente que ela nunca foi projetada para os esforços exigidos na vida pública. Nisso, a parte principal da inferioridade natural da mulher deve ser buscada.

Comentário de Thomas Coke

1 Timóteo 2:13 . Adão foi formado pela primeira vez: É claro que o apóstolo não pretende colocar todo o seu argumento sobre a prioridade da criação do homem no ponto do tempo; pois, nesse princípio, os pássaros e os animais teriam a preeminência até de Adão; mas ele se refere apenas à espécie humana e à consideração que Deus expressou pela facilidade e conforto do homem, fazendo da mulher sua companheira e companheira. De modo que é o mesmo pensamento, em menos palavras, que é expresso mais plenamente, 1 Coríntios 11: 8-9 . O homem não foi criado para a mulher, mas a mulher para o homem.

Comentário de John Wesley

Pois Adão foi formado primeiro, depois Eva.

Primeiro – Então essa mulher era originalmente a inferior.

Referências Cruzadas

Gênesis 1:27 – Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Gênesis 2:7 – Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.

Gênesis 2:18 – Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”.

Gênesis 2:22 – Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele.

1 Coríntios 11:8 – Pois o homem não se originou da mulher, mas a mulher do homem;

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *