Estudo de Gênesis 15:8 – Comentado e Explicado

"O Senhor Javé, como poderei saber se a hei de possuir?"
Gênesis 15:8

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 15: 8 . Pelo qual saberei que a herdarei? “Por que devo ser determinado que minha posteridade possuirá esta terra, em direito da herança que você me deu?” Para a confirmação mais elevada, de sua fé, ele pede algum sinal milagroso e promete a certeza de um evento, do qual ele próprio não deveria participar pessoalmente . Também é provável, em Gênesis 15: 13-16 , que o pedido de Abrão não significa mais do que Deus garantiria que ele soubesse quando a promessa deveria ser cumprida e que sinais deveriam prever o evento para si ou para sua posteridade, como quase à mão: no mesmo sentido que os discípulos dizem a Cristo: Senhor, quando serão essas coisas e qual será o sinal da tua vinda? Mateus 24: 3 .

Comentário de Adam Clarke

E ele disse: Senhor Deus – ???? ???? Adonai Yehová , meu Senhor Jeová. Adonai é a palavra que os judeus na leitura sempre substituem a Jeová, pois consideram ímpio pronunciar esse nome. Adonai significa meu diretor, base, apoiador, suporte ou permanência; e dificilmente um nome mais apropriado pode ser dado àquele Deus que é o criador e diretor de toda palavra e ação justas; a base ou fundamento sobre o qual repousa toda esperança racional; o defensor das almas e corpos dos homens, bem como do universo em geral; o suporte e a permanência dos fracos e desmaios, e o contraforte que sustenta o edifício, que de outra forma deve necessariamente cair. Essa palavra geralmente ocorre na Bíblia Hebraica e é traduzida em nossa tradução, Senhor; o mesmo termo pelo qual a palavra Jeová é expressa: mas distinguir entre os dois e mostrar ao leitor quando o original é ???? Yehová , e quando ???? Adonai , o primeiro sempre é colocado em maiúsculas, Senhor, o último em romano simples personagens, Senhor. Para a palavra Jeová, ver em Gênesis 2: 4 ; (nota) e em Êxodo 34: 6 ; (Nota).

Em que eu saberei – Por que sinal devo ter certeza de que herdarei esta terra? Parece que ele esperava algum sinal, e que em tais ocasiões era dado normalmente.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 15: 8 . Pelo qual saberei que a herdarei? “Por que devo ser determinado que minha posteridade possuirá esta terra, em direito da herança que você me deu?” Para a confirmação mais elevada, de sua fé, ele pede algum sinal milagroso e promete a certeza de um evento, do qual ele próprio não deveria participar pessoalmente . Também é provável, em Gênesis 15: 13-16 , que o pedido de Abrão não significa mais do que Deus garantiria que ele soubesse quando a promessa deveria ser cumprida e que sinais deveriam prever o evento para si ou para sua posteridade, como quase à mão: no mesmo sentido que os discípulos dizem a Cristo: Senhor, quando serão essas coisas e qual será o sinal da tua vinda? Mateus 24: 3 .

Comentário de John Calvin

8. Senhor Deus, pelo qual saberei . Pode parecer absurdo, em primeiro lugar, que Abrão, que antes confiava na simples palavra de Deus, sem fazer qualquer pergunta sobre as promessas que lhe foram dadas, deveria agora questionar se o que ele ouve da boca de Deus é verdadeiro ou não. Em segundo lugar, que ele atribui pouca honra a Deus, não apenas murmurando contra ele, quando ele fala, mas exigindo uma promessa adicional a ser dada a ele. Além disso, de onde surge o conhecimento que pertence à fé, mas a partir da palavra? Portanto, em vão, Abrão deseja ter certeza da posse futura da terra, enquanto deixa de depender da palavra de Deus. Eu respondo, o Senhor às vezes admite a seus filhos que eles possam expressar livremente qualquer objeção que lhes vier à mente. Pois ele não age tão estritamente com eles, a ponto de não sofrer ser questionado. Sim, quanto mais certamente Abrão estava convencido de que Deus era verdadeiro, e mais ele se apegava à Sua palavra, tanto mais familiarmente ele descarregava seus cuidados no seio de Deus. A isto se pode acrescentar que o prolongado atraso não foi um pequeno obstáculo à fé de Abrão. Pois depois que Deus o manteve em suspense durante grande parte de sua vida, agora quando ele estava exausto com a idade, e não tinha nada diante de seus olhos além da morte e da sepultura, Deus novamente declara que ele será o senhor da terra. No entanto, ele não rejeita, devido à sua dificuldade, o que lhe pode parecer incrível, mas traz diante de Deus a ansiedade pela qual ele é interiormente oprimido. E, portanto, seu interrogatório com Deus é mais uma prova de fé do que um sinal de incredulidade. Os iníquos, porque suas mentes estão enredadas em vários pensamentos conflitantes, não recebem as promessas de forma alguma, mas os piedosos, que sentem os impedimentos em sua carne, esforçam-se por removê-los, para que não obstruam o caminho da palavra de Deus; e buscam um remédio para aqueles males dos quais estão conscientes. É, no entanto, para ser observado, que havia alguns impulsos especiais nos santos da antiguidade, que agora não seria lícito atrair um precedente. Pois embora Ezequias e Gideão tenham exigido certos milagres, essa não é uma razão pela qual a mesma coisa deve ser tentada por nós nos dias atuais; basta que busquemos tal confirmação apenas quando o próprio Senhor, de acordo com seu próprio prazer, julgar o mais qualificado.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 15: 8 . Pelo qual saberei que a herdarei ? – Essa investigação não procedeu da desconfiança do poder ou da promessa de Deus, mas ele desejou um sinal para o fortalecimento de sua própria fé e para a ratificação da promessa à sua posteridade, para que eles também pudessem acreditar.

Referências Cruzadas

Gênesis 24:2 – Disse ele ao servo mais velho de sua casa, que era o responsável por tudo quanto tinha: “Ponha a mão debaixo da minha coxa

Gênesis 24:13 – Como vês, estou aqui ao lado desta fonte, e as jovens do povo desta cidade estão vindo para tirar água.

Juízes 6:17 – E Gideão prosseguiu: “Se de fato posso contar com o teu favor, dá-me um sinal de que és tu que está falando comigo.

Juízes 6:36 – E Gideão disse a Deus: “Quero saber se vais libertar Israel por meu intermédio, como prometeste.

1 Samuel 14:9 – Se nos disserem: ‘Esperem aí até que cheguemos perto’, ficaremos onde estivermos e não avançaremos.

2 Reis 20:8 – Ezequias havia perguntado a Isaías: “Qual será o sinal de que o Senhor me curará e de que de hoje a três dias subirei ao templo do Senhor? “

Salmos 86:17 – Dá-me um sinal da tua bondade, para que os meus inimigos vejam e sejam humilhados, pois tu, Senhor, me ajudaste e me consolaste.

Isaías 7:11 – “Peça ao Senhor, ao seu Deus, um sinal miraculoso, seja das maiores profundezas, seja das alturas mais elevadas”.

Lucas 1:18 – Zacarias perguntou ao anjo: “Como posso ter certeza disso? Sou velho, e minha mulher é de idade avançada”.

Lucas 1:34 – Perguntou Maria ao anjo: “Como acontecerá isso, se sou virgem? “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *