Estudo de Êxodo 34:10 – Comentado e Explicado

O Senhor disse: "Vou fazer uma aliança contigo. Diante de todo o teu povo farei prodígios como nunca se viu em nenhum outro país, em nenhuma outra nação, a fim de que todo o povo que te cerca veja quão terríveis são as obras do Senhor, que faço por meio de ti.
Êxodo 34:10

Comentário de Albert Barnes

Maravilhas – Explicado no versículo seguinte. Compare 2 Samuel 7:23 ; Salmo 77:14 .

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 34:10 . E ele disse: Eis que faço um pacto Os termos deste pacto são apresentados neste e no décimo primeiro versículo: Deus promete expulsar os habitantes de Canaã de sua parte; os israelitas, por sua vez, deveriam fazer o que é ordenado no 12º e seguintes versículos. No hebraico, a primeira parte deste versículo é: Eis que faço uma aliança antes, ou com todo o teu povo. O que farei com você, no final do versículo, expressa a presença de Deus com os israelitas; tanto quanto para dizer, no meio de ti.

Comentário de Adam Clarke

Farei maravilhas – Isso parece se referir ao que Deus fez ao colocá-los em posse da terra de Canaã, causando a queda dos muros de Jericó; fazendo o sol e a lua pararem, etc. E assim Deus fez sua aliança com eles; obrigando-se a colocá-los em posse da terra prometida, e obrigando-os a observar os preceitos estabelecidos nos versículos seguintes, de Êxodo 34: 11-26, inclusive.

Comentário de John Wesley

E ele disse: Eis que faço um pacto: diante de todo o teu povo farei maravilhas, como nunca foram feitas em toda a terra, nem em nenhuma nação; e todo o povo entre os quais tu vais ver a obra do SENHOR, porque é uma coisa terrível que farei contigo.

Eis que eu faço uma aliança – Quando a aliança foi quebrada, foi Israel quem a quebrou; agora vem a ser renovado, é Deus quem o faz. Se houver brigas, devemos assumir toda a culpa; se houver paz, Deus deve ter toda a glória.

Perante todo o teu povo, farei maravilhas – Como a seca do Jordão, a quietude do sol. Maravilhas, de fato, pois eram sem precedentes, como não foram feitas em toda a terra; o povo verá e será o dono da obra do Senhor; e eles eram o terror de seus inimigos: é uma coisa terrível que farei.

Comentário de John Calvin

10. E ele disse: Eis que eu faço um pacto. Não está especificado com quem Deus faria o pacto. Alguns intérpretes (386) , portanto, fornecem o nome de Moisés, e isso eles parecem fazer com base em prováveis ??motivos, especialmente porque é adicionado no final do verso “o trabalho (387) que farei com você”. Mas, como Moisés estipulou em nome de todos, o significado chega à mesma coisa, se lermos, farei uma aliança abertamente com todo o povo. Por essa promessa, então, Deus, por assim dizer, restaurou completamente os israelitas, pois declara que lidará tão maravilhosamente com o desconforto das nações, a fim de provar que Ele é o Deus peculiar desse povo; e isso foi para distingui-los de outras nações, de acordo com a oração de Moisés. ele diz que todos serão testemunhas oculares disso, para que, sendo assim convencidos por seus próprios sentidos, possam se submeter sincera e fielmente a seu domínio.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 34:10 . Eis que eu faço uma aliança – Quando a aliança foi quebrada, foi Israel quem a quebrou; agora vem a ser renovado, é Deus quem o faz; se houver brigas, devemos assumir toda a culpa; se houver paz, Deus deve ter toda a glória. Perante todo o teu povo, farei maravilhas – como a secura do Jordão, a paralisação do sol. Maravilhas de fato, pois eram sem precedentes; e eles eram o terror de seus inimigos: é uma coisa terrível que farei.

Comentário de E.W. Bullinger

Ele [Jeová] disse. Veja a nota em Êxodo 3: 7 e compare Êxodo 6:10 .

Eis aqui . Figura do discurso Asterismos (App-6) para ênfase.

aliança de maravilhas . Essa aliança encontra seu cumprimento completo no Apocalipse.

Referências Cruzadas

Exodo 24:7 – Em seguida, leu o Livro da Aliança para o povo, e eles disseram: “Faremos fielmente tudo o que o Senhor ordenou”.

Deuteronômio 4:13 – Ele lhes anunciou a sua aliança, os Dez Mandamentos. E escreveu-os sobre duas tábuas de pedra e ordenou que os cumprissem.

Deuteronômio 4:32 – Perguntem, agora, aos tempos antigos, antes de vocês existirem, desde o dia em que Deus criou o homem sobre a terra. Perguntem de um lado ao outro do céu: Já aconteceu algo tão grandioso ou já se ouviu algo parecido?

Deuteronômio 5:2 – O Senhor, o nosso Deus, fez conosco uma aliança em Horebe.

Deuteronômio 10:21 – Seja ele o motivo do seu louvor, pois ele é o seu Deus, que por vocês fez aquelas grandes e temíveis maravilhas que vocês viram com os próprios olhos.

Deuteronômio 29:12 – Vocês estão aqui presentes para entrar em aliança com o Senhor, o seu Deus, aliança que ele está fazendo com vocês hoje, selando-a sob juramento,

Deuteronômio 32:30 – Como poderia um só homem perseguir mil, ou dois porem em fuga dez mil, a não ser que a sua Rocha os tivesse vendido, a não ser que o Senhor os tivesse abandonado?

Josué 6:20 – Quando soaram as trombetas o povo gritou. Ao som das trombetas, e do forte grito, o muro caiu. Cada um atacou do lugar onde estava, e tomaram a cidade.

Josué 10:12 – No dia em que o Senhor entregou os amorreus aos israelitas, Josué exclamou ao Senhor, na presença de Israel: “Sol, pare sobre Gibeom! E você, ó lua, sobre o vale de Aijalom! “

2 Samuel 7:23 – E quem é como o teu povo Israel, a única nação da terra que tu, ó Deus, resgataste para dela fazeres um povo para ti mesmo, e assim tornaste o teu nome famoso, realizaste grandes e impressionantes maravilhas ao expulsar nações e seus deuses de diante dessa mesma nação que libertaste do Egito?

Salmos 65:5 – Tu nos respondes com temíveis feitos de justiça, ó Deus, nosso Salvador, esperança de todos os confins da terra e dos mais distantes mares.

Salmos 66:3 – Digam a Deus: “Quão temíveis são os teus feitos! Tão grande é o teu poder que os teus inimigos rastejam diante de ti!

Salmos 66:5 – Venham e vejam o que Deus tem feito; como são impressionantes as suas obras em favor dos homens!

Salmos 68:35 – Tu és temível no teu santuário, ó Deus; é o Deus de Israel que dá poder e força ao seu povo. Bendito seja Deus!

Salmos 76:12 – Ele tira o ânimo dos governantes e é temido pelos reis da terra.

Salmos 77:14 – Tu és o Deus que realiza milagres; mostras o teu poder entre os povos.

Salmos 78:12 – Ele fez milagres diante dos seus antepassados, na terra do Egito, na região de Zoã.

Salmos 106:22 – maravilhas na terra de Cam e feitos temíveis junto ao mar Vermelho.

Salmos 145:6 – Anunciarão o poder dos teus feitos temíveis, e eu falarei das tuas grandes obras.

Salmos 147:20 – Ele não fez isso a nenhuma outra nação; todas as outras desconhecem as suas ordenanças. Aleluia!

Isaías 64:3 – Pois, quando fizeste coisas tremendas, coisas que não esperávamos, desceste, e os montes tremeram diante de ti.

Jeremias 32:21 – Tiraste o teu povo do Egito com sinais e maravilhas, com mão poderosa e braço estendido, causando grande pavor.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *