Estudo de Gênesis 20:3 – Comentado e Explicado

Mas Deus apareceu em sonhos a Abimelec e disse-lhe: Vais morrer, por causa da mulher que roubaste, porque é casada.
Gênesis 20:3

Comentário de Albert Barnes

O Ser Supremo aqui aparece como Deus ????? ‘hlohi^ym e, portanto, em seu eterno poder e independência, como ele foi o antecedente da criação do homem. Ele se comunica com Abimelek em um sonho. Este príncipe se dirige a ele como ???? ‘adonay “Senhor”. Já vimos que o conhecimento do verdadeiro Deus ainda não havia desaparecido do mundo gentio, que estava sob o pacto noachic. “Você morrerá.” Você está morrendo ou no ponto da morte, se persistir. Uma praga mortal já estava no corpo de Abimelek, por conta de Sarah. “Matarás também uma nação justa?” Abimelek associa sua nação a si mesmo e espera que o derrame fatal não se restrinja à sua própria pessoa. Ele alega sua integridade no assunto, que o Senhor reconhece. Às vezes, os gentios agem de acordo com os ditames da consciência, que ainda vive neles, embora sejam obscurecidos pelo pecado. Abimeleque era inocente em relação ao “grande pecado” de apreender a esposa de outro homem, da qual Deus o absolveu. Ele estava errado ao apropriar-se de uma mulher por mero poder e ao adicionar esposa a esposa. Mas esses eram costumes comuns da época, pelos quais sua consciência não o censurava ao suplicar a Deus. “E o Deus.” A presença do artigo definido parece intimamente contrastar o Deus verdadeiro com os falsos deuses para os quais os gentios estavam se voltando rapidamente. Abimelek estava pelo menos no terreno duvidoso nas fronteiras do politeísmo.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 20: 3 . Mas Deus veio a Abimeleque, etc. – Portanto, é evidente, assim como em outros casos, que os cananeus, no tempo de Abraão, não eram todos corrompidos na religião. Abimeleque e seus servos parecem ter sido adoradores do Deus verdadeiro, veja Gênesis 20: 8, como eram evidentemente vistos por Deus, que assim interpôs para seu bem-estar. Deus nunca se deixou sem testemunhas; nem, embora peculiarmente gentil com Abraão, ele era um estranho para outras nações. Ele falou com eles em sonhos e em visões, veja Jó 4:13 ; Jó 33: 14-15 . e por outros meios manifestou seu poder e divindade; de modo que aqueles que abandonaram sua adoração não tinham desculpa.

Tu és apenas um homem morto Ou seja, se você não executar o que eu ordeno, se você não restaurar a esposa ao marido. É óbvio, portanto, observar (e do cap. 12 🙂 quão detestável e destrutivo o pecado de adultério já foi julgado desde o início dos tempos, e de fato em todas as nações. Tu és apenas um homem morto – pois ela é a esposa de um homem!

Comentário de Adam Clarke

Mas Deus veio a Abimeleque – Assim, descobrimos que pessoas que não eram da família de Abraão tinham o conhecimento do verdadeiro Deus. De fato, todos os geraritas são denominados ???? ??? goi tsaddik , uma nação justa, Gênesis 20: 4 .

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 20: 3 . Mas Deus veio a Abimeleque, etc. – Portanto, é evidente, assim como em outros casos, que os cananeus, no tempo de Abraão, não eram todos corrompidos na religião. Abimeleque e seus servos parecem ter sido adoradores do Deus verdadeiro, veja Gênesis 20: 8, como eram evidentemente vistos por Deus, que assim interpôs para seu bem-estar. Deus nunca se deixou sem testemunhas; nem, embora peculiarmente gentil com Abraão, ele era um estranho para outras nações. Ele falou com eles em sonhos e em visões, veja Jó 4:13 ; Jó 33: 14-15 . e por outros meios manifestou seu poder e divindade; de modo que aqueles que abandonaram sua adoração não tinham desculpa.

Tu és apenas um homem morto Ou seja, se você não executar o que eu ordeno, se você não restaurar a esposa ao marido. É óbvio, portanto, observar (e do cap. 12 🙂 quão detestável e destrutivo o pecado de adultério já foi julgado desde o início dos tempos, e de fato em todas as nações. Tu és apenas um homem morto – pois ela é a esposa de um homem!

Comentário de John Calvin

3. Mas Deus veio a Abimeleque em sonho durante a noite . Aqui Moisés mostra que o Senhor agiu com tanta gentileza que, ao punir seu servo, ele ainda, como pai, o perdoou: assim como ele lida conosco, de modo que, enquanto nos castiga com sua vara, sua misericórdia e sua bondade exceder sua severidade. Daí também inferimos que ele cuida mais do sentido piedoso do que carnal pode entender; desde que ele cuida deles enquanto eles dormem. Isso também deve ser observado com cuidado; que, por mais que sejamos desprezados pelos mundos, ainda somos preciosos para ele, pois, por nossa causa, ele reprova até os reis, como está escrito nos Salmos 105: 14 . Mas, como esse assunto foi discutido mais detalhadamente no décimo segundo capítulo, ( Gênesis 12: 1 ) deixe os leitores de lá procurarem o que agora omiti propositadamente. Visto que se diz que Deus veio, isso deve ser aplicado à percepção do rei, a quem, sem dúvida, a majestade de Deus se manifestou; para que ele possa perceber claramente que é divinamente reprovado e não iludido por um fantasma vaidoso.

Eis que tu és apenas um homem morto . Embora Deus tenha reprovado o rei Abimeleque, por causa de Abraão, a quem ele cobriu com sua proteção especial; ele ainda pretende mostrar, em geral, seu alto desagrado contra o adultério. E, na verdade, aqui não há menção expressa a Abraão; mas é feito um anúncio geral, com o objetivo de manter a fidelidade conjugal. ‘Você morrerá, porque apreendeu uma mulher que se uniu a um marido.’ Vamos aprender, portanto, que um preceito foi dado nessas palavras à humanidade, que proíbe qualquer um de tocar a esposa do próximo. E, realmente, como nada na vida do homem é mais sagrado que o casamento, não é de admirar que o Senhor exija que fidelidade mútua seja acalentada entre maridos e esposas e declare que ele será o Vingador dela. , sempre que for violado. Ele agora se dirige, de fato, apenas a um homem; mas a advertência deve soar aos ouvidos de todos, que os adúlteros – embora exultem impunemente por um tempo – ainda devem sentir que Deus, que preside o casamento, se vingará deles. ( Hebreus 13: 4. )

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 20: 3 . Mas Deus veio a Abimeleque em um sonho – Parece que Deus se revelou por meio de sonhos, que se mostraram divinos e sobrenaturais, não apenas para seus servos, os profetas, mas também para aqueles que estavam fora dos limites da igreja. ; mas então geralmente era com alguma consideração ao próprio povo de Deus.

Comentário de John Wesley

Mas Deus veio a Abimeleque em sonho durante a noite e disse-lhe: Eis que tu és um homem morto pela mulher que tomaste; pois ela é a esposa de um homem.

Mas Deus veio a Abimeleque em um sonho – Parece que Deus se revelou por meio de sonhos, que se mostraram divinos e sobrenaturais, não apenas para seus servos, os profetas, mas também para aqueles que estavam fora do alcance da igreja. ; mas então geralmente era com alguma consideração ao próprio povo de Deus.

Referências Cruzadas

Gênesis 20:7 – Agora devolva a mulher ao marido dela. Ele é profeta, e orará em seu favor, para que você não morra. Mas se não a devolver, esteja certo de que você e todos os seus morrerão”.

Gênesis 28:12 – E teve um sonho no qual viu uma escada apoiada na terra; o seu topo alcançava os céus, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela.

Gênesis 31:24 – Então, de noite, Deus veio em sonho a Labão, o arameu, e o advertiu: “Cuidado! Não diga nada a Jacó, não lhe faça promessas nem ameaças”.

Gênesis 37:5 – Certa vez, José teve um sonho e, quando o contou a seus irmãos, eles passaram a odiá-lo ainda mais.

Gênesis 37:9 – Depois teve outro sonho e o contou aos seus irmãos: “Tive outro sonho, e desta vez o sol, a lua e onze estrelas se curvavam diante de mim”.

Gênesis 40:8 – Eles responderam: “Tivemos sonhos, mas não há quem os interprete”. Disse-lhes José: “Não são de Deus as interpretações? Contem-me os sonhos”.

Gênesis 41:1 – Ao final de dois anos, o faraó teve um sonho: Ele estava em pé junto ao rio Nilo,

Jó 4:12 – “Disseram-me uma palavra em segredo, da qual os meus ouvidos captaram um murmúrio.

Jó 33:15 – Em sonho ou em visão durante a noite, quando o sono profundo cai sobre os homens e eles dormem em suas camas,

Salmos 105:14 – ele não permitiu que ninguém os oprimisse, mas a favor deles repreendeu reis, dizendo:

Ezequiel 33:14 – E, se você disser ao ímpio: ‘Certamente você morrerá’, mas ele se desviar do seu pecado e fizer o que é justo e certo;

Jonas 3:4 – Jonas entrou na cidade e a percorreu durante um dia, proclamando: “Daqui a quarenta dias Nínive será destruída”.

Mateus 1:20 – Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo.

Mateus 2:12 – E, tendo sido advertidos em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram a sua terra por outro caminho.

Mateus 27:19 – Estando Pilatos sentado no tribunal, sua mulher lhe enviou esta mensagem: “Não se envolva com este inocente, porque hoje, em sonho, sofri muito por causa dele”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *