Estudo de Êxodo 10:16 – Comentado e Explicado

O rei mandou imediatamente chamar Moisés e Aarão e disse-lhes: "Pequei contra o Senhor, vosso Deus, e contra vós.
Êxodo 10:16

Comentário de John Calvin

16. Então Faraó chamou Moisés e Arão às pressas. Essa pressa surgiu da ansiedade e do medo, porque era um tempo extremo, e a enormidade do mal não admitia demora. Por essa veemência, então, o faraó trai sua angústia, quando ele não apenas voluntariamente se inclina a se lembrar de Moisés, a quem ele havia expulsado recentemente, mas o faz com tanta pressa. A confissão que é acrescentada, embora flua de um coração duplo ou enganoso, ainda não foi totalmente fingida. Pois não podemos duvidar que (porque Faraó estava consciente de seu pecado) Deus extorquiu dele esse clamor: “Pequei”, sob o ferimento e a compulsão de Seus castigos. Pois devemos observar essa distinção, que eu já estabeleci, entre os hipócritas que mentem e enganam intencionalmente, ou que conscientemente e intencionalmente iludem os outros, e aqueles que se enganam, e têm terror dos julgamentos de Deus, mesmo enquanto apreciam a iniqüidade. e impiedade nos recantos secretos de seus corações. O faraó era um hipócrita desse último tipo, que, apesar de não ter a intenção declarada de enganar a Deus ou a Moisés, ainda assim, porque ele não provou nem se examinou, não confessou sinceramente seu pecado. E isso deve ser cuidadosamente observado, para que ninguém caia no falso arrependimento, como se o medo temporário ou a humilhação forçada pudessem propiciar Deus. Quanto ao seu dizer, que ele “pecou contra o Senhor Deus e os israelitas”, deve ser assim explicado que ele se rebelou contra Deus, porque havia injustamente afligido as pessoas que Ele havia tomado sob Seu cuidado e A confiança dele. Pois, embora ele não tivesse sido ensinado pelos Profetas, ele ainda mantinha esse princípio; que, porque Deus, por meio de milagres claros e ilustres, havia mostrado que as pessoas estavam sob Sua defesa e proteção, ele, por sua opressão iníqua e tirânica, cometeu um ferimento contra seu patrono e guardião.

Ele confessa, então, que é duplamente culpado, porque foi cruel com o povo e desprezou impiedosamente a Deus. Isso teria sido uma evidência do verdadeiro arrependimento, se tivesse procedido de um sentimento puro e genuíno; pois o pecador, condenando-se voluntariamente, impede o julgamento de Deus. Sua humilhação também parece, a esse respeito, de modo algum comum, quando ele humildemente ora a Moisés por perdão; pois não era uma virtude leve que um rei muito poderoso se submetesse a um indivíduo obscuro e desprezado; que até as classes mais baixas costumam ter vergonha de fazer. Mas, na medida em que seu coração ainda estava acorrentado pela corrupção secreta, ele enganosamente fez uma demonstração dos sinais externos (de humilhação) em vez da realidade. Portanto, Davi, quando declara: “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada e cujo pecado é coberto”, tem boas razões para acrescentar: “e em cujo espírito não há dolo”. ( Salmos 32: 1 ). Portanto, para que possamos provar a Deus, cujo atributo é procurar no coração, a verdade do nosso arrependimento, aprendamos a sério e interiormente a nos examinar, para que não haja hipocrisia. espreitando dentro de nós. O acréscimo “apenas desta vez” tem como objetivo testemunhar a continuidade de sua mente melhor; como se ele reconhecesse que tinha sido até agora perfídia e prometeu que dali em diante obedeceria a Deus com sinceridade. De onde nos reunimos, que os réprobos não retornam imediatamente a seus hábitos e disposição naturais, porque ignoram o poder e a natureza da verdadeira conversão, mas, porque sem espírito de retidão, têm um coração perverso e torto. Além disso, desejando apenas que essa morte presente lhe fosse removida, ele parece não ter muito a ver com uma reconciliação inteira com Deus; como é habitual que os iníquos sejam indiferentes ao ódio ou favor de Deus, e apenas tenham pavor de Sua mão. Descuidado, então, de seu pecado, ele apenas deseja que o castigo seja longe dele.

Referências Cruzadas

Exodo 9:27 – Então o faraó mandou chamar Moisés e Arão e disse-lhes: “Desta vez eu pequei. O Senhor é justo; eu e o meu povo é que somos culpados.

Números 21:7 – O povo foi a Moisés e disse: “Pecamos quando falamos contra o Senhor e contra você. Ore pedindo ao Senhor que tire as serpentes do meio de nós”. E Moisés orou pelo povo.

Números 22:34 – Balaão disse ao anjo do Senhor: “Pequei. Não percebi que estavas parado no caminho para me impedires de prosseguir. Agora, se o que estou fazendo te desagrada, eu voltarei”.

1 Samuel 15:24 – “Pequei”, disse Saul. “Violei a ordem do Senhor e as instruções que você me deu. Tive medo dos soldados e lhes atendi.

1 Samuel 15:30 – Saul repetiu: “Pequei. Agora, honra-me perante as autoridades do meu povo e perante Israel; volte comigo, para que eu possa adorar o Senhor seu Deus”.

1 Samuel 26:21 – Então Saul disse: “Pequei! Volte, meu filho Davi! Como hoje você considerou preciosa a minha vida, não lhe farei mal de novo. Tenho agido como um tolo e cometido um grande erro”.

2 Samuel 19:20 – Eu, teu servo, reconheço que pequei. Por isso, de toda a tribo de José, fui o primeiro a vir ao encontro do rei, meu senhor”.

Jó 34:31 – “Suponhamos que um homem diga a Deus: ‘Sou culpado, mas não vou mais pecar.

Provérbios 28:13 – Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.

Mateus 27:4 – E disse: “Pequei, pois traí sangue inocente”. E eles retrucaram: “Que nos importa? A responsabilidade é sua”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *