Estudo de Gênesis 27:21 – Comentado e Explicado

"Aproxima-te, então, meu filho, para que eu te apalpe e veja se, de fato, és o meu filho Esaú."
Gênesis 27:21

Comentário de John Calvin

21. Chegue perto, peço-te, para que eu possa te sentir . Portanto, parece que o homem santo suspeitava de fraude e, portanto, hesitou. De onde pode parecer que a bênção foi vã, visto que não tinha apoio da fé. Mas, assim, agradou a Deus executar seu trabalho pelas mãos de Isaque, para não torná-lo, que era o instrumento, um voluntário mais adiante de seu desígnio. Tampouco é absurdo que Isaque, como um cego, transfira ignorantemente a bênção para uma pessoa diferente daquela a quem ele pretendia. A função comum dos pastores tem algo semelhante; pois, pelo comando de Deus, eles reconciliam os homens com ele, mas não discernem a quem vem essa reconciliação; assim lançam fora a semente, mas são incertas quanto ao fruto. Portanto, Deus não coloca o cargo e o poder com que os investiu, sob o controle de seu próprio julgamento. Dessa maneira, a ignorância de Isaque não anula os oráculos celestes; e o próprio Deus, embora os sentidos de seu servo falhem, não desiste da realização de seu propósito. Aqui temos uma clara refutação da invenção dos papistas, de que toda a força do sacramento depende da intenção do homem que consagra; como se, verdadeiramente, fosse deixado à vontade do homem frustrar o desígnio de Deus. No entanto, o que eu já disse tantas vezes deve ser lembrado, para que, por mais que Isaque seja enganado na pessoa de seu filho, ele ainda não pronunciou a bênção em vão: porque uma fé geral permaneceu em sua mente e em parte governou sua conduta. . Ao formar seu julgamento a partir do toque, desconsiderando a voz, ele não agiu de acordo com a natureza da fé. E, portanto, com relação à pessoa, ele estava claramente errado. Isso, no entanto, não aconteceu em consequência de negligência; visto que ele diligentemente e até ansiosamente se virou em todos os sentidos, para não privar o primogênito de seu direito. Mas agradou ao Senhor, assim, tornar seus sentidos entorpecidos, em parte com o objetivo de mostrar como é inútil que os homens se esforcem para mudar o que uma vez decretou (porque é impossível, mas o conselho dele deve permanecer firme e estável. o mundo inteiro deveria se opor a isso) e, em parte, com o objetivo de corrigir, por esse tipo de castigo, o apego absurdo pelo qual Isaque estava muito ligado ao primogênito. Pois de onde surgiu essa investigação minuciosa, exceto pelo fato de que um amor desordenado por Esaú, que tomara posse total de sua mente, o afastou do oráculo divino? Portanto, uma vez que ele produzia uma indulgência excessiva ao sentimento natural, ele merecia ser cegado em todos os sentidos. Devemos tomar muito cuidado para que, ao continuar a obra de Deus, não devemos dar o controle de nossas afeições humanas.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 27:21 . Chegue perto, para que eu possa te sentir – Ele tinha alguma suspeita em sua voz, e um retorno rápido demais, de que não era Esaú.

Referências Cruzadas

Gênesis 27:12 – E se meu pai me apalpar? Vai parecer que estou tentando enganá-lo, fazendo-o de tolo e, em vez de bênção, trarei sobre mim maldição”.

Salmos 73:28 – Mas, para mim, bom é estar perto de Deus; fiz do Soberano Senhor o meu refúgio; proclamarei todos os teus feitos.

Isaías 57:19 – criando louvor nos lábios dos pranteadores de Israel. Paz, paz, aos de longe e aos de perto”, diz o Senhor. “Quanto a ele, eu o curarei. “

Tiago 4:8 – Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *